28/11/12

ABEAR associa-se à Confederação Nacional do Transporte

Otransporte aéreo brasileiro, que hoje se consolida como o principal meio detransporte de massa entre Estados, ganhou força nessa quarta-feira (28/11) com a associaçãoda ABEAR – Associação Brasileira das Empresas Aéreas e filiação do SNEA –Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias à Confederação Nacional doTransporte – CNT, em uma cerimônia realizada em São Paulo (SP). A partir deagora, o setor aéreo passa a integrar a pauta da CNT, que já representava asdemais esferas de transporte – rodoviário, aquaviário e ferroviário – e que aoassumir também o transporte aéreo, fortalecerá suas atividades por melhorias nosetor de transporte nacional como um todo. “Sabemos que as empresas aéreas jápossuem uma grande participação e têm forte atuação no setor de transporte.Elas vêm somar com outros processos da CNT, com sua visão e importânciaeconômica”, explicou o senador Clésio Andrade, presidente da CNT.

Historicamenteo setor de aviação comercial não era associado ou filiado a nenhumaconfederação. Considerando o novo cenário da aviação brasileira, no momento emque se tornou um modal e, por consequência, apresenta problemas de complexidadeeconômica, institucional e de infraestrutura, as empresas aéreas associadas àABEAR e ao SNEA decidiram fazer parte de uma agenda mais integrada, a fim depassar a atuar coordenadamente com os demais setores de transportes. “Esse é ummarco para a aviação civil brasileira, pois pela primeira vez as entidadesrepresentativas da aviação comercial se juntam à confederação que melhorrepresenta o setor de transporte no Brasil. Estamos na fase de juntar todos osinterlocutores do setor e permitir à sociedade falar”, explicou EduardoSanovicz, presidente da ABEAR.

Naavaliação do presidente da TRIP, José Mario Caprioli, que também responde comopresidente do Conselho do SNEA e presidente do Conselho Deliberativo da ABEAR,a parceria permitirá a união de forças para o setor de transportes com apelopolítico e institucional. “Temos grandes desafios que vão da imagem do setor àsua infraestrutura, e na visão associativa em que contamos com uma novagovernança (ABEAR e SNEA juntos), questões como política de transportes passa aser prioridade”, contou Caprioli.

Avinculação da ABEAR e do SNEA ao Sistema CNT permitirá às entidades uma melhorarticulação do cenário atual e consolidação das demandas do setor aéreo juntoao setor de transporte como um todo. De acordo com o ato firmado, as soluçõespara os principais entraves do setor passam pelo fortalecimento de toda acadeia produtiva da aviação e estas não podem ser avaliadas de maneira isoladae regionalizada. Na prática, além de contar com a infraestrutura física da CNT,as entidades aéreas irão dispor de investimentos na ordem de R$ 10 milhões parao processo de formação e qualificação de mão de obra. “Vamos investir emformação de alta qualidade para no futuro termos nomes de referência empolítica de transporte aéreo”, informa Sanovicz. A área técnica de estudos epesquisas da CNT também contemplará o setor aéreo.

Para odiretor-presidente do SNEA, José Márcio Mollo, a filiação chega parapossibilitar melhorias na profissionalização do setor. “É uma ótima parceria,que vai permitir fazermos coisas até então impossíveis, como a realização decursos, formação e desenvolvimento de estudos e pesquisas, que gostaríamos defazer, mas que têm custos muito altos. Com a CNT haverá infraestrutura paraisso”, contou Mollo.

Tambémparticiparam da cerimônia de assinatura dos atos de associação e filiação, JoséEfromovich, presidente da Avianca Brasil; Marco Antonio Bologna, presidente daTAM; Renan Chieppe, presidente do conselho de administração da TRIP/AZUL;Basílio Dias, diretor de Assuntos Regulatórios da TAM; Constantino de OliveiraJúnior, presidente do Conselho da GOL, Alberto Fajerman, assessor da GOL;Ronaldo Jenkins, diretor de Segurança e Operações de Voo da ABEAR; AdalbertoFebeliano, consultor técnico da ABEAR; Adrian Alexandri, diretor de Comunicaçãoda ABEAR; e Antônio Augusto do Poço Pereira, diretor Administrativo Financeiroda ABEAR.

Adriano Pinzon