Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados conhece os bastidores da aviação

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) promoveu no dia 25 de abril uma edição especial do programa “Como Voa o Brasil”, programa de visitas que apresenta o cotidiano de companhias aéreas para além do que se vê ao voar nos aviões ou circular nos aeroportos. O público dessa ação foi composto de parlamentares da Comissão de Turismo (CTUR), da Câmara dos Deputados. Os deputados federais Newton Cardoso Jr. (PMDB-MG), presidente da CTUR, Herculano Passos (PMDB-SP), coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, e Magda Mofatto (PR-GO) visitaram instalações da AZUL, da GOL e da LATAM.

Durante as visitas, os deputados conheceram áreas como Centro de Controle Operacional (CCO), o coração das companhias áreas, pois é o local onde todos os voos são monitorados e a malha aérea é organizada. Também tiveram acesso aos setores de segurança de voo, área vital de todas as empresas, e aos centros de treinamento de funcionários, com salas de aulas e réplicas do interior de aeronaves para treinamento de comissários de bordo, além de simuladores de voo.

“Quero agradecer a ABEAR por construir essa agenda de visitas. Foi uma alegria conhecer, em detalhes, todo o arcabouço organizacional que garante segurança de voo, atendimento ao passageiro e, acima de tudo, ver como é complexo esse sistema, mas que tem por trás dele pessoas muito competentes e comprometidas com os seus respectivos negócios”, afirmou o deputado Newton Cardoso Jr. “Esse setor tem capacidade de atender a demanda de crescimento do Turismo que tanto desejamos para o país”, acrescentou.

A deputada Magda Mofatto, por sua vez, destacou a oportunidade de verificar a preocupação de todas as companhias aéreas com a segurança do passageiro e do voo. “Fomos recebidos pelo mais alto staff de cada uma das companhias aéreas, que nos deu uma atenção especial. É de extrema importância que venham mais deputados conhecerem os bastidores das empresas para que possam, dentro do Congresso Nacional, na hora de tomar as decisões importantes, que tenham cuidado para não aumentar a burocracia e não criar leis ou normas que possam atrapalhar o crescimento do país e a geração de emprego”, disse ela.

“Ficamos impressionados com a organização, com a segurança, qualidade do serviço, atendimento e capacitação dos funcionários. Ficou claro para nós que um dos gargalos do setor é a infraestrutura dos aeroportos. Então vamos trabalhar para que a gente possa ter mais investimento nessa área”, afirmou o deputado Herculano Passos.