Clipping

29/12/17

CLIPPING 29/12

JORNAL O GLOBO 

Ventos fortes fazem avião se chocar contra prédio de aeroporto, em Malta

https://oglobo.globo.com/mundo/ventos-fortes-fazem-aviao-se-chocar-contra-predio-de-aeroporto
-em-malta-22235879#ixzz52e1lGXrV
 

Governo pode recorrer ao STF contra decisão do TCU sobre Pampulha

https://oglobo.globo.com/economia/governo-pode-recorrer-ao-stf-contra-decisao-do-tcu
-sobre-pampulha-22236149#ixzz52e1siUdx
 

Ministro do TCU suspende portaria que reabriu Pampulha para jatos

https://oglobo.globo.com/economia/ministro-do-tcu-suspende-portaria-que-reabriu-pampulha
-para-jatos-22235070#ixzz52e1yEKdY
 

AerCap compra 50 aviões A320neo da Airbus

https://oglobo.globo.com/economia/aercap-compra-50-avioes
-a320neo-da-airbus-22235952

 

FOLHA DE SÃO PAULO

Suspensão de reabertura da Pampulha esquenta corrida entre aéreas

JOANA CUNHA

DE SÃO PAULO

CAROLINA LINHARES

DE BELO HORIZONTE

A decisão do TCU (Tribunal de Contas da União), que na quarta (27) suspendeu a reabertura
do aeroporto de Pampulha (em Belo Horizonte) para voos entre Estados, dá mais tempo para
empresas aéreas que se preparavam para iniciar voos por lá.

O ministro Bruno Dantas, relator do caso, pediu esclarecimentos e afirmou que a decisão de
reabrir tomada pelo governo foi "editada de forma aparentemente açodada e sem motivação
idônea".

Dentre as quatro grandes aéreas, a única que já começou a vender passagens por Pampulha 

é a Gol. Procurada, ela diz que não recebeu comunicado da Anac, a agência reguladora do
setor. Ela ainda não enviou orientação sobre reembolso, remarcação de voo ou outra solução
aos passageiros.

As vendas da Latam não começaram porque ela ainda aguarda os trâmites burocráticos. O
atual imbróglio a beneficia, pois reduz as chances de a Gol largar na frente.

A Avianca também tem interesse. Já a Azul —que tem um centro de conexão no aeroporto
internacional de Confins, a 38 km da capital mineira— tem restrições à Pampulha, mas
marcaria presença em algum momento para disputar com a concorrência. "Retomar operações
em Pampulha dificultaria a adição de voos e de novas opções em Confins", diz a Azul.

A reabertura de Pampulha é uma novela que começou em maio, quando o governo decidiu não
reabrir, mas depois voltou atrás em outubro. E agora o TCU dá outra volta.

Os sócios privados da concessionária de Confins (CCR e Zurich) são contra, pois a
concorrência de Pampulha não foi prevista no edital de concessão. Estão na Justiça contra a
decisão. A Infraero, sócia estatal de Confins, sempre fez pressão pela reabertura. Procurada
pela reportagem, não comentou.

REPERCUSSÃO

A decisão do TCU foi comemorada por associações de bairros próximos a Pampulha.
Moradores entraram com ação civil pública contra a retomada.

"O que o governo fez, ao liberar os voos, foi uma aberração. Não tinha cabimento. O aeroporto
da Pampulha é ultrapassado e obsoleto, seria um retrocesso", diz Adriene Moore, diretora de
comunicação da Associação Pró-Interesses do Bairro Bandeirantes (APIBB).

"Ficar nesse vai e vem causa insegurança jurídica e afasta investidores. As regras da licitação
da BH Airport [concessionária de Confins] tem que ser respeitadas."

Claude Mines, vice-presidente da Pro-Civitas, associação dos bairros São Luiz e São José,
alerta para o ruído, a poluição e o risco de acidentes que afetariam cerca de 180 mil moradores
do entorno imediato do aeroporto.

"A retomada foi uma decisão política e sem levar em conta a população. Finalmente estão
começando a enxergar que não se pode fazer isso de supetão e sem decisão técnica." As
associações reclamam de falta de infraestrutura e segurança.

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), que é favorável à reabertura do aeroporto
da Pampulha não comentou a decisão do TCU. A assessoria da prefeitura afirmou que é
preciso esperar a deliberação final do órgão.

Kalil argumenta que a retomada é necessária para revitalizar a região da Pampulha e gerar
empregos.

