Metodologia

Desde outubro de 2012 a ABEAR divulga mensalmente as estatísticas preliminares referentes às operações de transporte de passageiros e cargas de suas empresas associadas. As compilações incluem os dados de voos regulares e não regulares.

Os critérios de apuração dos dados da ABEAR estão alinhados com aqueles utilizados para o envio, diretamente por cada companhia aérea, das estatísticas ao órgão regulador do setor no Brasil, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), por obrigação normativa.

Mensalmente a ANAC também divulga a compilação das estatísticas preliminares em sua página na web, sob o nome de Relatório de Oferta e Demanda do Transporte Aéreo.

O escopo da divulgação da ABEAR foi atualizado em junho de 2019. Nessa revisão passaram a ser também agregados aos dados das empresas associadas as estatísticas das demais companhias brasileiras atuantes na aviação comercial do país (não-associadas). Os materiais anteriores a esta data foram revistos para adequação à abordagem atual.

Para o mercado doméstico, o total geral apresentado corresponde então a 100%  da demanda (em RPK, ou passageiros-quilômetros transportados) por voos dentro do país.

No caso do mercado internacional, entretanto, mesmo as estatísticas totais das companhias brasileiras abrangem aproximadamente (conforme maio/19) apenas 30% da demanda de passageiros e 32% da carga movimentada em voos entre o país e o exterior. As parcelas restantes dessas operações são detidas por empresas de bandeira estrangeira.