11/02/19

Atestado médico: Saiba como solicitar atendimento especial em um voo

Passageiros com problemas de saúde e que necessitam de atendimento especial para utilizar o transporte aéreo devem, a cada novo voo pretendido, submeter à companhia aérea o MEDIF (Medical Information Form, ou Formulário de Informações Médicas). O MEDIF é um atestado preenchido pelo passageiro (ou responsável) e por um médico. O documento relata os detalhes da condição de saúde da pessoa, indicando sua aptidão geral para voar, possibilitando a liberação para o embarque sempre que atende aos critérios específicos da empresa contratada. Esse é um procedimento adotado pela aviação em todo o mundo.

Abaixo, alguns exemplos de casos em que o documento deve ser encaminhado:

- Enfermidade ou incapacidade que cause efeitos à sua saúde ou até mesmo aos demais passageiros e tripulação;

- Realização de cirurgia recentemente;

- Doença contagiosa

- Necessidade de atendimento médico e/ou uso de equipamentos especiais durante o voo;

O prazo para envio do MEDIF para a companhia aérea varia de 48 a 72 horas antes do voo. Após o recebimento, a empresa avalia o atestado e informa se o passageiro está apto para realizar aquele voo. O pedido pode ser negado, por questões de segurança do viajante e do voo. Confira as regras e acesse o documento do MEDIF de cada uma das empresas aéreas da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR):

AVIANCA (clique aqui)

AZUL (clique aqui)

GOL (clique aqui)

LATAM (clique aqui)

MAP (clique aqui)

PASSAREDO (clique aqui – ver item “Atestado médico – MEDIF”)

FREMEC

Passageiros com condições médicas especiais e que viajam com frequência podem solicitar à companhia aérea o FREMEC (Frequent Traveller Medical Card, ou Cartão Médico para Passageiros Frequentes). Com ele, o passageiro não precisa solicitar o MEDIF a cada viagem. O documento tem validade de um ano. As informações sobre o FREMEC junto a diversas empresas estão disponíveis na internet. Em algumas é preciso entrar em contato pelos canais de atendimento ao cliente. Veja abaixo:

AZUL (clique aqui)

AVIANCA (informações sobre o FREMEC podem ser obtidas pelo SAC 0800 286 6543 ou e-mail medif@avianca.com.br)

GOL (clique aqui)