O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), que pediu a suspensão da portaria do Ministério
dos Transportes ao TCU, afirmou que a decisão da pasta "não teve nenhum embasamento
técnico" e que Confins representa mais desenvolvimento para o Estado.

"Toda a concepção do Aeroporto Internacional Tancredo Neves como está hoje, organizada
durante muitos anos pelo governo do Estado, foi para fazer dele um grande hub nacional e
mesmo internacional. A decisão do governo federal colocava risco a essa iniciativa."

"Teríamos dificuldade em retomar a segurança de investidores, já que o contrato está sendo
desrespeitado, na medida em que a Pampulha não pode competir com Confins", disse o
senador.

Anastasia afirmou ainda que estudos do próprio governo federal mostram que a oferta de voos
na Pampulha levaria a redução de voos internacionais, redução de destinos e aumento do
preço de passagens. 

 

O ESTADO DE SÃO PAULO

TCU manda suspender reabertura de Pampulha

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,tcu-manda-suspender
-reabertura-de-pampulha,70002133234

TCU suspende portaria que reabriu Pampulha para voos de longa distância

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,tcu-suspende-portaria-que-reabriu-pampulha-para
-voos-de-longa-distancia,70002132793

 

CORREIO BRAZILIENSE

Jungmann diz que governo descarta divisão da Embraer para venda à Boeing

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2017/12/28/internas_economia,650338/

jungmann-diz-que-governo-descarta-divisao-da-embraer-para-venda-a-boei.shtml

 

O ESTADO DE MINAS

TCU suspende portaria que reabriu Pampulha para voos de longa distância

https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2017/12/28/internas_economia,927491/tcu-suspende
-portaria-que-reabriu-pampulha-para-voos-de-longa-distanci.shtml

TCU barra volta de voos de grande porte para Aeroporto da Pampulha

https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2017/12/28/internas_economia,927475/tcu
-barra-volta-de-voos-de-grande-porte-para-aeroporto-da-pampulha.shtml

 

JORNAL DA GLOBO

Nevasca deixa milhares de pessoas presas em aeroportos do Reino Unido

https://globoplay.globo.com/v/6386921/

 

TEM NOTÍCIAS 2ª EDIÇÃO

Passageiros reclamam de taxa extra cobrada pelas bagagens nos
aeroportos da região

http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/tem-noticias-2edicao/videos/v/
passageiros-reclamam-de-taxa-extra-cobrada-pelas-bagagens-nos-aeroportos-da-regiao/6386515/

 

DCI

Gol recebe inicialmente US$21,2 mi em oferta para recompra de títulos
com vencimento em 2020

http://www.dci.com.br/servicos/gol-recebe-inicialmente-us-21-2-mi-em-oferta-para-recompra
-de-títulos-com-vencimento-em-2020-1.673469

 

PANROTAS

Gol ganha certificado por facilitação de viagens

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/2017/12/gol
-ganha-certificado-por-facilitacao-de-viagens_152240.html?lista

 

MERCADO E EVENTOS

Latam Brasil terá voos regulares entre Foz do Iguaçu e Salvador a
partir de fevereiro

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/latam-brasil-tera-voos-regulares
-entre-foz-do-iguacu-e-salvador-a-partir-de-fevereiro/

Azul abre vagas para contratar 120 novos tripulantes para três áreas;
confira

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/azul-abre-vaga-para-contratar-120-novos
-tripulantes-para-tres-areas-confira/

Gol recebe certificação Platinum no programa Fast Travel da Iata

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/gol-recebe-certificacao-platinum
-no-programa-fast-travel-da-iata/

RIOgaleão cria Programa de Incentivos de Charters Internacionais

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/riogaleao-cria-programa-de-incentivos
-de-charters-internacionais/

 

VALOR

Veto do TCU a Pampulha favorece Confins 

Por Fernanda Pires | De São Paulo

Acionista do aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a CCR recebeu
como uma primeira vitória o veto do Tribunal de Contas da União (TCU) à reabertura do
aeroporto de Pampulha (em Belo Horizonte) para voos entre estados. Em despacho assinado
na quarta-feira, o ministro Bruno Dantas suspendeu cautelarmente uma portaria do Ministério
dos Transportes que permite a Pampulha operar voos de longa distância. O plenário do TCU
ainda terá de se manifestar sobre o mérito. Até lá, o aeroporto deverá receber só voos
executivos e regionais.

