Campanha de orientação sobre bagagem de mão em voos nacionais

Passageira acomoda sua bagagem de mão no compartimento do avião

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) informa que iniciou, no dia 10 de abril, uma campanha de orientação aos passageiros em voos domésticos, sobre a utilização da bagagem de mão, de acordo com as normas em vigor (definidas pela Resolução 400/2016 da Agência Nacional de Aviação Civil). O objetivo desta ação é agilizar o fluxo dos clientes nas áreas de embarque, evitando atrasos e trazendo maior conforto para todos os passageiros.

No total, 15 aeroportos brasileiros participam desta iniciativa. Na fase de implementação, os aeroportos participantes foram divididos quatro grupos, e a ação terá início entre os dias 10 de abril e 8 de maio. Em cada aeroporto haverá um período de duas semanas em que a iniciativa terá caráter estritamente educativo, com os passageiros sendo informados sobre as medidas das bagagens de mão. Após isso, as malas fora do padrão precisarão ser despachadas nos check-ins das companhias aéreas, estando sujeitas a cobranças de acordo com o tipo de franquia contratado para a viagem.

As medidas da bagagem de mão (55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade) seguem recomendações da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês), para melhor acomodação, conforto e segurança.

SERVIÇOS

Mais informações sobre franquia de bagagem, dimensões de malas de mão nos sites das companhias aéreas nacionais.
AVIANCA www.avianca.com.br

AZUL www.voeazul.com.br

GOL www.voegol.com.br

LATAM www.latam.com/pt_br

Importante ressaltar que as companhias disponibilizam tarifas que inclui gratuitamente o despacho de bagagem. Os clientes podem verificar, antes da viagem, se o tipo de tarifa inclui a bagagem despachada, que pode ser adquirida a qualquer momento com desconto pelos canais digitais das companhias aéreas. Os preços partem de R$ 59.

DATAS DE IMPLEMENTAÇÃO NOS AEROPORTOS PARTICIPANTES:

10 de abril: Aeroporto Juscelino Kubitschek (Brasília/DF); Aeroporto Afonso Pena (Curitiba/PR), Aeroporto Viracopos (Campinas/SP), Aeroporto Aluízio Alves (Natal/RN)
Período de orientação ao passageiro: até 24/abril
Início da triagem: 25/abril

17 de abril: Aeroporto de Confins (Belo Horizonte/MG), Aeroporto Pinto Martins (Fortaleza/CE), Aeroporto Guararapes – Gilberto Freyre (Recife/PE),
Aeroporto Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro (Belém/PA)
Período de orientação ao passageiro: até 1/maio
Início da triagem: 2/maio

• 24 de abril: Aeroporto Santa Genoveva (Goiânia/GO), Aeroporto Salgado Filho (Porto Alegre/RS), Aeroporto de Congonhas (São Paulo/SP), Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos/SP); Aeroporto RIOGaleão – Tom Jobim (Rio de Janeiro/RJ), Aeroporto Santos Dumont (Rio de Janeiro/RJ)
Período de orientação ao passageiro: até 12/maio
Início da triagem: 13/maio

• 8 de maio: Aeroporto Luís Eduardo Magalhães (Salvador/BA)
Período de orientação ao passageiro: até 22/maio
Início da triagem: 23/maio

ATUALIZAÇÃO – Atendendo solicitação da administradora do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, o período de orientação no sítio aeroportuário em Salvador (BA) será entre os dias 8 e 22 de maio, com início da triagem em 23 de maio.

Acesse todas as notícias