Clipping

26/12/18

CLIPPING 26/12/2018

JORNAL O GLOBO

Avião que ia para Paris tem problema identificado e não decola de
aeroporto em São Paulo

https://oglobo.globo.com/brasil/aviao-que-ia-para-paris-tem-problema-identificado
-nao-decola-de-aeroporto-em-sao-paulo-23326397

Al-Qaeda prepara novos ataques a aviões e aeroportos na Europa,
diz ministro britânico

https://oglobo.globo.com/mundo/al-qaeda-prepara-novos-ataques-avioes-aeroportos
-na-europa-diz-ministro-britanico-23324954

Procon Carioca notifica Latam e Avianca por falta de informação sobre
cobrança de assentos

https://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/procon-carioca-notifica-latam
-avianca-por-falta-de-informacao-sobre-cobranca-de-assentos-23321284

Marcello Dantas, o homem de mais de um milhão de milhas

https://oglobo.globo.com/cultura/artes-visuais/marcello-dantas-homem-de
-mais-de-um-milhao-de-milhas-23327847

 

JORNAL DO BRASIL

Falha em avião faz Latam cancelar quatro voos internacionais no Natal

https://www.jb.com.br/pais/2018/12/968047-falha-em-aviao-faz-latam-cancelar-quatro

-voos-internacionais-no-natal.html

Latam diz que avião que apresentou falha não chegou a decolar

https://www.jb.com.br/pais/2018/12/968001-latam-diz-que-aviao-que-apresentou
-falha-nao-chegou-a-decolar.html

Voo da Latam tem problemas e retorna a Guarulhos após decolagem

https://www.jb.com.br/pais/2018/12/967969-voo-da-latam-tem-problemas-e-retorna-a
-guarulhos-apos-decolagem.html

 

O ESTADO DE SÃO PAULO

Após problemas, voo da Latam com destino a Paris é cancelado

https://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,apos-problemas-voo-da-latam-com
-destino-a-paris-e-cancelado,70002657248

Após problemas, avião da Latam com destino a Paris retorna para
o aeroporto de Guarulhos

https://brasil.estadao.com.br/fotos/geral,apos-problemas-aviao-da-latam-com-destino
-a-paris-retorna-para-o-aeroporto-de-guarulhos,954859

Economista é escolhido secretário de aviação

https://politica.estadao.com.br/blogs/coluna-do-estadao/economista-e-escolhido
-secretario-de-aviacao/

“Cenipa vai investigar o incidente”, diz CEO da Latam

https://cultura.estadao.com.br/blogs/direto-da-fonte/jerome/

 

CORREIO BRAZILIENSE

Avião da Latam que seguia para Paris retorna a Guarulhos após problemas

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2018/12/24/interna-brasil,727189/aviao
-da-latam-que-seguia-para-paris-retorna-para-sp-apos-problemas.shtml

'Providencie bombeiros'. Ouça o áudio do piloto da Latam sobre falha no ar

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2018/12/21/interna-brasil,726685/
providencie-bombeiros-ouca-audio-piloto-latam-sobre-falha-no-ar.shtml

Cenipa investiga pane com avião da Latam que fez pouso de emergência

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2018/12/21/interna-brasil,726796/
cenipa-investiga-pane-com-aviao-da-latam-que-fez-pouso-de-emergencia.shtml

 

O ESTADO DE MINAS

Passageiros e especialistas destacam conduta heroica de piloto que
pousou em Confins

https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2018/12/22/interna_gerais,1015497/passageiros
-e-especialistas-citam-conduta-heroica-de-piloto-em-confins.shtml

Latam diz que avião que apresentou falha não chegou a decolar

https://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2018/12/24/interna_nacional,1015936/latam
-diz-que-aviao-que-apresentou-falha-nao-chegou-a-decolar.shtml

Voo da Latam tem problemas e retorna a Guarulhos após decolagem

https://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2018/12/24/interna_nacional,1015911/voo
-da-latam-tem-problemas-e-retorna-a-guarulhos-apos-decolagem.shtml

 

AGÊNCIA BRASIL

Falha em avião faz Latam cancelar quatro voos internacionais no Natal

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-12/falha-em-aviao-faz-latam-cancelar
-quatro-voos-internacionais-no-natal

Latam diz que avião que apresentou falha não chegou a decolar

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-12/latam-diz-que-aviao-que
-apresentou-falha-nao-chegou-decolar

Voo da Latam tem problemas e retorna a Guarulhos após decolagem

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-12/voo-da-latam-tem-problemas-e
-retorna-guarulhos-apos-decolagem

 

G1

Aeroporto de Teresina tem movimento intenso mesmo com pista
em manutenção

https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2018/12/24/aeroporto-de-teresina-tem-movimento
-intenso-mesmo-com-pista-em-manutencao.ghtml

