21/09/17

Demanda da aviação doméstica avança 5,51% em agosto

A consolidação das estatísticas operacionais das companhias integrantes da ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) em agosto mostra melhoria em todos os principais indicadores do transporte doméstico de passageiros na comparação com o mesmo mês do ano passado. A demanda1 registra alta de 5,51% para uma oferta2 em expansão um pouco menor, da ordem de 3,65%. A demanda completa seis meses em alta, enquanto o oferta engata o segundo período de crescimento. O reforço da demanda superior ao da oferta proporcionou aprimoramento do fator de aproveitamento3 de 1,42 ponto percentual (80,31% de ocupação no mês). O total de viagens realizadas dentro do país teve ampliação de 3,98%, somando 7,6 milhões de passageiros.

Os dados, referentes aos serviços prestados por AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM, são referentes a mais de 99% do mercado doméstico.

Em números absolutos, a oferta de agosto é melhor que a de igual mês de 2016, mais fica ainda abaixo de todos os anos anteriores até 2012. As estatísticas de demanda e de volume de passageiros, também melhores que as de agosto 2016, situam-se abaixo de todos os anos anteriores até 2013. O LF é o melhor para agosto pelo menos desde 2007. No ano corrente, todos os indicadores de agosto ficam abaixo apenas dos de janeiro e julho, nessa ordem.

Participação do mercado4 doméstico em agosto de 2017:

GOL – 35,03%

LATAM – 34,13%

AZUL – 17,54%

AVIANCA – 13,30%

No acumulado de janeiro a agosto, em comparação com igual intervalo de 2016, a oferta doméstica registra expansão de 0,94%, a demanda cresce 1,98%, o fator de aproveitamento tem aprimoramento de 0,82 ponto percentual (80,82% de ocupação) e o total de passageiros transportados cresce 1,19%, somando 59 milhões de viagens.

Participação do mercado doméstico no acumulado de 2017:

GOL – 36,16%

LATAM – 32,67%

AZUL – 18,26%

AVIANCA – 12,90%

Transporte internacional

As empresas aéreas brasileiras detêm aproximadamente um terço do mercado aéreo internacional envolvendo o país. A parcela majoritária restante diz respeito às operações de companhias estrangeiras.

Dentro de sua participação de mercado, em agosto desse ano na comparação com o mesmo mês do ano anterior, as aéreas brasileiras tiveram alta de demanda de 16,78%, enquanto a oferta consolidada teve expansão mais forte, de 18,11%. A demanda completa 11 meses em alta, enquanto o oferta tem o 10º período de crescimento. A ampliação da oferta em nível superior ao da demanda levou a uma pequena deterioração do fator de aproveitamento, que recuou 0,96 ponto percentual no mês, para 84,56% de ocupação. As viagens internacionais realizadas somaram 736 mil, um crescimento de 15,08% desse total.

Os valores de oferta, demanda e volume de passageiros são os mais elevados para o mês de agosto na série histórica.

Participação do mercado internacional em agosto de 2017 (entre as empresas brasileiras):

LATAM – 73,90%

AZUL – 12,60%

GOL – 10,03%

AVIANCA – 3,47%

Na comparação do acumulado de 2017 com o mesmo período de 2016, a oferta internacional avança 10,02%, a demanda cresce 13,37%, o fator de aproveitamento sobe 2,52 pontos percentuais (85,27%) e a quantidade de passageiros transportados tem incremento de 11,87%, totalizando 5,5 milhões de viagens.

Participação do mercado internacional no acumulado de 2017 (entre as empresas brasileiras):

LATAM – 77,12%

AZUL – 11,21%

GOL – 10,78%

AVIANCA – 0,89%

Cargas5

A aviação doméstica movimentou 30,2 mil toneladas de cargas em agosto, alta de 9,71% sobre o ano anterior. No mercado internacional as 21,5 mil toneladas movimentadas no mês representam crescimento de 67,50% na mesma base de comparação. No acumulado do ano a atividade cargueira aérea doméstica avança 8,03% enquanto o mercado internacional tem alta de 28,09% sobre igual período de 2016. As estatísticas de carga incluem as operações das associadas AVIANCA, AZUL, GOL, LATAM e LATAM CARGO.

Confira as planilhas com as estatísticas na área de Dados e Fatos do site da ABEAR na seção NÚMEROS DAS COMPANHIAS AÉREAS ASSOCIADAS.

Glossário

1 Demanda: é medida em RPK (Revenue Passenger Kilometers ou Passageiros-quilômetro pagos transportados): é calculada por voo, pela multiplicação do número de passageiros pagantes (ou seja, excluindo tripulantes, cortesias e gratuidades) pela distância percorrida. Para uma companhia ou para a indústria, é calculado a partir do somatório dos RPKs de todos os voos daquela companhia ou de todas as companhias.

2 Oferta: é medida em ASK (Available Seat Kilometers ou Assentos-quilômetro oferecidos): é calculada por voo, pela multiplicação do número de assentos disponíveis pela distância percorrida. Para uma companhia ou para a indústria, é calculado a partir do somatório dos ASKs de todos os voos daquela companhia ou de todas as companhias.

3 Fator de Aproveitamento ou LF (Load Factor): diz respeito à relação entre oferta e demanda. É calculado por voo, pela divisão do total de assentos comercializados, independentemente do tipo de tarifa, pelo total de assentos oferecidos. Para uma companhia ou para a indústria, é calculado a partir da divisão do total de RPKs pelo total de ASKs daquela companhia ou de todas as companhias.

4 Participação de mercado (ou Market Share): refere-se à parcela da oferta, da demanda ou do número total de passageiros ou quilos de carga transportada detida por uma determinada empresa. Nas estatísticas de passageiros acompanhadas pela ABEAR, é observada pelo viés da demanda. É calculada pela divisão do total de RPKs de uma companhia pelo total de RPKs da indústria. Nas estatísticas de carga, é observada pelo peso. É calculada pela divisão do total de carga transportada por uma companhia pelo total de carga da indústria.

5 Carga: os números apresentados correspondem ao total de carga paga transportada por cada empresa nas operações regulares e não regulares (voos extra e fretamentos), mistas (cargas e passageiros) ou exclusivamente cargueiras, na medida em quilos, calculado pelas etapas compostas de voo. Não incluem as bagagens despachadas pelos passageiros.

Eduardo Pedro Silva

Av. Marechal Câmara, 160 - Edifício Orly, 12º andar, Sala 1210

3SELECT `Hotsite`.`id`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`agencia_abear`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`clube_abear`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_eng`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_esp`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_eng`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_esp`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_eng`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_esp`, `Hotsite`.`asas_do_bem`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_eng`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_esp`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_eng`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_esp`, `Hotsite`.`quero_voar`, `Hotsite`.`created`, `Hotsite`.`modified` FROM `abear_2014`.`tb_hotsites` AS `Hotsite` WHERE 1 = 1 ORDER BY `Hotsite`.`id` DESC LIMIT 1110
4SELECT `IntroCategoria`.`id` FROM `abear_2014`.`tb_intro_categoria` AS `IntroCategoria` WHERE `url_amigavel_ptbr` = 'notas-e-releases' LIMIT 1000