28/08/17

Cresce apoio ao novo teto de ICMS sobre combustível de aviação

Tramita no Senado projeto que cria um teto de 12% do ICMS sobre o combustível da aviação comercial (querosene de aviação - QAV). Caso aprovado, as companhias aéreas poderão criar pelo menos 74 novos voos, em todos os estados do país. Aviação Geral, turismo e eventos, entre outras atividades, vêm se mobilizando a favor dessa medida, pedindo aos senadores que se sensibilizem com essa bandeira. Isso porque aumentar a quantidade de voos no país é contribuir com o desenvolvimento econômico de inúmeros setores impactados pelo transporte aéreo.

Entre algumas das associações mobilizadas estão:

• Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV) Nacional
  • Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG)
  • Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do - Comércio de Bens e Serviços (CNC)
  • Associação Brasileira de Resorts (ABR)
  • Associação Brasileira das Empresas de Eventos (ABEOC)
  • União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos (Unedestinos)
  • Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (SINDAG)
  • Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região (AVIRRP)
  • Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo (ABESATA)
  • Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) Nacional

“A malha aérea deficitária é um dos graves entraves ao desenvolvimento do nosso turismo doméstico. O ajuste na alíquota do ICMS, com teto máximo estabelecido em 12%, é uma medida estratégica com garantia imediata de ganho de competitividade para todo o Brasil”, afirma o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull.

O diretor geral da Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), Flavio Pires, afirma que a aviação geral, que representa 21 mil aeronaves no Brasil e 2 mil empresas, luta para que o projeto seja estendido para todos os operadores de aeronaves, não só os que usam querosene, mas a grande parte que usa gasolina de aviação. “Sabemos que boa parte dos Estados brasileiros não vai sofrer com a mudança na tributação e, na verdade, o que queremos é dar um estímulo para que a aviação geral possa contribuir com a arrecadação de forma efetiva com mais movimentos de pousos e decolagens”, acrescenta.

Para o presidente do Cetur/CNC, Alexandre Sampaio, a ampliação da oferta de voos deve favorecer diversas regiões brasileiras, tendo como beneficiários finais o setor de Turismo como um todo e o passageiro em particular. “Lamentamos o posicionamento contrário à proposta por parte do governo do Estado de São Paulo. Acreditamos que o compromisso assumido pela ABEAR de atender localidades que precisam de ampliação da malha aérea com a criação de novos voos - principalmente nas regiões Norte e Nordeste - pode ser um diferencial para aprovar o PRS nº 55/2015. O projeto impacta a atividade turística no País e, em tempos de crise, pode ser uma alternativa para a manutenção dos negócios do setor, auxiliando na competitividade das companhias aéreas brasileiras”, diz Sampaio.

“Das questões que impactam na sustentabilidade do setor, um dos pilares para o turismo é a alíquota do ICMS que varia de 12% a 25%, um dos grandes responsáveis pelo encarecimento do preço para as viagens domésticas. São distorções que precisam ser corrigidas”, afirma o presidente da União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos (Unedestinos), Toni Sando.

A presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC Brasil), Ana Claudia Bitencourt, lembra que o setor aéreo é muito importante para o turismo de negócios e eventos. Portanto, para ela, a desoneração do combustível dos aviões, por meio da alíquota máxima de 12%, vai aumentar a competitividade não somente da aviação, mas de todo o setor de eventos que envolve mais de 52 segmentos da economia, boa parte de micro e pequenas empresas. “A medida também tende a ampliar a oferta de voos e o número de destinos, o que fortalece o país na competição por eventos internacional e coloca um maior número de cidades como candidatas a eventos nacionais e regionais", complementa.

Av. Marechal Câmara, 160 - Edifício Orly, 12º andar, Sala 1210

3SELECT `Hotsite`.`id`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`agencia_abear`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`clube_abear`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_eng`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_esp`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_eng`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_esp`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_eng`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_esp`, `Hotsite`.`asas_do_bem`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_eng`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_esp`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_eng`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_esp`, `Hotsite`.`quero_voar`, `Hotsite`.`created`, `Hotsite`.`modified` FROM `abear_2014`.`tb_hotsites` AS `Hotsite` WHERE 1 = 1 ORDER BY `Hotsite`.`id` DESC LIMIT 1110
4SELECT `IntroCategoria`.`id` FROM `abear_2014`.`tb_intro_categoria` AS `IntroCategoria` WHERE `url_amigavel_ptbr` = 'notas-e-releases' LIMIT 1000
5SELECT `Intro`.`id`, `Intro`.`texto_ptbr` FROM `abear_2014`.`tb_intro` AS `Intro` LEFT JOIN `abear_2014`.`tb_intro_categoria` AS `IntroCategoria` ON (`Intro`.`intro_categoria_id` = `IntroCategoria`.`id`) WHERE `intro_categoria_id` IS NULL AND `ativo` = '1' LIMIT 1000