Clipping

14/05/18

CLIPPING 14/05/2018

O GLOBO

Masp consegue na Justiça direito de pagar por peso armazenagem de
obras em aeroporto

https://oglobo.globo.com/cultura/artes-visuais/masp-consegue-na-justica-direito-de-pagar-por
-peso-armazenagem-de-obras-em-aeroporto-22675821

Anac anuncia reajuste das taxas de embarque no Galeão: confira os
novos valores

https://oglobo.globo.com/economia/anac-anuncia-reajuste-das-taxas-de-embarque-no-galeao
-confira-os-novos-valores-22672993#ixzz5FTAEDhpa
 

Dois terços de comissárias de bordo nos EUA já sofreram assédio sexual

https://oglobo.globo.com/boa-viagem/dois-tercos-de-comissarias-de-bordo-nos-eua-ja-sofreram
-assedio-sexual-22674304#ixzz5FTAet88K
 

A partir de 2019, Rio não terá mais voo direto para NY

https://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/partir-de-2019-rio-nao
-tera-mais-voo-direto-para-ny.html

Protesto nas redes sociais pode levar a United Airlines a incluir suco de
tomate de novo no cardápio

https://oglobo.globo.com/economia/protesto-nas-redes-sociais-pode-levar-united-airlines-incluir
-suco-de-tomate-de-novo-no-cardapio-22674948#ixzz5FTB29aLY
 

 

JORNAL DO BRASIL

Anac autoriza reajuste em taxa de embarque do Galeão e de Confins

http://www.jb.com.br/pais/noticias/2018/05/11/anac-autoriza-reajuste-em-taxa-de-embarque
-do-galeao-e-de-confins/

 

FOLHA DE SÃO PAULO

TJ-SP mantém condenação de aérea por impedir cadeirante de seguir
em voo

SÃO PAULO

A 20ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão que
condenou a Air Europa a indenizar em R$ 25 mil uma passageira cadeirante que foi impedida
de continuar em um voo da companhia aérea.

O caso aconteceu em fevereiro de 2016, em um voo entre São Paulo e Porto (Portugal).
Mesmo com documentos que comprovavam a necessidade de cadeira de rodas para chegar a
seu assento no avião, a passageira teve o ingresso na aeronave impedido pelo comandante.

Segundo ela, a justificativa apresentada pela Air Europa foi que ela estava desacompanhada e
seu atestado médico era antigo, o que impedia a verificação de suas reais condições de
realizar um voo de longa duração.

Depois de retirada da aeronave, a passageira ficou ainda sem suporte no saguão do aeroporto
e só conseguiu embarcar novamente para Portugal no dia seguinte, por outra companhia aérea.

O desembargador Luiz Correia Lima, relator da apelação, afirmou que a sentença de 1º grau
analisou corretamente todas as provas produzidas e os pontos controvertidos de relevância. Ele
acrescentou ainda que os fatos, por si só, são suficientes para demonstrar os danos sofridos
pela passageira.

“Todo aquele que se predispõe a exercer atividade econômica no mercado de consumo e que,
em razão desse exercício, cause danos (material ou moral) ao consumidor, deverá repará-los,
independentemente da demonstração de culpa em sua conduta, bastando que o consumidor
prove o nexo de causalidade entre o serviço defeituoso e o dano por ele sofrido.”

Outros dois desembargadores da Câmara seguiram o entendimento do relator, dando unanimidade
ao julgamento.

 

O ESTADO DE SÃO PAULO

Anac reajusta tarifas dos aeroportos do Galeão e de Confins

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,anac-reajusta-tarifas-dos-aeroportos
-do-galeao-e-de-confins,70002304661

 

O ESTADO DE MINAS

Anac reajusta tarifas dos aeroportos do Galeão e de Confins

https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2018/05/11/internas_economia
,958006/anac-reajusta-tarifas-dos-aeroportos-do-galeao-e-de-confins.shtml

 

AGÊNCIA BRASIL

Anac autoriza reajuste em taxa de embarque do Galeão e de Confins

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-05/anac-autoriza-reajuste-em-taxa-de
-embarque-do-galeao-e-de-confins

 

G1

Aeroporto de Campos, RJ, é invadido e administração aponta furto de
fios de cobre

https://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/noticia/aeroporto-de-campos-rj-e-invadido-e
-administracao-aponta-furto-de-fios-de-cobre.ghtml

Com concessão de aeroporto, Tocantins terá primeiro ponto de alfândega

https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/com-concessao-de-aeroporto-tocantins-tera-primeiro
-ponto-de-alfandega.ghtml

Anac reajusta tarifas de embarque dos aeroportos do Galeão e de Confins

https://g1.globo.com/economia/noticia/anac-reajusta-tarifas-de-embarque-dos-aeroportos-do-galeao
-e-confins.ghtml

Aeroporto Regional da Zona da Mata conquista nova certificação da Anac

https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/aeroporto-regional-da-zona-da-mata-conquista
-nova-certificacao-da-anac.ghtml

Anac proíbe novas rotas de voos no Aeroporto Zumbi dos Palmares, em AL

https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/anac-proibe-novas-rotas-de-voos-no-aeroporto-zumbi-dos
-palmares-em-al.ghtml

 

TECHTUDO

Como encontrar passagens aéreas baratas no Skyscanner em um
mês específico

https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2018/05/como-encontrar-passagens-aereas
-baratas-no-skyscanner-em-um-mes-especifico.ghtml

 

