Demanda global por viagens aéreas cresce 5% em junho

A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais cresceu 5% em junho, em relação ao mesmo mês de 2018, informou hoje a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). A capacidade das aeronaves para transporte de passageiros aumentou 3,3% na mesma base de comparação e o aproveitamento dos aviões cresceu 1,4 ponto percentual, passando para 84,4%, número recorde para junho.

Nos seis primeiros meses do ano, o crescimento acumulado foi de 4,7% em comparação com o mesmo período do ano passado. A oferta aumentou 4,1% , com o aproveitamento dos aviões de 81,9%, uma variação positiva de 0,5 ponto percentual diante de igual período de 2018.

De acordo com a IATA, o mês de junho continuou a tendência de crescimento sólido na demanda de passageiros e a taxa de ocupação recorde demonstra que as companhias estão maximizando a eficiência. Porém, assim como no transporte aéreo de cargas, as incertezas econômicas nas relações internacionais em diferentes partes do mundo impactam o ritmo dessa expansão, que ocorre com força menor que o observado há um ano.

Acesse todas as notícias