Companhias aéreas reduzem em mais de 2 mil toneladas o consumo de combustível no Aeroporto de Guarulhos
As companhias aéreas nacionais e internacionais que operam no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) economizaram, entre agosto e novembro de 2019, mais de 2 mil toneladas de querosene de aviação (QAV), em comparação com o mesmo período do ano anterior. Com essa economia de combustível, seria possível realizar mais de mil voos na ponte-aérea Rio de Janeiro (Santos Dumont) – São Paulo (Congonhas). Além disso, mais de sete mil toneladas de CO² deixaram de ser lançadas na atmosfera nesse período.
Essa economia de combustível e a redução de emissão de CO² só foi possível por causa das melhorias implementadas pelo Agile GRU, projeto do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), apoiado pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), e implantado no maior aeroporto do país em dezembro de 2018, a partir de estudos iniciados em 2013 para otimizar as operações no terminal. A iniciativa também conta com parceria do GRU Airport, da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, da sigla em inglês) e das companhias aéreas em operação no aeroporto, com apoio da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC).
Agile GRU
O objetivo do Agile GRU é trazer mais fluidez para as operações aéreas, por meio da coordenação de pousos e decolagens simultâneas em condições meteorológicas visuais, entre outras medidas. O projeto ampliou a eficiência no gerenciamento do tráfego aéreo no aeroporto, o que levou a redução do tempo em que as aeronaves permanecem em voo no entorno, enquanto aguardam autorização para pouso.
O Agile GRU também agilizou o processo de taxiamento para decolagem, sem impacto nos níveis de segurança. A melhoria foi possível após diversas etapas que incluíram desde a elaboração de novos procedimentos de navegação aérea e a confecção de novas cartas aeronáuticas até a confirmação dos procedimentos e parâmetros de segurança e navegabilidade, além do treinamento das equipes envolvidas.
Para o diretor de Segurança e Operações de Voo da ABEAR, Ruy Amparo, o projeto Agile GRU tem promovido a evolução em diversos processos operacionais. “Há resultados expressivos na melhoria de fluxo e em economias significativas de tempo e combustível”, afirma o diretor. “É um exemplo de sucesso do trabalho conjunto da Indústria com o DECEA e o operador aeroportuário. A ABEAR e suas associadas têm orgulho de participar desse esforço”, acrescenta.