21/09/17

Novas regras de bagagem sinalizam real tendência de queda nos preços das passagens aéreas

Há uma real tendência de queda nos preços das passagens aéreas desde que a desregulamentação da franquia da bagagem entrou em vigor, em meados de junho. Levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), com dados preliminares colhidos entre junho e o início de setembro, mostra que a tarifa teve queda entre 7% e 30%, entre companhias aéreas que já implementaram a nova regra.

A parcela dos passageiros que viajam sem bagagem varia de 60% (AZUL), 63% (LATAM) a 65% (GOL). Eles optam por classes tarifárias até 30% mais baratas do que as que dão direito a um volume de até 23 kg. No caso da GOL, houve aumento de 50% no volume de viajantes que não despacham bagagem, em relação ao mesmo período do ano passado, o que corresponde a 1 milhão de bilhetes já vendidos com a nova tarifa. A LATAM calcula que mais de 900 mil passageiros já voaram com tarifas mais baixas. A AVIANCA, por sua vez, ainda não implementou as novas regras de bagagem.

“Na medida em que de fato os preços caem, abrimos espaço para ampliar a concorrência e a disputa, além de incluir mais passageiros e permitir, inclusive, a retomada de voos cujos custos ficaram inviáveis pela queda de passageiros que tivemos no ano passado”, afirma o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz. “Quando houve a desregulamentação dos preços das passagens aéreas, em 2002, tínhamos 30 milhões de passageiros. Saltamos para 100 milhões em 2015. Nesse período, a tarifa caiu cerca de 50%, mas no ano passado 8 milhões de brasileiros deixaram de viajar de avião por conta da crise”, acrescenta ele.

Sanovicz lembra, ainda, que o Projeto de Resolução do Senado (PRS 55/2015), que limita o teto de ICMS sobre o querosene de aviação (QAV) em 12%, que vai gerar novos voos e desenvolvimento econômico em todo o país, segue em tramitação no Senado.

Tarifa média mais baixa da história

O Relatório de Tarifas Aéreas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), divulgado na terça-feira, mostra tarifa aérea média doméstica real (corrigida pela inflação) de R$ 323,62, a mais baixa da série histórica do órgão regulador, iniciada em 2002.

No entanto, esse levantamento ainda não mostra o impacto das novas regras de bagagem, cujos primeiros dados colhidos entre junho e o início de setembro estão a seguir:

AZUL

Galeão-Recife

Eduardo Pedro Silva

Av. Marechal Câmara, 160 - Edifício Orly, 12º andar, Sala 1210

3SELECT `Hotsite`.`id`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`agencia_abear`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`clube_abear`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_eng`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_esp`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_eng`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_esp`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_eng`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_esp`, `Hotsite`.`asas_do_bem`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_eng`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_esp`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_eng`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_esp`, `Hotsite`.`quero_voar`, `Hotsite`.`created`, `Hotsite`.`modified` FROM `abear_2014`.`tb_hotsites` AS `Hotsite` WHERE 1 = 1 ORDER BY `Hotsite`.`id` DESC LIMIT 1110
4SELECT `IntroCategoria`.`id` FROM `abear_2014`.`tb_intro_categoria` AS `IntroCategoria` WHERE `url_amigavel_ptbr` = 'notas-e-releases' LIMIT 1000
5SELECT `Intro`.`id`, `Intro`.`texto_ptbr` FROM `abear_2014`.`tb_intro` AS `Intro` LEFT JOIN `abear_2014`.`tb_intro_categoria` AS `IntroCategoria` ON (`Intro`.`intro_categoria_id` = `IntroCategoria`.`id`) WHERE `intro_categoria_id` IS NULL AND `ativo` = '1' LIMIT 1000
7SELECT `GaleriaCategoria`.`id`, `GaleriaCategoria`.`nome_ptbr`, `GaleriaCategoria`.`nome_eng`, `GaleriaCategoria`.`nome_esp`, `GaleriaCategoria`.`url_amigavel_ptbr`, `GaleriaCategoria`.`url_amigavel_eng`, `GaleriaCategoria`.`url_amigavel_esp`, `GaleriaCategoria`.`created`, `GaleriaCategoria`.`modified` FROM `abear_2014`.`tb_galeria_categoria` AS `GaleriaCategoria` WHERE `url_amigavel_ptbr` = 'notas-e-releases' LIMIT 1000
9SELECT `Noticia`.`id`, `Noticia`.`galeria_imagen_capa_id`, `Noticia`.`noticia_categoria_id`, `Noticia`.`titulo_ptbr`, `Noticia`.`texto_1_ptbr`, `Noticia`.`imagem_ptbr_file`, `Noticia`.`texto_2_ptbr`, `Noticia`.`url_amigavel_ptbr`, `Noticia`.`data` FROM `abear_2014`.`tb_noticias` AS `Noticia` LEFT JOIN `abear_2014`.`tb_noticias_categoria` AS `NoticiaCategoria` ON (`Noticia`.`noticia_categoria_id` = `NoticiaCategoria`.`id`) LEFT JOIN `abear_2014`.`tb_galeria_imagem_capa` AS `GaleriaImagenCapa` ON (`Noticia`.`galeria_imagen_capa_id` = `GaleriaImagenCapa`.`id`) WHERE `Noticia`.`url_amigavel_ptbr` = 'novas-regras-de-bagagem-sinalizam-real-tendencia-de-queda-nos-precos-das-passagens-aereas' AND `Noticia`.`data_de_publicacao` <= '2017-10-17 01:58' ORDER BY `Noticia`.`data` DESC LIMIT 11113
10SELECT `Noticia`.`id`, `Noticia`.`url_amigavel_ptbr` FROM `abear_2014`.`tb_noticias` AS `Noticia` LEFT JOIN `abear_2014`.`tb_noticias_categoria` AS `NoticiaCategoria` ON (`Noticia`.`noticia_categoria_id` = `NoticiaCategoria`.`id`) LEFT JOIN `abear_2014`.`tb_galeria_imagem_capa` AS `GaleriaImagenCapa` ON (`Noticia`.`galeria_imagen_capa_id` = `GaleriaImagenCapa`.`id`) WHERE `Noticia`.`url_amigavel_ptbr` <> '' AND `NoticiaCategoria`.`url_amigavel_ptbr` = 'notas-e-releases' AND `Noticia`.`id` < 2102 ORDER BY `Noticia`.`id` DESC LIMIT 1110
11SELECT `Noticia`.`id`, `Noticia`.`url_amigavel_ptbr` FROM `abear_2014`.`tb_noticias` AS `Noticia` LEFT JOIN `abear_2014`.`tb_noticias_categoria` AS `NoticiaCategoria` ON (`Noticia`.`noticia_categoria_id` = `NoticiaCategoria`.`id`) LEFT JOIN `abear_2014`.`tb_galeria_imagem_capa` AS `GaleriaImagenCapa` ON (`Noticia`.`galeria_imagen_capa_id` = `GaleriaImagenCapa`.`id`) WHERE `Noticia`.`url_amigavel_ptbr` <> '' AND `NoticiaCategoria`.`url_amigavel_ptbr` = 'notas-e-releases' AND `Noticia`.`id` >= 2101 AND `Noticia`.`id` != 2102 ORDER BY `Noticia`.`id` ASC LIMIT 2220