22/02/18

Aviação nacional segue com retomada em 2018

O transporte doméstico de passageiros no Brasil abriu a temporada 2018 mantendo a tendência de recuperação do seu melhor momento. As estatísticas de oferta, demanda, volume de passageiros apresentaram alta generalizada em base anual de comparação. Outro indicador também confirma a democratização do avião e sua preferência pelos consumidores: no confronto dos dados de passageiros transportados em linhas regulares por via aérea ou rodoviária (ônibus) em deslocamentos interestaduais de longa distância, no compilado de janeiro a setembro (último dado disponível na base de dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT), voar foi a escolha de quase 70% das pessoas. Esse é o maior nível de preferência desde que o transporte aéreo se tornou majoritário, ainda em 2009.

Em comparação com janeiro de 2017, a demanda doméstica por viagens aéreas cresceu 2,87%, desempenho um pouco superior à expansão da oferta, que viu ampliação de 2,42%. O aumento da demanda mais forte do que o da oferta proporcionou uma melhoria de 0,37 ponto percentual do fator de aproveitamento dos voos (Load Factor, ou LF), que foi de 84,73% no mês. Esse resultado é recorde para janeiro e para qualquer mês na série de acompanhamento da aviação doméstica. Foram transportados 8,7 milhões de passageiros em janeiro, volume 2,33% maior do que no ano passado. Demanda e total de passageiros somam 11 meses em crescimento permanente, enquanto a oferta cresce há sete meses de forma ininterrupta.

Os números da ABEAR são a consolidação das estatísticas das empresas AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM e se referem a mais de 99% do mercado doméstico.

Participação do mercado doméstico em janeiro de 2018:

GOL: 38,76%

LATAM: 30,31%

AZUL: 18,16%

AVIANCA: 12,77%

MERCADO INTERNACIONAL

As estatísticas das associadas ABEAR abrangem atualmente cerca de 30% das operações aéreas internacionais envolvendo o Brasil. A parcela restante é detida por empresas de bandeira estrangeira.

Em sua configuração atual, com quatro grandes empresas nacionais competindo e realizando voos entre o país e o exterior, têm sido estabelecidos novos recordes para o conjunto de transportadoras brasileiras na maioria das estatísticas, mês após mês. Em janeiro não foi diferente e foram apuradas novas marcas históricas de oferta, demanda e de quantidade de viagens realizadas.

A demanda por transporte aéreo teve crescimento de 14,20% em relação a janeiro de 2017, com a oferta avançando 16,38%. Com o aumento da capacidade um pouco acima procura, o fator de aproveitamento teve piora de 1,64 ponto percentual, ainda em nível excelente de eficiência operacional de 85,66%. O volume de passageiros internacionais nas aéreas brasileiras já se aproximou da casa de um milhão nesse mês de alta temporada (o que seria uma marca inédita e significativa para o setor): foram 912 mil clientes atendidos em janeiro, total 17,02% superior ao ano passado.

A demanda e a quantidade de passageiros transportados têm elevação continuada há 16 meses, enquanto a oferta vê expansão há 15 meses seguidos.

Participação do mercado internacional em janeiro de 2018 (entre as empresas brasileiras):

LATAM – 66,70%

AZUL – 14,94%

GOL – 12,63%

AVIANCA – 5,73%

Cargas

As estatísticas de carga incluem as operações das associadas AVIANCA, AZUL, GOL, LATAM e LATAM CARGO.

Em janeiro, no mercado doméstico, estas empresas movimentaram 26,1 mil toneladas de cargas, alta de 14,84% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No mercado internacional, os itens somaram 21,6 mil toneladas no mês, crescimento de 35,17% em igual base de comparação.

Confira as planilhas completas com as estatísticas na área de Dados e Fatos do site da ABEAR, na seção NÚMEROS DAS COMPANHIAS AÉREAS ASSOCIADAS. Confira também o GLOSSÁRIO com os principais termos utilizados.

Adriano Pinzon

3SELECT `Hotsite`.`id`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`agencia_abear`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`clube_abear`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_eng`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_esp`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_eng`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_esp`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_eng`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_esp`, `Hotsite`.`asas_do_bem`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_eng`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_esp`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_eng`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_esp`, `Hotsite`.`quero_voar`, `Hotsite`.`created`, `Hotsite`.`modified` FROM `abear_2014`.`tb_hotsites` AS `Hotsite` WHERE 1 = 1 ORDER BY `Hotsite`.`id` DESC LIMIT 1110
4SELECT `IntroCategoria`.`id` FROM `abear_2014`.`tb_intro_categoria` AS `IntroCategoria` WHERE `url_amigavel_ptbr` = 'notas-e-releases' LIMIT 1000
5SELECT `Intro`.`id`, `Intro`.`texto_ptbr` FROM `abear_2014`.`tb_intro` AS `Intro` LEFT JOIN `abear_2014`.`tb_intro_categoria` AS `IntroCategoria` ON (`Intro`.`intro_categoria_id` = `IntroCategoria`.`id`) WHERE `intro_categoria_id` IS NULL AND `ativo` = '1' LIMIT 1000