ABEAR promove encontro da Frente Parlamentar do Transporte Aéreo Nacional com empresas associadas

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) promoveu nesta sexta-feira (5) encontro do presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Aéreo Nacional, deputado Coronel Tadeu (PSL-SP) com representantes das empresas associadas GOL, LATAM, PASSAREDO e TWOFLEX. A ABEAR foi representada pelo presidente em exercício, Airton Pereira. “Estamos mantendo uma agenda intensa com o Congresso e este tipo de aproximação é muito importante para o setor apresentar suas principais propostas e reivindicações”, diz Pereira.

O roteiro teve início com visita à Academia LATAM, onde o deputado conheceu a estrutura para treinamento e capacitação de tripulantes da companhia aérea. Ele acompanhou também uma apresentação institucional da empresa e conheceu os gargalos do setor, como o alto custo do combustível de aviação e a importância de investimentos em infraestrutura. “Este tipo de visita é importante para fortalecer o diálogo com os parlamentares, mostrando a eles a dinâmica da indústria da aviação. É uma troca que favorece tanto o setor quanto o entendimento dos congressistas sobre o setor”, afirma a diretora de Relações Institucionais e Regulatório da LATAM, Gislaine Rossetti.

Visita à LATAM

Na sequência, o deputado visitou a GOL, sendo recepcionado pelo presidente da companhia aérea, Paulo Kakinoff, diretores e consultores. A empresa destacou para o líder da Frente temas vitais para o desenvolvimento do setor, como as discussões sobre o uso do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC) para investimentos em estrutura aeroportuária e a redução da alíquota de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nos estados. “Em São Paulo, as empresas aéreas irão oferecer 490 novas partidas semanais. No Ceará, por exemplo, a GOL operava 10 chegadas e partidas diárias em Fortaleza. Após a redução da alíquota a nossa empresa oferece 40 voos diários”, diz Kakinoff.

Visita à GOL

O deputado Coronel Tadeu participou, ainda, de um almoço com o presidente da TWOFLEX, Rui Aquino, e o diretor executivo da PASSAREDO, Eduardo Busch. Na pauta, o principal tema foi o fomento ao desenvolvimento da aviação regional. “Esse tipo de encontro é uma ótima oportunidade para que cada empresa apresente seus desafios e visão do mercado””, diz Busch. Para Aquino, o encontro promovido pela ABEAR é importante para que se crie um diálogo construtivo entre o setor e o Legislativo. “São os deputados que atuam diretamente em projetos e na criação de leis, por isso essa aproximação é essencial”, diz o executivo.

Almoço com representantes da PASSAREDO e TWOFLEX

“Agradeço a ABEAR pelo convite e a oportunidade de ouvir demandas e discutir propostas para que a aviação brasileira cresça, proporcione empregos e riqueza para o Brasil. Foi um dia muito proveitoso”, diz o deputado Coronel Tadeu.

O parlamentar deve se reunir em breve com representantes da MAP Linhas Aéreas, também associada à ABEAR.

Acesse todas as notícias