ABEAR e EMBRATUR definem temas para fomentar a aviação
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (EMBRATUR) participaram nesta terça-feira (17) da segunda reunião do grupo de trabalho criado pelas duas entidades, no dia 11 de dezembro, para promover o crescimento e fortalecimento da aviação comercial brasileira. O grupo, formado em conjunto com representantes do Ministério do Turismo, Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (FRENTUR), se encontrou com o Secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, com o diretor de Departamento de Políticas Regulatórias da SAC, Ricardo Sampaio da Silva Fonseca, e com o superintendente de Acompanhamento de Serviços Aéreos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Ricardo Catanant.
O presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, participou do encontro ao lado do diretor de Comunicação e Relações Institucionais, Airton Pereira. A EMBRATUR foi representada pelo presidente, Gilson Machado Neto, pelo diretor de Marketing e Relações Públicas, Osvaldo Matos Melo Junior e pela diretoria de Inteligência Competitiva e Promoção Turística, Katja Sophia Becker.
Durante o encontro, a ABEAR apresentou temas considerados fundamentais para o desenvolvimento da aviação nos próximos anos. Entre os pontos de discussão definidos estão o modelo de precificação do querosene de aviação (QAV) no Brasil, o excesso de processos judiciais no setor, segurança e infraestrutura, agenda regulatória, concessões aeroportuárias, tributação, aviação regional e carga aérea.
“Nós estamos muito felizes pelos resultados apresentados até aqui pelo grupo constituído com a EMBRATUR. O setor tem uma chance de ouro para viabilizar uma agenda que debatemos há muitos anos para, finalmente, alcançar nosso grande objetivo de ter no Brasil o mesmo ambiente de negócios que nossos competidores ao redor do mundo”, disse Eduardo Sanovicz. Será realizado um novo encontro no dia 16 de janeiro, quando serão discutidos os encaminhamentos necessários em cada tema para o desenvolvimento do setor aéreo no Brasil.
De acordo com o presidente da EMBRATUR, Gilson Machado, será formulado um documento oficial que será entregue à Presidência da República com os principais entraves que impedem o crescimento da malha aérea brasileira. “Estamos estudando uma série de medidas que vão desde a segurança até a agenda regulatória para apresentar ao Palácio do Planalto medidas adequadas e assertivas”, disse Gilson Machado.
Também estiveram presentes o secretário nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo, Bob Santos, o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (FRENTUR), Herculano Passos (MDB-SP), o diretor Assistente de Relações Externas da IATA, Marcelo Pedroso, o diretor de Relações Institucionais da GOL, Cláudio Borges e a diretora de Relações Institucionais da LATAM, Gislaine Rossetti.