Estrutura

Conselho Deliberativo

Composto pelas companhias aéreas associadas, por meio de seus representantes e suplentes, tem como função deliberar sobre as diretrizes e propor os planos de ação da ABEAR. Também aprova as normas que envolvem a estrutura da entidade e decide sobre orçamento programado e sua execução.

Avianca

Titulares: Frederico Pedreira e José Efromovich
Suplentes: Tarcisio Geraldo Gargioni e Carlos Roberto Fernandes Pereira

GOL

Titulares: Paulo Sérgio Kakinoff e Constantino Junior
Suplentes: Alberto Fajerman e Cláudio Neves Borges

Latam

Titulares: Jerome Paul Jacques Cadier e Claudia Sender
Suplentes: Gislaine Regina Rossetti e Geraldo Costa de Menezes

Diretoria

Responsável pela administração da ABEAR, determinados a partir das orientações do Conselho Deliberativo, e por representar a associação em atividades pertinentes ao cumprimento de seus objetivos

Eduardo Sanovicz

Eduardo Sanovicz
Presidente

Graduado em história, é mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela USP e professor doutor do curso de turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP). Já atuou como consultor-sênior em programas e ações na área de marketing e turismo, foi diretor da Reed Exhibitions Alcantara Machado (2007 a 2011); vice-presidente da ICCA — International Congress & Convention Association (2001 a 2007); presidente da Embratur (2003 a 2006), sendo responsável pela implantação do Plano Aquarela e pela criação da Marca Brasil; presidente da Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo (2001 a 2003); diretor de operações do São Paulo Convention & Visitors Bureau (1997 a 2000); e diretor de turismo da Prefeitura Municipal de Santos (1993 a 1996).

Adrian Alexandri

Adrian Alexandri
Diretor de comunicação

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é mestre em Produção Jornalística e Mercado pela ESPM. Foi sócio-diretor da Público.com (2008 a 2012); diretor da FSB Comunicações (2007); diretor de comunicação da Embratur (2003 a 2007); gerente de comunicação na Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo (2001 a 2003); redator do programa Jô Soares Onze e Meia, no SBT (1988 a 1998); e repórter da Gazeta Mercantil e do Diário do Sul, em Porto Alegre (1985 a 1988).

António Augusto do Poço Pereira

António Augusto do Poço Pereira
Diretor administrativo financeiro

Administrador, com pós-graduação em Recursos Humanos, ocupou cargos de direção e gerência em entidades dos setores da indústria, transportes, turismo & eventos e geração de energia, atuando nas prefeituras das cidades de Santos, São Vicente e Santo André, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Cosipa e Anhembi, entre outras. Foi também docente de Gestão de Recursos Humanos na Universidade Católica de Santos e vice-presidente do Conselho Deliberativo da Associação dos Funcionários da Cosipa (AFC) e da Associação dos Administradores de Santos (ADESAN).

Airton Nogueira Pereira Junior

Airton Nogueira Pereira Junior
Diretor de relações institucionais

Formado em administração, é mestre em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), tem MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e MBA em Planejamento, Gestão e Marketing Turístico pela Universidade Católica de Brasília. Trabalhou na FGV-RJ como coordenador de projetos e foi secretário nacional de políticas do turismo do Ministério do Turismo (2006 a 2010). Acumula ainda experiências como secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Angra dos Reis, subsecretário adjunto da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado do Rio de Janeiro e diretor de Turismo de Lazer e Incentivo da EMBRATUR.

Comitês

Compostos por diretores da associação e colaboradores das empresas associadas, os comitês são responsáveis por avaliar, discutir e sugerir ações a serem desenvolvidas pela ABEAR.

Atualmente, estão em atividade os comitês Institucional, Jurídico, Financeiro, Comercial, Recursos Humanos, Comunicação, Planejamento, Operações, Tráfego Aéreo e Carga Aérea. Todos debatem temas de relevância para o desenvolvimento sustentável do mercado, como, por exemplo, a redução do ICMS do QAV para voos domésticos, levantamento da carga tributária sobre o setor, combate à fraude na aquisição de passagens aéreas, planos para melhoria de qualidade de vida e capacitação dos profissionais que atuam na aviação.

Estatuto

Conheça o estatuto que define a atuação institucional da ABEAR, seus processos de avaliação e de tomada de decisões em prol do setor aéreo.

Acesse aqui