Prêmio Aeroportos+Brasil 2019 destaca a satisfação do passageiro com os serviços das empresas aéreas

A Secretaria Nacional da Aviação Civil (SAC) realizou nesta quarta-feira (13), em Brasília (DF), a entrega do prêmio Aeroportos+Brasil, cerimônia que destaca o índice de satisfação dos passageiros em diferentes processos aeroportuários em 2018, inclusive os serviços prestados pelas companhias aéreas, como, por exemplo, tempo de fila em check-in, cordialidade dos funcionários e informações prestadas aos passageiros, entre outros.

No ano passado, segundo pesquisa da SAC nos aeroportos, o índice médio de satisfação dos passageiros com as empresas aéreas ficou em 4,52 pontos, acima da média estabelecida pela entidade, que é de 4 pontos. É superior, ainda, a outros indicadores da pesquisa, como infraestrutura aeroportuária (4,36 pontos), facilidade ao passageiro (3,52) e transporte público (4,36).

Presente na cerimônia, o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz, foi convidado a fazer entrega do troféu de um dos reconhecimentos às companhias aéreas, e parabenizou a iniciativa. “Esse prêmio é resultado de um conjunto de decisões de políticas públicas interessantes, que coloca os aeroportos e todos os agentes da aviação civil competindo, em um ambiente saudável, por resultado positivos para o setor e para a sociedade”, disse.

Ronei Saggioro, secretário nacional de Aviação Civil, agradeceu a atuação dos agentes da aviação civil e celebrou a data. “O setor de aviação me emociona muito pela interação que alcançamos e esse trabalho de cooperação resulta nas premiações de hoje. Evoluímos muito nos últimos anos e é importante que a sociedade saiba disso. Estamos aqui para oferecer serviço de qualidade ao cidadão”, finalizou Saggioro, que destacou a ABEAR como grande parceira.

Premiação

O reconhecimento estimula a melhoria na prestação dos serviços nos aeroportos brasileiros. A pesquisa foi feita em 2018 com mais de 81 mil entrevistados nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas (SP), Brasília (DF), Galeão e Santos Dumont (RJ), Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Belém, Goiânia (GO), Manaus (AM), Florianópolis (SC), Vitoria (ES), Cuiabá (MT), Natal (RN), Maceió (AL).

Do total de passageiros entrevistados no ano passado, 72% eram de voos domésticos, 60% deles viajaram a lazer, 35,2% tinham entre 26 e 35 anos, 20% chegaram com até 1h30 minutos de antecedência para voos domésticos, 64% estavam viajando sozinhos e 41% tinham graduação superior completa.