18/04/18

Demanda doméstica é recorde em março

A demanda1 por transporte aéreo dentro do Brasil teve alta de 2,09% em março desse ano ante igual mês de 2017. O resultado mostra uma redução no ritmo de crescimento médio, de quase 6,0%, dos últimos seis meses. Isso acontece porque a partir de agora as comparações passam a ser feitas contra o período em que a aviação doméstica já havia iniciado a recuperação após o ciclo de 19 meses de crise (agosto/15 a fevereiro/17). O volume absoluto de 7,6 bilhões de RPK consumidos pelo público no mês é recorde para março na série histórica e deve marcar a efetiva retomada do crescimento do setor aéreo nacional.

A oferta2 doméstica, por sua vez, teve expansão de 0,66% em março sobre o mesmo mês do ano anterior. Com a demanda evoluindo com mais vigor do que a oferta, o fator de aproveitamento3 teve alta de 1,12 ponto percentual no mês, atingindo 80,20% de ocupação das operações. Tal nível é recorde para a estatística em um mês de março. No total, foram 7,4 milhões de passageiros transportados nas rotas domésticas no período, alta de 0,83% em base anual.

A demanda e a quantidade de passageiros transportados chegam neste momento a uma alta continuada de 13 meses, enquanto a oferta está expansão há 9 meses seguidos. Os números da ABEAR são a consolidação das estatísticas das empresas AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM e contemplam mais de 99% do mercado doméstico.

Participação do mercado4 doméstico em março de 2018:

GOL: 34,25%

LATAM: 33,26%

AZUL: 18,33%

AVIANCA: 14,16%

Números do trimestre

Na comparação de janeiro a março desse ano com igual período de 2017, a demanda doméstica registra crescimento de 3,48%, para uma oferta ampliada em 2,38%. O fator de aproveitamento resultante é de 81,97%, com melhoria de 0,87 ponto percentual. Já são 22,9 milhões de passageiros transportados no Brasil no ano, total 2,37% superior ao do 1º trimestre do ano passado.

Participação do mercado doméstico no acumulado de 2018:

GOL: 36,32%

LATAM: 31,86%

AZUL: 18,20%

AVIANCA: 13,61%

MERCADO INTERNACIONAL

As estatísticas das associadas ABEAR abrangem atualmente cerca de 30% das operações aéreas internacionais envolvendo o Brasil. A parcela restante é detida por empresas de bandeira estrangeira.

Desde novembro de 2016, nas comparações em base anual, o conjunto das aéreas brasileiras tem registrado níveis recordes históricos consecutivos para as estatísticas de oferta, demanda e quantidade de passageiros. Esse desempenho é novamente verdade para os resultados de março de 2018 quando contrastados com os de março de 2017.

Nesse enfoque, no mês a demanda por viagens internacionais nas aéreas brasileiras teve crescimento de 15,55%, enquanto a oferta teve expansão de 18,27%.  A ampliação da capacidade em ritmo mais forte do que a intensificação da procura levou a uma retração de 1,93 ponto percentual do fator de aproveitamento, que baixou a 82,14% no período. O volume de passageiros transportados somou 779 mil no mês, total 16,32% superior ao apurado no mesmo mês do ano passado.

A demanda e a quantidade de passageiros transportados permanecem em melhoria ininterrupta há 18 meses. Já a oferta está em ampliação continuada há 17 meses seguidos.

Participação do mercado internacional em março de 2018 (entre as empresas brasileiras):

LATAM – 68,07%

AZUL – 14,61%

GOL – 11,46%

AVIANCA – 5,85%

Números do trimestre

Em comparação com idêntico intervalo de 2017, de janeiro a março desse ano a demanda por transporte aéreo internacional contabiliza crescimento de 16,17%, para uma oferta com alargada em 18,78%. O fator de aproveitamento tem piora de 1,87 ponto percentual, situado em 83,64%. Já são aproximadamente 2,5 milhões de passageiros transportados nas rotas entre o Brasil e o exterior operadas por companhias aéreas brasileiras em 2018. A estatística tem crescimento de 17,76% sobre o 1º trimestre de 2017.

Participação do mercado internacional no acumulado de 2018:

LATAM – 67,34%

AZUL – 14,37%

GOL – 12,53%

AVIANCA – 5,76%

Cargas5

As estatísticas de carga incluem as operações das associadas AVIANCA, AZUL, GOL, LATAM e LATAM CARGO.

Em março as empresas movimentaram 33,8 mil toneladas de carga no mercado doméstico (alta de 18,13% em relação ao mesmo mês do ano anterior) e 25,6 mil toneladas no mercado internacional (alta de 42,06%). No acumulado do trimestre são 86,1 mil toneladas de carga transportadas dento do país (crescimento de 12,14% ante igual período de 2017) e 69,3 mil toneladas transportadas nas rotas internacionais (crescimento de 37,99%).

Confira as planilhas completas com as estatísticas na área de Dados e Fatos do site da ABEAR, na seção NÚMEROS DAS COMPANHIAS AÉREAS ASSOCIADAS. Confira também o GLOSSÁRIO com os principais termos utilizados.

Adriano Pinzon