02/10/18

ABEAR conscientiza passageiros do Aeroporto de Brasília sobre doação de órgãos

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), em parceria com a Inframerica, operadora do Aeroporto de Brasília, promoveu, entre os dias 17 e 30 de setembro, uma campanha de incentivo à doação de órgãos. Setembro Verde é o mês de conscientização sobre o tema, tendo o dia 27 como o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Cerca de 30 monitores do terminal exibiram vídeos e imagens sobre o Asas do Bem, programa da ABEAR que divulga o transporte gratuito de órgãos realizado pelas companhias aéreas AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM, fundadoras da associação.

Em 2017, cerca de 9 mil itens para transplante (órgãos e tecidos) foram transportados gratuitamente por aviões, sendo que 90% do volume é de responsabilidade das fundadoras da ABEAR. O transporte é viabilizado desde 2001, por meio de um acordo de cooperação que envolve, além das empresas aéreas, Ministério da Saúde, Central Nacional de Transplantes, Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), órgão do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), e operadores aeroportuários.

Paulo Tunin

Adriano Pinzon