Metodologia

A ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) divulga mensalmente à sociedade, desde setembro de 2012, as estatísticas preliminares referentes às operações de transporte de passageiros e cargas de suas empresas associadas. As compilações incluem os dados de voos regulares e não regulares realizados no mês imediatamente anterior à publicação.

As divulgações acontecem normalmente na terceira semana de cada mês em coletivas de imprensa realizadas na sede da ABEAR, em São Paulo. Os encontros, abertos ao acompanhamento presencial pela imprensa, são conduzidos pela equipe da associação, responsável pela contextualização dos dados e apresentação de informações adicionais pertinentes ao momento do setor, incluindo questões operacionais e temas institucionais.

As estatísticas da ABEAR não possuem caráter econômico, mas tão somente operacional. As abordagens qualitativas resultam de análises dos especialistas da associação em consulta a fontes diversas.

Os critérios de apuração dos dados da ABEAR estão alinhados com aqueles utilizados para o envio, diretamente por cada companhia aérea, das estatísticas ao órgão regulador do setor no Brasil, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), por obrigação normativa.

Mensalmente a ANAC também divulga a compilação das estatísticas em sua página na web, sob o nome de relatório de Oferta e Demanda do Transporte Aéreo, no endereço http://www2.anac.gov.br/ofertaedemanda/ofertaedemanda.asp.

O universo acompanhado pela ABEAR abrange atualmente (maio/2015) mais de 99% do mercado da aviação comercial no Brasil (na medida em passageiros-quilômetros transportados). Diferencia-se da observação da ANAC, portanto, pela parcela restante, que inclui outras empresas aéreas de transporte de cargas e passageiros não-associadas à ABEAR.

A presente série disponibilizada pela ABEAR em seu site, na área Dados e Fatos, dentro da seção Números das Companhias Aéreas Associadas, foi revisada em janeiro de 2015, a partir da base de dados de Demanda e Oferta da ANAC.

Esse procedimento foi realizado para garantir o alinhamento dos critérios utilizados pelas entidades e para excluir eventuais imprecisões resultantes do processamento dos dados mais antigos pela ABEAR, garantindo assim a qualidade das informações prestadas.

Os dados de cada relatório mensal da ABEAR são resultantes da consolidação de milhares de operações diárias das companhias aéreas. São apresentados como preliminares uma vez que, com vistas a dar celeridade ao acompanhamento do setor aéreo pela sociedade, podem estar sujeitos a revisões. Por praxe, os dados publicados pela ABEAR são confrontados com aqueles informados pela ANAC para o mesmo mês, normalmente a posteriori, para garantir a precisão da série.