14/11/18

Como é feita uma escala de tripulantes?

A escala de trabalho de comissários e pilotos é publicada em formato mensal ou semanal e dá ao funcionário clareza quanto à rotina de trabalho, que inclui voos, treinamentos, folgas e outras atividades. A Lei do Aeronauta, sancionada em agosto de 2017, apresenta diversos parâmetros que devem ser levados em consideração para o planejamento de escala, tais como:

- Jornada semanal máxima de 44 horas

- Jornada mensal em voo: tripulantes de aviões à jato não podem voar mais que 85 horas/mês; tripulantes de aeronaves turboélice não podem voar mais que 100 horas/mês

- Jornada anual em voo: o limite é de 850 horas para tripulantes de jatos e 1.000 horas para tripulantes de turboélices

- Máximo de cinco dias voando consecutivamente

- Dias em que o aeronauta fica de sobreaviso, quando pode ser convocado pela companhia com uma antecedência de no mínimo três horas para comparecer a um local definido (máximo de oito dias de sobreaviso no mês)

- Dias de reserva, em que os pilotos e comissários permanecem no aeroporto-base e são acionados caso necessário (máximo de seis horas por dia de reserva)

- Folgas mensais: dez dias de folga no mês, sendo que pelo menos dois períodos devem abranger o fim de semana

- Treinamentos e exames médicos sazonais

Além desses tópicos, outros fatores como férias, licença médica e obrigações civis também influenciam na elaboração das grades de horário. Contemplando esses tópicos, as empresas áreas reúnem as particularidades de cada tripulante e formalizam a escala, que são acessadas pelos funcionários via intranet.

Para entender melhor como as companhias aéreas associadas à ABEAR confeccionam suas escalas de tripulantes, ouvimos o Gerente de Escala da GOL, Alexandre Gandini.

Paulo Tunin

Adriano Pinzon