Qual a função do pequeno furo encontrado nas janelas dos aviões?

Você já percebeu que as janelas da cabine de passageiros de alguns aviões possuem um pequeno furo na parte inferior? E já se perguntou para que serve esse detalhe quase imperceptível? A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) esclarece qual a sua funcionalidade.

Antes de falar sobre a sua função, é preciso explicar a estrutura da janela de uma aeronave. “Ela é composta, geralmente, por três painéis. O primeiro fica em contato direto com a parte externa da aeronave. O segundo, que possui o pequeno furo, está localizado entre o primeiro e o terceiro, sendo que este último está localizado na parte interna. É o painel que o passageiro consegue tocar”, diz o consultor técnico da ABEAR, Comandante Raul Souza.

Mas afinal, qual é a funcionalidade do furo? Ele permite que a pressão entre o ar de dentro da cabine e o ar entre os painéis intermediário e externo fique equilibrada, aliviando a pressão exercida sobre o painel externo. Isso contribui, também, para que a janela não fique embaçada.

Segundo Souza, caso aconteça avarias ao painel externo, o intermediário serve como reserva – e o furo auxilia a passagem de ar neste cenário, evitando uma despressurização de cabine.

Vale citar que nem todos os aviões possuem este orifício em suas janelas e, nestes casos, são utilizadas outras soluções de engenharia. Mas fique tranquilo, pois são raríssimos os casos de avarias ao painel externo. “O orifício é um mecanismo de engenharia projetado para a precaução. Seja em janelas com ou sem o pequeno furo a aviação tem por parâmetro a segurança de seus passageiros”, diz Souza.

Acesse todas as notícias