20/06/18

Aviação desacelera, mas ainda cresce em maio. Taxas de aproveitamento são as piores em vários anos

A demanda1 por viagens aéreas domésticas no Brasil em maio, na comparação com o mesmo mês do ano passado, avançou 3,90%. No histórico recente, o número mostra desaceleração do ritmo de crescimento de 6,41% apurado em abril. A oferta2 disponível em maio, por sua vez, foi 5,22% superior ao ano anterior (a variação é próxima da ampliação de 5,92% apurada em abril).

A greve de caminhoneiros, que afetou todo o Brasil no final de maio, impactou a distribuição de combustível de aviação em diversos aeroportos, levou ao cancelamento de alguns voos, afetou a demanda como um todo e dificultou o comparecimento de passageiros para embarque. Conduziu também à reprogramação de viagens que já estavam marcadas. Estes elementos causaram o descompasso entre o que foi ofertado, que é previamente dimensionado, e o que foi efetivamente utilizado. Assim, houve deterioração de 0,98 ponto percentual do fator de aproveitamento3 dos voos, que foi de 76,94% no mês. É a primeira vez em um ano que a estatística fica abaixo de 80%. É também o pior patamar verificado em 57 meses (desde agosto de 2013, quando havia sido de 74,24%). O fator de aproveitamento é indicador da eficiência das companhias aéreas, está relacionado à devida utilização dos recursos mais caros das empresas (as aeronaves).

Ao todo foram transportados 7,3 milhões de passageiros nos voos dentro do Brasil em maio, com crescimento de 4,11% sobre o volume de igual mês de 2017. Em abril o crescimento havia sido de 5,85%.

Vale lembrar que, apesar das graves complicações resultantes da greve, o setor aéreo demostrou agilidade ao montar planos de contingência. Dessa forma, respeitando todos os aspectos normais de segurança, conseguiu preservar, pelo ar, a circulação de pessoas e produtos no país. Graças aos esforços de todos os trabalhadores e parceiros, as associadas ABEAR mantiveram mais de 95% dos voos que estavam planejados para o período das paralisações. Financeiramente, as companhias arcaram com prejuízos pela queda de eficiência, com gastos adicionais para prestar assistências e manter a regularidade das operações, além de perdas por negócios que deixaram de acontecer.

Os números da ABEAR são a consolidação das estatísticas das empresas AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM e contemplam mais de 99% do mercado doméstico.

Participação do mercado4 doméstico em maio de 2018:

GOL: 34,92%

LATAM: 32,32%

AZUL: 18,58%

AVIANCA: 14,18%

Acumulado do ano

Nos cinco meses até aqui a demanda aérea doméstica progride 4,10% para uma oferta em expansão de 3,59% ante igual período do ano anterior. O fator de aproveitamento apresenta melhoria de 0,40 ponto percentual, situado em 80,72%. As viagens realizadas somam 37,5 milhões no ano, alta de 3,37% sobre igual intervalo de 2017.

Participação do mercado doméstico no acumulado de 2018:

GOL: 35,65%

LATAM: 32,04%

AZUL: 18,42%

AVIANCA: 13,88%

MERCADO INTERNACIONAL

As estatísticas das associadas ABEAR abrangem atualmente cerca de 30% das operações aéreas internacionais envolvendo o Brasil. A parcela restante é detida por empresas de bandeira estrangeira.

A procura por viagens internacionais nas aéreas brasileiras em maio teve crescimento de 13,02% na comparação com o período equivalente de 2017. A oferta viu elevação mais expressiva, de 17,14%. O descompasso entre os crescimentos de oferta e demanda resultou em queda de 2,96 pontos percentuais do fator de aproveitamento, para 81,34%. A piora da estatística não é estranha ao momento de ampliação das operações internacionais pelas aéreas brasileiras em 2018. Mas ainda assim o desempenho fraco mostra reflexo da greve dos transportes rodoviários: o patamar de aproveitamento nesse mês de maio é o mais baixo registrado em 26 meses (desde março de 2016, quando havia sido de 77,97%).

Ao todo foram transportados 658 mil passageiros no mês em voos entre o Brasil e o exterior, número 7,40% superior ao de maio de 2017.

Participação do mercado internacional em maio de 2018 (entre as empresas brasileiras):

LATAM – 70,12%

AZUL – 15,48%

GOL – 7,26%

AVIANCA – 7,13%

Acumulado no ano

No segmento internacional, no período de janeiro a maio desse ano, as companhias brasileiras tiveram uma demanda 15,61% maior do que há um ano, com uma oferta 18,50% mais larga. O fator de aproveitamento tem diminuição de 2,08 pontos percentuais, para 83,10%. Totalizam 3,8 milhões as viagens internacionais no ano por meio das aéreas associadas à ABEAR (alta de 15,08%).

Participação do mercado internacional no acumulado de 2018:

LATAM – 68,40%

AZUL – 14,80%

GOL – 10,64%

AVIANCA – 6,16%

Cargas5

As estatísticas de carga incluem as operações das associadas AVIANCA, AZUL, GOL, LATAM e LATAM CARGO.

Esse conjunto de empresas transportou 32,3 mil toneladas de carga no mercado doméstico em maio (alta de 5,04% em relação ao mesmo mês do ano anterior) e 26 mil toneladas no mercado internacional (alta de 42,57%). Ambas as variações mostram desaceleração em relação aos resultados de abril (29,59% e 66,40%, respectivamente), refletindo impactos das paralisações nas estradas em parte do mês.

No acumulado dos cinco primeiros meses do ano são 150,1 mil toneladas de carga transportadas em rotas domésticas (crescimento de 13,72% ante igual período de 2017) e 119,4 mil toneladas transportadas nas rotas internacionais (crescimento de 43,96%).

Confira as planilhas completas com as estatísticas na área de Dados e Fatos do site da ABEAR, na seção NÚMEROS DAS COMPANHIAS AÉREAS ASSOCIADAS. Confira também o GLOSSÁRIO com os principais termos utilizados.

Adriano Pinzon