ABEAR promove encontro de Frente Parlamentar com executivos da GOL para discutir desafios da aviação na Região Norte

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) promoveu nesta sexta-feira (28) um encontro da Frente Parlamentar pela Promoção da Aviação na Amazônia (FEPPAAM) com o presidente da GOL, Paulo Kakinoff, e o presidente do Conselho de Administração da companhia, Constantino de Oliveira Júnior. A ABEAR foi representada pelo diretor de Relações Institucionais, Airton Pereira. A reunião aconteceu na sede da GOL, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP).

O grupo, representado pelo presidente da Frente, deputado Vicentinho Júnior (PL/TO), a vice-presidente, deputada Jaqueline Cassol (PP/RO), e os deputados Antonio Carlos Nicolleti (PSL/RR) e Tiago Dimas (SD/TO), além do senador Irajá (PSD/TO), apresentou para os executivos as principais demandas e necessidades da aviação na Região Norte, como os custos das passagens aéreas e o fomento à aviação regional.

ABEAR, GOL e a Frente se prontificaram a criar um grupo de trabalho para buscar medidas que contribuam para o desenvolvimento do setor na região. “Com a criação do grupo teremos a oportunidade de discutir temas que impactam o desenvolvimento da aviação, como a alta dos custos, principal barreira do setor”, diz Kakinoff, ressaltando que a revisão da atual política de preços do combustível de aviação praticada pela Petrobras é uma das pautas principais. O executivo destacou também a importância dos acordos de redução de alíquota de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o combustível dos aviões, como o mais recente aprovado em São Paulo (redução de 25% para 12%).

“A agenda será muito positiva para a região amazônica e consequentemente para todo o Brasil. Espero que possamos colher frutos com a criação deste grupo de trabalho”, afirma o presidente da Frente, deputado Vicentinho Júnior. Assim como Kakinoff, o parlamentar aponta que as discussões em torno da precificação do combustível de aviação será um dos tópicos principais do núcleo.

“O grupo será um importante canal de diálogo entre o setor aéreo e o Congresso. Teremos a oportunidade de avançar em diversos temas que são necessários para o crescimento do setor”, diz o diretor de Relações Institucionais da ABEAR, Airton Pereira.

Acesse todas as notícias