Regras para voar

Horários e antecedência

Voos domésticos

Como o Brasil tem quatro fusos horários e diferenças regionais em relação ao horário de verão, tome cuidado para evitar confusões no dia do seu embarque. Os sites das empresas aéreas e os bilhetes emitidos sempre informam o horário local no dia da viagem. Por exemplo, em um voo de São Paulo para Manaus, o horário de saída indicado é o de São Paulo, mas o de chegada é o de Manaus. Já no voo de volta, o horário de saída é o de Manaus, e o de chegada, o de São Paulo.

Em viagens pelo Brasil, recomenda-se chegar ao aeroporto com pelo menos uma hora e meia de antecedência. É importante conferir qual a melhor forma de transporte até o aeroporto e quanto tempo você levará até lá.

Voos internacionais

Em viagens ao exterior, as diferenças de horário podem ser drásticas — de São Paulo à Nova Zelândia, o fuso pode ser de até 13 horas a mais. E a regra utilizada pelas companhias aéreas é mesma: os sites das empresas e os bilhetes emitidos sempre informam o horário local no dia do voo.

Para voos internacionais, a recomendação é chegar no aeroporto pelo menos 3 horas antes do horário do voo, por conta dos procedimentos de segurança. Fique atento na hora de calcular o tempo de deslocamento até o aeroporto: é comum haver congestionamentos em época de feriados, férias e em horários de pico.