O despacho é resultado de uma representação feita pelo senador Antonio Anastasia
(PSDB-MG). Se recebesse voos de grande porte, Pampulha passaria a competir com Confins.
Operado pela concessionária BH Airport, Confins tem entre os acionistas, além da CCR, a
suíça Zurich, juntas com 51%, e a estatal Infraero, com 49%. 

A transferência de Confins à iniciativa privada, em leilão realizado em 2013, não previa a
reabertura de Pampulha. A competição dos aeroportos pelo mesmo mercado comprometerá a 

viabilidade de Confins e colocará em xeque a segurança jurídica do negócio, avalia a CCR. A
estimativa é que Pampulha tem potencial para atrair 2 milhões de passageiros ao ano que hoje
usam Confins. É o equivalente a 20% dos quase 10 milhões de passageiros que o aeroporto
concedido movimenta por ano.

"Não faria sentido o governo impor obras obrigatórias se levasse em conta a mudança do
status de Pampulha. Hoje já temos capacidade ociosa. E a Infraero não seria beneficiada",
disse Ricardo Bisordi, presidente da divisão de aeroportos da CCR. O movimento de Confins é
menos da metade de sua capacidade instalada, para 22 milhões de passageiros. Pampulha e
Infraero são feudos do PR, partido que comanda os Transportes.

"Acho que o ministro do TCU entendeu a questão. Acreditamos que o plenário vá manter a
decisão", disse Bisordi sobre o despacho. A BH Airport já recorrera à Justiça contra a portaria.
Entrou com um mandado de segurança no Superior Tribunal de Justiça (STJ) que está
pendente de julgamento. 

A portaria ignora uma nota técnica publicada meses antes que fundamentou uma primeira
portaria, baixada pela própria pasta em maio, e que restringiu Pampulha a voos regionais e
executivos. O entendimento era que havia risco de impactos negativos para o transporte aéreo
na Região Metropolitana de Belo Horizonte, como possível perda de conectividade, redução
ou eliminação de voos internacionais e aumento do preço das passagens aéreas.

O TCU entendeu que faltou justificativa para a mudança de posição. "É razoável supor que a
validade da desconstituição daqueles atos normativos exija a comprovação técnica e
incontroversa da razoabilidade da súbita e completa mudança de opinião do Ministério", disse
o ministro no despacho. "Resta claro, portanto, ante a necessidade de comprovação do
interesse público da medida, que é imprescindível demonstrá-lo por meio de argumentação
que permita desconstruir, fundamentadamente, as razões já apresentadas em sentido
diametralmente oposto pelos setores técnicos da SAC [Secretaria de Aviação Civil, do
Ministério dos Transportes], mormente face ao curto lapso temporal entre as medidas
adotadas."

Para Dantas, a questão extrapola a decisão sobre a abertura ou não de Pampulha e "diz muito
sobre segurança jurídica e ambiente de negócios no país." 

Bisordi, da CCR, afirma que a portaria já trouxe consequências. O empréstimo de longo prazo
do BNDES para o aeroporto está pendente de aprovação. Para abarcar o risco de não
conseguir o financiamento, a concessionária convocou uma assembleia geral extraordinária
para discutir um aumento de capital no valor de R$ 566 milhões. "O BNDES está estudando e
isso [a portaria] impactará os índices de cobertura do serviço da dívida. Pode de fato 

inviabilizar esse financiamento", disse o executivo.

Além de determinar ao ministério a suspensão da portaria, o TCU deu 60 dias para a pasta se
manifestar. Procurado, o ministério informou não ter sido notificado formalmente. E
acrescentou que a revogação da portaria que limitava a operação de Pampulha "teve como
objetivo prover a sustentabilidade financeira e econômica da estatal [Infraero], além da
reestruturação financeira devido às concessões."

 

Airbus conclui venda de 430 aviões para Indigo Partners 

Por Victor Aguiar | Valor

SÃO PAULO  -  A fabricante francesa de aeronaves Airbus concluiu hoje a venda de 430
aeronaves para a Indigo Parterns, sociedade de investimentos que controla quatro
companhias aéreas no mundo. 

A operação, anunciada em novembro, está orçada em US$ 49,5 bilhões. 

Ao todo, foram adquiridas 274 aeronaves A320 neo e outras 156 A321neo, que serão
integradas às frotas da Frontier Airlines (Estados Unidos), JetSMART (Chile), Volaris
(México) e Wizz Air (Hungria). O cronograma de entregas não foi divulgado. 

 

 

 


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