Vistoria obrigatória causa confusão entre agentes da Receita e provoca
atrasos em Viracopos

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2018/12/22/vistoria-obrigatoria-causa
-confusao-entre-agentes-da-receita-e-provoca-atrasos-em-viracopos.ghtml

 

PANROTAS

Latam cancela voos do Rio para Miami e Orlando, na Flórida

https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2018/12/latam-cancela-voos
-do-rio-para-miami-e-orlando-na-florida_161240.html

Confira três avanços obtidos pela Delta com startup própria

https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2018/12/confira-tres-avancos

-obtidos-pela-delta-com-startup-propria_161237.html

Air Canada inaugura novo lounge no aeroporto de St. John's

https://www.panrotas.com.br/aviacao/aeroportos/2018/12/air-canada-inaugura

-novo-lounge-no-aeroporto-de-st-john-39s_161234.html

AGU recorre a favor das negociações entre Boeing e Embraer

https://www.panrotas.com.br/mercado/economia-e-politica/2018/12/agu-recorre
-a-favor-das-negociacoes-entre-boeing-e-embraer_161236.html

Programas de fidelidade batem recordes no terceiro trimestre

https://www.panrotas.com.br/aviacao/eventos/2018/12/programas-de-fidelidade
-batem-recordes-no-terceiro-trimestre_161230.html

Novo lounge e coworking é alternativa para viajantes no GRU

https://www.panrotas.com.br/aviacao/aeroportos/2018/12/novo-lounge-e-coworking
-e-alternativa-para-viajantes-no-gru_161231.html

Novo lounge e coworking é alternativa para viajantes no GRU

https://www.panrotas.com.br/aviacao/aeroportos/2018/12/novo-lounge-e-coworking
-e-alternativa-para-viajantes-no-gru_161231.html

Latam e Avianca são notificadas por cobrança de assentos

https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2018/12/latam-e-avianca
-sao-notificadas-por-cobranca-de-assentos_161233.html

Pela 1ª vez, oito aéreas voarão para Punta Del Este no verão

https://www.panrotas.com.br/aviacao/aeroportos/2018/12/pela-1a-vez-oito
-aereas-voarao-para-punta-del-este-no-verao_161223.html

Copa muda forma de atendimento no Brasil; veja como fica

https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2018/12/copa-muda-forma
-de-atendimento-no-brasil-veja-como-fica_161217.html

Temer desmembra Infraero e assina MP que cria nova estatal

https://www.panrotas.com.br/aviacao/aeroportos/2018/12/temer-desmembra
-infraero-e-assina-mp-que-cria-nova-estatal_161216.html

Airbus entrega 400ª aeronave da família A320 montada na Ásia

https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2018/12/airbus-entrega-400-ordf
-aeronave-da-familia-a320-montada-na-asia_161201.html

AA retoma voos da Filadélfia e NY a St. Thomas e St. Maarten

https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2018/12/aa-retoma-voos-da
-filadelfia-e-ny-a-st-thomas-e-st-maarten_161199.html

 

MERCADO E EVENTOS

Delta revela melhorias e modernização no espaço interno de suas aeronaves

https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/delta-revela-melhorias-e-modernizacao
-no-espaco-interno-de-suas-aeronaves/

Boeing fecha negócio de US$ 11,7 bilhões com venda de até 100 B737
MAX 8s

https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/boeing-fecha-negocio-de-us-117
-bilhoes-com-venda-de-ate-100-b737-max-8s/

Aeroporto de Guarulhos celebra início de operações da SKY

https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/aeroporto-de-guarulhos
-celebra-inicio-de-operacoes-da-sky/

Viracopos se prepara para receber 366 mil pessoas entre o Natal
e o Réveillon

https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/viracopos-se-prepara-para
-receber-366-mil-pessoas-entre-o-natal-e-o-reveillon/

Air Europa planeja aposentar frotas de E195s e A330s até 2023

https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/air-europa-planeja
-aposentar-frotas-de-e195s-e-a330s-ate-2023/

 

VALOR

Latam perde mercado para sair do vermelho

Por Cynthia Malta | De São Paulo

Maior companhia aérea do país, a Latam vem encolhendo nos últimos dois anos e meio no
mercado doméstico - em 2016 transportava 35% dos passageiros e neste ano, 32%. A
retração, que levou a Gol à liderança nos voos nacionais, é de caso pensado. Faz parte de
um plano para equilibrar as contas e sair do vermelho.

"A operação doméstica tem margem negativa. Por isso fomos conservadores nos últimos
anos", disse ao Valor o presidente da Latam no Brasil, Jerome Cadier. Ele espera chegar ao
equilíbrio no próximo ano. Mas isso vai depender também de fatores externos à companhia
como o crescimento da economia, a taxa de câmbio, o preço do petróleo e eventuais
mudanças regulatórias que o novo governo faça.

