10/11/16

SNEA apresenta proposta para CCT 2016/2017

O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (FENTAC) e a Federação Nacional de Trabalhadores em Empresas de Transporte Aéreo (FNTTA) realizaram a terceira rodada de negociações da Convenção Coletiva de Trabalho de aeronautas e aeroviários, na tarde de ontem (09).

Durante a reunião, o SNEA reforçou que o contexto das negociações deste ano é influenciado pelo atual cenário econômico e suas consequências para o setor aéreo brasileiro, que acumula 14 meses de retração da procura por voos, além de forte aumento nos custos de operação, por causa dos custos atrelados ao dólar, moeda que sofreu grande valorização nos últimos anos.

Foram discutidas as cláusulas das pautas de reivindicação apresentadas pelas federações e também, alterações propostas pelo SNEA em algumas cláusulas da CCT.

Sobre as cláusulas econômicas, o SNEA apresentou a seguinte proposta:

Para aeroviários:

1. Reajuste salarial de 4% (quatro por cento), limitado aos salários de R$ 10.000,00;
  2. Reajuste fixo de R$ 400,00 para os aeroviários com salário superior a R$ 10.000,00;
  3. Reajuste de 4% nos demais itens econômicos e benefícios.

Para aeronautas:

1. Reajuste salarial de 4% (quatro por cento);
  2. Manutenção dos valores atuais nas diárias nacionais e internacionais conforme os constantes na CCT em vigor;
  3. Reajuste de 4% nos demais itens econômicos e benefícios.

Para o presidente do SNEA, Ronaldo Trad, “é importante ressaltar a responsabilidade conjunta de empresas e entidades sindicais na construção de uma convenção que possa garantir a sustentabilidade operacional e financeira das empresas e a consequente preservação dos postos de trabalho”.

As federações realizarão assembleias para avaliar a proposta econômica apresentada. O próximo encontro entre empresas e trabalhadores acontece no dia 17 de novembro, na sede do SNEA.

Eduardo Pedro Silva

Av. Marechal Câmara, 160 - Edifício Orly, 12º andar, Sala 1210

3SELECT `Hotsite`.`id`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`agencia_abear`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`clube_abear`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_eng`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_esp`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_eng`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_esp`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_eng`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_esp`, `Hotsite`.`asas_do_bem`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_eng`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_esp`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_eng`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_esp`, `Hotsite`.`quero_voar`, `Hotsite`.`created`, `Hotsite`.`modified` FROM `abear_2014`.`tb_hotsites` AS `Hotsite` WHERE 1 = 1 ORDER BY `Hotsite`.`id` DESC LIMIT 1110
4SELECT `IntroCategoria`.`id` FROM `abear_2014`.`tb_intro_categoria` AS `IntroCategoria` WHERE `url_amigavel_ptbr` = 'notas-e-releases' LIMIT 1000