02/12/16

SNEA e sindicatos de aeroviários e aeronautas fecham Convenção Coletiva

Num movimento inédito na história recente  das negociações de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de aeronautas e aeroviários, o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), e os Sindicatos profissionais que compõem a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (FENTAC) e a Federação Nacional de Trabalhadores em Empresas de Transporte Aéreo (FNTTA) fecharam acordo de renovação das convenções  antes da data-base das categorias, 1º de dezembro de 2016.

O acordo prevê a manutenção de todas as cláusulas sociais das convenções 2015 e o reajuste pela variação integral do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nas cláusulas econômicas, com exceção das diárias internacionais dos aeronautase teto de reajuste para salários até R$ 10.000,00 de aeroviários.

A proposta para a renovação da CCT da aviação regular 2016/2017, construída de forma conjunta após uma negociação que demorou mais de seis horas, segue em processo de aprovação pelas assembleias de aeronautas e aeroviários, em todo o país.

Segundo o presidente do SNEA, Ronaldo Trad, mesmo enfrentando um cenário econômico instável, que merece cautela, as empresas aéreas concordaram com a reposição integral do INPC nos salários e benefícios de aeronautas e aeroviários. “As empresas fizeram um grande esforço no intuito de privilegiar a mesa de negociações e de buscar a conclusão da CCT na data-base das categorias”, conta.

Comissões Paritárias

O acordo prevê, também, o encerramento das comissões paritárias instituídas na assinatura da CCT vigente.

Empresas e entidades sindicais também concordaram com a definição de um calendário de reuniões bimestrais para discutir cláusulas sociais que demandam mais tempo de negociação. A primeira reunião já foi agendada para março de 2017.

Paulo Tunin

Adriano Pinzon