"Já se fala em crescimento de 3% do PIB em 2019, mas ainda é cedo para saber", diz Cadier.
Ainda assim, o executivo, voltou a aumentar frequências de voos, mas usando a mesma frota,
desde o segundo trimestre deste ano. Para 2019, ele trabalha com uma projeção de taxa de
câmbio de R$ 4 e com um barril de querosene de aviação custando US$ 80.

Do total de passageiros transportados pela Latam, 80% voam dentro do Brasil. Se for
considerada a receita, metade vem de voos internacionais, que são lucrativos - a Latam,
considerando voos domésticos e internacionais é a maior do país, superando a Gol. O
problema é que a demanda ao exterior é muito volátil, caindo rapidamente quando o dólar
ultrapassa os R$ 4, como ocorreu neste ano quando o câmbio foi a R$ 4,24.

Para buscar o lucro, depois de cortar voos que davam prejuízo, Cadier terceirizou as
operações de solo, como transportar as malas dos passageiros e fazer a limpeza dos aviões.
Esse processo foi iniciado em setembro deste ano, com a contratação da Orbital-WFS, e deve
estar concluído em março. Os gastos com operações de solo equivalem a 5% do custo total
de um voo. O combustível, que responde por 40%, é o maior gasto cada vez que o avião
decola.

"Teremos uma redução de custo entre 15% e 20% em cada voo", diz Cadier, referindo-se à
terceirização. Esta economia, segundo ele, deve ser atingida já no primeiro ano do novo
modelo. Com isso, foram demitidas 1.400 pessoas, sendo uma parte realocada para outras
funções na companhia, que fecha este ano com 22 mil funcionários. Há um ano empregava
22,4 mil pessoas.

Outra economia importante, diz Cadier, deve ser obtida com o sistema de reservas, que já
está 100% integrado ao da chilena LAN. As duas companhias formam, desde junho de 2012,
o grupo Latam, o maior do setor de aviação da América Latina, controlado pelos irmãos Cueto.

Mas unir a brasileira TAM, rebatizada de Latam, à LAN é um processo complexo. Os sistemas
de vendas das duas empresas foram unidos em fevereiro, quase seis anos depois da fusão. E
as demais operações, como comunicação entre pessoal de terra e tripulação em voo e até
com outras companhias aéreas, foram integradas em maio, na plataforma Sabre. "Ao todo,
nos últimos três anos, foram integrados 250 sistemas", diz Cadier. O grupo estima que o novo
sistema integrado vá render economias de US$ 150 milhões ao ano.

Também faz parte do plano de ter uma estrutura mais enxuta, trazer a Multiplus, que
administra o programa de fidelidade da Latam, para dentro da companhia. Uma oferta pública
pelas ações da Multiplus foi anunciada pela Latam em setembro. A operação, ainda em
andamento, depende de os acionistas da Multiplus aceitarem vender suas ações à Latam.
Esta controla a Multiplus e 27,3% das ações estão nas mãos de investidores minoritários.

Se tudo der certo, e a Multiplus for transformada em uma divisão da Latam, Cadier conseguirá
reduzir ainda mais seus custos. A coligada LAN já tem seu programa de fidelidade, o Latam
Pass, dentro de sua estrutura. E no futuro os dois programas, da Latam e da LAN, devem se
unir. "Olhamos isso como um programa só", diz Cadier. No primeiro semestre de 2019, espera
ele, o futuro do Multiplus e do Latam Pass estará mais claro.

O fechamento de capital da Multiplus é o maior investimento que a Latam prevê fazer no
próximo ano. A compra das ações nas mãos dos minoritários é avaliada em R$ 1,2 bilhão.

O segundo maior investimento é a reforma que será feita em parte da frota de 135 aviões. 

Cadier prevê gastar nisso cerca de US$ 400 milhões. "No próximo ano vamos receber algum
avião novo", diz ele. Mas a ideia é voar maior número de frequências, voar mais horas, com o
mesmo número de aviões, observou.

Há cerca de um mês, Ramiro Alfonsín, vice-presidente de finanças do Grupo Latam, disse em
teleconferência para analistas e investidores que a companhia está mudando a maneira de
investir. Para o período de 2018 a 2021 os investimentos para comprar 45 aviões seriam de
US$ 3,3 bilhões. O plano anterior era investir US$ 5,56 bilhões, para 70 aviões. O corte
drástico deve-se a um cenário de demanda fraca no Brasil e na Argentina, com forte disputa
de preços no mercado internacional.

