Qual o significado dos símbolos encontrados acima das janelas dos aviões?

Você já reparou que alguns aviões possuem desenhos de um triângulo ou de um círculo localizados acima de algumas janelas no interior do avião? A Associação Brasileira das Empresas Aéreas explica qual o significado de cada um deles.

Triângulo preto

Este desenho indica quais janelas possuem a melhor visão das asas e motores do avião desde o interior da cabine de passageiros. Estão presentes em alguns modelos da Airbus, operados no país pelas companhias aéreas AVIANCA, AZUL e LATAM, fundadoras da ABEAR.

“Esse símbolo é uma herança dos modelos A300 e A310, não mais fabricados pela Airbus. Ele ainda é encontrado em alguns modelos, como o A320. Caso os pilotos notem um comportamento anormal durante o voo, eles solicitam aos comissários que observem as asas e os motores através das janelas sinalizadas para constatar, por exemplo, algum tipo de falha técnica”, diz o consultor técnico da ABEAR, Raul Souza. Ele complementa que esse tipo de procedimento deixou de ser protocolar com o passar dos anos, graças ao avanço da tecnologia e aumento da confiabilidade dos equipamentos, permitindo que pilotos acessem informações sobre motores e asas diretamente da cabine.

Triângulo preto encontrado em aeronave da companhia aérea AZUL

Círculo

Os símbolos circulares são utilizados pela GOL, uma das fundadoras da ABEAR, em suas aeronaves. Motivo? Auxiliar os comissários no balanceamento (distribuição equilibrada) de peso ao longo do avião. Os sinais separam a aeronave em três seções, para que a tripulação realize o remanejamento de passageiros caso seja necessário. Essas três partes devem ser ocupadas de forma que a aeronave fique balanceada.

O balanceamento de passageiros é realizado pelas companhias aéreas para que o centro de gravidade da aeronave não seja afetado. Isso traz mais segurança para o voo e contribui, por exemplo, para a economia de combustível do avião.

Símbolo circular utilizado em aeronaves da empresa GOL

Acesse todas as notícias