Transporte global de carga aérea recua 4,8% em junho

A demanda global por transporte aéreo de cargas recuou 4,8% no último mês de junho, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). O resultado configura a oitava queda consecutiva do volume movimentado pelo modal, quando utilizada a base de comparação ano a ano. Nos primeiros seis meses de 2019, o encolhimento acumulado foi de 3,6% em relação ao registrado na primeira metade de 2018.

Em junho, a oferta mundial do segmento (capacidade dos aviões para essa atividade) cresceu 2,6%, índice um pouco acima do 1,4% observado em maio. Já o aproveitamento efetivo das aeronaves para o transporte de cargas ficou 3,6% menor que o observado em 2018. De janeiro a junho, a oferta teve aumento de 2,7%, em relação ao mesmo período do ano passado. Com isso, o aproveitamento das aeronaves recuou 3 pontos percentuais, para 46,3%.

De acordo com a IATA, os índices refletem as incertezas comerciais ao redor do mundo, especialmente as decorrentes das disputas comerciais entre Estados Unidos e China.

Acesse todas as notícias