Enquanto a Latam cortava custos, nos últimos dois anos e meio, a Avianca e a Azul
ampliavam rotas e suas frotas, mesmo com o Produto Interno Bruto (PIB) encolhendo ou 

crescendo devagar. "A questão é que a Avianca teve menos fôlego financeiro do que a
Azul", diz Cadier. A Avianca teve seu pedido de proteção contra credores aceito pela Justiça
há 12 dias.

A possibilidade de a Azul comprar a Avianca, como disse recentemente ao Valor o empresário
David Neeleman, é vista como algo natural por Cadier. "Temos pouco interesse [em comprar a
Avianca] pois já somos grandes no Brasil", diz o presidente da Latam.

A Avianca pode ainda suscitar o interesse de companhias estrangeiras. Medida Provisória
(MP) editada pelo presidente Michel Temer no mesmo dia em que a Avianca entrou em
recuperação judicial permite que o capital estrangeiro tenha 100% do capital de uma
companhia aérea no país. Até então, o limite era de 20%, com direito a voto.

A Gol tem dois sócios estrangeiros: a americana Delta, com 12,33% do capital, e a holandesa
KLM, com 1,59%. Os controladores da Avianca, os irmãos Efromovich, têm relação com a
United Airlines.

A MP também abre espaço para os irmãos Cueto oficializarem seu peso na Latam. A família
Amaro, fundadora da TAM, tem 2,6% do capital da Latam. Para cumprir o limite de 20% a
estrangeiros, firmou-se um acordo de acionistas que dá maior poder de votos aos Amaro.

Cadier avalia que se a MP for mantida como está, sem que o Brasil mude as regras exigidas
para voos internacionais, a Latam e suas rivais deverão acabar sendo companhias apenas
domésticas. Um piloto da Latam pode voar até o limite de 850 horas por ano. Um que trabalhe
para a United Airlines, por exemplo, pode voar até 1.000 horas. Isso significa que a americana
pode por um avião no ar com menos funcionários do que a Latam, a Azul ou a Avianca.

As empresas que operam no Brasil também precisam pagar hotel aos passageiros quando um 

voo é cancelado, por exemplo, por más condições climáticas ou porque um cidadão resolveu
voar seu drone em cima do aeroporto. A regulação, diz Cadier, leva mais em conta o conforto
do passageiro e menos a sustentabilidade da companhia aérea. Deveria haver mais equilíbrio
nessa relação, diz. E não exigir reciprocidade de outros países, no que se refere à MP que
abriu o mercado aos estrangeiros, "foi uma oportunidade perdida".

 

Voo da Latam tem problemas e retorna a Guarulhos após decolagem

Por Agência Brasil

SÃO PAULO  -  Um voo da Latam, que partiu no início da madrugada desta segunda-feira com
destino a Paris, teve que retornar ao Aeroporto Internacional de Guarulhos devido a problemas
técnicos. A companhia não detalhou quais foram os problemas enfrentados pela aeronave,
apenas que o avião precisou voltar para uma “manutenção corretiva”.

A Latam informou, por meio de nota, que está prestando a “assistência necessária aos
passageiros”. Segundo o comunicado, o voo foi remarcado para as 18h45 de hoje. A empresa
disse ainda que considera que “a segurança é um valor imprescindível” e que “todas as suas
decisões visam garantir uma operação segura”.

Belo Horizonte

Um outro problema envolvendo um voo da Latam está sendo investigado pelo Centro de
Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Na madrugada da quinta-feira,
um avião que havia decolado do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, pouco
depois da meia-noite, teve que fazer um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de
Belo Horizonte-Confins.

O Boeing 777 que levava 339 passageiros em um voo para Londres, capital inglesa, sofreu
uma pane. Durante a aterrizagem, os pneus da aeronave foram danificados. Segundo a
BH Airport, concessionária que administra o terminal, a pista foi interditada às 1h43 e liberada
totalmente para pousos e decolagens somente às 22h48. A concessionária informou que o
reparo da aeronave, que teve vários pneus danificados, foi concluído às 21h58.

A Latam informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que todos os passageiros do
voo foram transportados para o Aeroporto de Guarulhos, onde embarcaram em outro avião
da empresa para Londres.

Na sexta-feira, uma equipe de investigadores esteve no local para uma ação inicial da ocorrência

envolvendo a aeronave que, além dos passageiros, estava também com 16 tripulantes a bordo.


abear no facebook

abear no twitter

São Paulo

Av. Ibirapuera, 2332 - Conj. 22 - Torre Ibirapuera I
04028-002 | Moema | São Paulo/SP
+ 55 11 2369-6007

Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160 - Edifício Orly, 8º andar, Sala 832
20020-080 | Centro | Rio de Janeiro/RJ
+ 55 21 2532-6126

Brasília

SAUS Quadra 1 - Bloco J , 10/20 - Edifício CNT - Sala 506
70070-944 | | Brasília/DF
+ 55 61 3225-5215