Campanha de orientação sobre bagagem de mão em voos nacionais

Passageira acomoda sua bagagem de mão no compartimento do avião

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) informa que iniciou, no dia 10 de abril, uma campanha de orientação aos passageiros em voos domésticos, sobre a utilização da bagagem de mão. A ação visa o reforço das regras de viagens aéreas estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a partir de março de 2017, por meio da Resolução 400, além de agilizar o fluxo dos clientes nas áreas de embarque, evitando atrasos e trazendo maior conforto para todos os passageiros.

No total, 15 aeroportos com maior movimento de passageiros no país participam desta iniciativa. Após cada aeroporto ter um período de aproximadamente duas semanas  de caráter estritamente educativo, com os passageiros sendo informados sobre as medidas das bagagens de mão, agora as malas fora do padrão precisarão ser despachadas nos check-ins das companhias aéreas, estando sujeitas a cobranças de acordo com o tipo de franquia contratado para a viagem.

As medidas da bagagem de mão (55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade, incluindo alças, rodinhas e bolsos externos) foram padronizadas pelas empresas para melhor acomodação, conforto e segurança.

O passageiro tem direito a levar consigo, além da bagagem de mão, um item pessoal, que pode ser, por exemplo, uma bolsa, mochila ou sacola pequena ou capa com vestido ou paletó. Para mais informações consulte a companhia aérea que você irá voar.

Para mais informações sobre bagagem de mão, acesse aqui.

Abrangência nacional

As regras valem para embarques a partir de todos os aeroportos do país. A única novidade introduzida junto com a realização da campanha é a padronização das medidas máximas das bagagens de mão, aquelas que são transportadas sem custos adicionais e levadas pelo consumidor para dentro da cabine de passageiros.

Além disso, nos 15 aeroportos há equipes de um prestador de serviço especializado em serviços do setor aéreo, com agentes devidamente treinados. Eles são responsáveis por filtrar as bagagens pela dimensão e franquia (quantidade de volumes permitidos).

Outros aeroportos

Mesmo sem agentes dos prestadores de serviços dando orientação aos passageiros, outros 90 aeroportos em todo o país terão gabaritos com as medidas padronizadas pelas empresas aéreas em seus respectivos balcões de check-in.

A regra é a mesma: caso o passageiro ultrapasse os limites padronizados pelas empresas em voos domésticos, será necessário realizar o despacho, podendo haver o pagamento de uma tarifa por isso, dependendo do tipo de bilhete adquirido e de políticas de cada companhia.

Na aquisição do despacho de bagagem como serviço adicional, os valores são mais baixos quando feitos antecipadamente, por meio da internet. O ideal é checar a bagagem de mão com antecedência para garantir a adequação aos limites ou desfrutar dos custos reduzidos.

SERVIÇOS

Mais informações sobre franquia de bagagem, dimensões de malas de mão nos sites das companhias aéreas nacionais.

 

AZUL www.voeazul.com.br

GOL www.voegol.com.br

LATAM www.latam.com/pt_br

 

Os clientes podem verificar, antes da viagem, se o tipo de tarifa adquirida inclui a bagagem despachada, que também pode ser contratada a qualquer momento com desconto pelos canais digitais das companhias aéreas. Os preços partem de R$ 59.

 

DATAS DE IMPLEMENTAÇÃO NOS AEROPORTOS PARTICIPANTES:

 

  • 10 de abril: Aeroporto Juscelino Kubitschek (Brasília/DF)*; Aeroporto Afonso Pena (Curitiba/PR), Aeroporto Viracopos (Campinas/SP), Aeroporto Aluízio Alves (Natal/RN)

Período de orientação ao passageiro: até 24/abril

Início da triagem: 25/abril

* Início da triagem em BSB: 26/abril

 

 

  • 17 de abril: Aeroporto de Confins (Belo Horizonte/MG), Aeroporto Pinto Martins (Fortaleza/CE), Aeroporto Guararapes – Gilberto Freyre (Recife/PE), Aeroporto Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro (Belém/PA)

Período de orientação ao passageiro: até 1/maio

Início da triagem: 2/maio

 

  • 24 de abril: Aeroporto Santa Genoveva (Goiânia/GO), Aeroporto Salgado Filho (Porto Alegre/RS), Aeroporto de Congonhas (São Paulo/SP), Aeroporto RIOGaleão – Tom Jobim (Rio de Janeiro/RJ), Aeroporto Santos Dumont (Rio de Janeiro/RJ)

Período de orientação ao passageiro: até 12/maio

Início da triagem: 13/maio

 

  • 8 maio: Aeroporto Luís Eduardo Magalhães (Salvador/BA) e Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos/SP)

Período de orientação ao passageiro: até 22/maio

Início da triagem: 23/maio

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