23/05/18

Transporte aéreo doméstico tem alta de 6,41% em abril

Em abril deste ano, em comparação com os resultados do mesmo mês de 2017, a demanda1 por transporte aéreo dentro do Brasil apresentou crescimento de 6,41%, com oferta2 em expansão de 5,92%. Com a procura pelas viagens domésticas evoluindo ligeiramente acima do aumento da capacidade do mercado, o fator de aproveitamento das operações teve leve aprimoramento3 de 0,37 ponto percentual no mês, atingindo em 80,60% de ocupação. O volume de 7,2 milhões de passageiros transportados no mês representa alta de 5,85% na base anual de comparação. Os números da ABEAR são a consolidação das estatísticas das empresas AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM e contemplam mais de 99% do mercado doméstico.

Participação do mercado4 doméstico em abril de 2018:

GOL: 34,18%

LATAM: 32,37%

AZUL: 18,97%

AVIANCA: 14,48%

Acumulado do ano

Nos quatro primeiros meses de 2018 a demanda aérea doméstica mostra alta de 4,14%, enquanto a oferta avança 3,19% ante igual período do ano anterior. O fator de aproveitamento apresenta melhoria de 0,75 ponto percentual, chegando a 81,65%. O total de viagens realizadas é de 30,1 milhões no ano, aumento de 3,19% sobre o mesmo intervalo de 2017.

Participação do mercado doméstico no acumulado de 2018:

GOL: 35,82%

LATAM: 31,98%

AZUL: 18,38%

AVIANCA: 13,81%

MERCADO INTERNACIONAL

As estatísticas das associadas ABEAR abrangem atualmente cerca de 30% das operações aéreas internacionais envolvendo o Brasil. A parcela restante é detida por empresas de bandeira estrangeira.

A demanda consolidada por viagens internacionais nas aéreas brasileiras em abril teve crescimento de 16,40% sobre o mesmo mês de 2017. Em igual perspectiva, a oferta teve elevação maior, de 19,01%, levando a uma queda de 1,86 pontos percentuais do fator de aproveitamento dos voos (83,13% de ocupação no mês). Foram 717 mil passageiros movimentados no mês em voos entre o Brasil e o exterior, contingente 13,61% superior ao registrado há 12 meses.

Participação do mercado internacional em abril de 2018 (entre as empresas brasileiras):

LATAM – 69,24%

AZUL – 15,38%

GOL – 8,96%

AVIANCA – 6,43%

Acumulado no ano

No segmento internacional, no período de janeiro a abril desse ano, as companhias brasileiras registraram 16,23% de intensificação da demanda e 18,83% de reforço da oferta. O fator de aproveitamento recuou 1,87 ponto percentual, situando-se em 83,52%. São 3,2 milhões de viagens internacionais realizadas no período nas aéreas associadas à ABEAR (crescimento de 16,80%).

Participação do mercado internacional no acumulado de 2018:

LATAM – 68,00%

AZUL – 14,65%

GOL – 11,42%

AVIANCA – 5,93%

Cargas5

As estatísticas de carga incluem as operações das associadas AVIANCA, AZUL, GOL, LATAM e LATAM CARGO.

Esse conjunto de empresas transportou 31,7 mil toneladas de carga no mercado doméstico (alta de 29,59% em relação ao mesmo mês do ano anterior) e 24,1 mil toneladas no mercado internacional (alta de 66,40%). No acumulado de janeiro a abril são 117,8 mil toneladas de carga transportadas em rotas domésticas (crescimento de 16,36% ante igual período de 2017) e 93,4 mil toneladas transportadas nas rotas internacionais (crescimento de 44,35%).

Confira as planilhas completas com as estatísticas na área de Dados e Fatos do site da ABEAR, na seção NÚMEROS DAS COMPANHIAS AÉREAS ASSOCIADAS. Confira também o GLOSSÁRIO com os principais termos utilizados.

Adriano Pinzon