DCI

Anac reajusta tarifas dos aeroportos do Galeão e de Confins

https://www.dci.com.br/servicos/anac-reajusta-tarifas-dos-aeroportos-do-gale-o-e-de-confins-1.705968

 

PANROTAS

Gol lança avião temático para divulgar TV ao vivo

https://www.panrotas.com.br/aviacao/tecnologia/2018/05/gol-lanca

-aviao-tematico-para-divulgar-tv-ao-vivo_155459.html

Delta lança série sobre novos uniformes; confira 

https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2018/05/delta-lanca
-serie-sobre-novos-uniformes-confira_155439.html

Air China opera voos entre Londres e China a partir de julho

http://v2.panrotas.com.br/viagens-corporativas/aviacao/2018/05/air-china-opera
-voos-entre-londres-e-china-a-partir-de-julho_155435.html

Duas em cada três comissárias já foram assediadas

https://www.panrotas.com.br/aviacao/pesquisas-e-estatisticas/2018/05/
duas-em-cada-tres-comissarias-ja-foram-assediadas_155429.html

Azul passa a operar entre Recife e Fort Lauderdale

https://www.panrotas.com.br/aviacao/novas-rotas/2018/05/azul-passa
-a-operar-entre-recife-e-fort-lauderdale_155430.html

Companhias aéreas priorizam jatos maiores

https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2018/05/
companhias-aereas-priorizam-avioes-menores_155427.html

 

MERCADO E EVENTOS

Gol pinta aeronave para promover sua plataforma TV Ao Vivo

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/gol-pinta-aeronave-para
-promover-sua-plataforma-tv-ao-vivo/

Azul inicia voo direto entre Pernambuco e Fort Lauderdale, nos EUA

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/azul-inicia-voo-direto-entre-pernambuco
-e-fort-lauderdale-nos-eua/

 

JORNAL DE TURISMO

Pernambuco ganha voo direto para Fort Lauderdale nos EUA

https://www.jornaldeturismo.tur.br/destaque/80906-pernambuco-ganha-voo-direto
para-fort-lauderdale-nos-eua

 

VALOR

Anac autoriza reajuste de taxa de embarque do Galeão e de Confins 

Por Agência Brasil 

BRASÍLIA  -  A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) reajustou os tetos das tarifas
aeroportuárias dos contratos de concessão dos aeroportos internacionais Antônio Carlos
Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, e Tancredo Neves (Confins), em Minas Gerais. Os novos
valores poderão ser praticados 30 dias após a divulgação pelas concessionárias. 

Os tetos das tarifas de embarque e conexão de passageiros e de pouso e permanência de
aeroporto de Confins. Já os tetos das tarifas de armazenagem e capatazia de cargas de 

ambos os aeroportos foram reajustados em 2,7628%. 

Com isso, a taxa de embarque no Galeão passará de R$ 29,41 para R$ 30,35, em voos
domésticos, e de R$ 52,09 para R$ 53,74, em voos internacionais. Em Confins, os valores
subirão de R$ 29,13 para R$ 30,15, em voos domésticos e de R$ 51,58 para R$ 53,40, em
viagens internacionais. Os valores da taxa de embarque internacional são acrescidos do
Adicional do Fundo Nacional de Aviação Civil, atualmente em R$ 57,47.

De acordo com a Anac, a definição dos novos valores foram tomadas considerando a inflação
acumulada entre abril de 2017 e abril de 2018 medida pela variação do Índice de Preços ao
Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "Os
reajustes estão previstos nos contratos como mecanismo de atualização monetária e tem
como objetivo preservar o equilíbrio econômico-financeiro estabelecido nos contratos de
concessão", disse a assessoria da agência reguladora. 

As tarifas aeroportuárias são valores pagos à concessionária pelas companhias aéreas, pelo
operador da aeronave ou pelo passageiro e correspondem aos procedimentos de embarque,
conexão, pouso, permanência, armazenagem e capatazia dentro dos aeroportos. 

Proibições 

A Anac também emitiu uma determinação para que os aeroportos Gilberto Freyre, em Recife,
Zumbi dos Palmares, em Maceió, e Santa Maria, em Aracaju não recebam novas rotas de voos.

De acordo com a agência, a decisão foi tomada devido a não adequação dos terminais a
algumas diretrizes estabelecidas pelo Plano de Ações e Correções sobre áreas
prioritárias para segurança operacional. Essas normas, segundo o órgão, são relativas à pista
de pouso e decolagem.

Pesou também, a falta de previsão por parte da Empresa Brasileira de Infraestrutura
Aeroportuária (Infraero) de realização de investimentos adicionais nesses aeroportos. A
decisão foi publicada no "Diário Oficial da União" da última segunda-feira (7). Segundo a Anac,
ficam mantidos nos aeroportos apenas os voos já aprovados até sete dias antes da publicação
da portaria.

 

Lucro da Avianca Holdings recua 83,2% no primeiro trimestre 

Por João José Oliveira | Valor 

SÃO PAULO  -  (Atualizada às 15h08) A Avianca Holdings, grupo aéreo colombiano da mesma
família dona da Avianca Brasil, teve lucro líquido de US$ 3,4 milhões no primeiro trimestre
deste ano, queda de 83,2% ante o apurado em igual período de 2017. Na mesma base de
comparação, a receita líquida aumentou 9,4%, atingindo US$ 1,067 bilhão. 

O lucro da companhia controlada pela família Efromovich foi afetado por itens não recorrentes,
 segundo a empresa, provocados por despesas relacionadas à greve de 700 pilotos -- metade
de sua força de trabalho -- que durou 51 dias, entre setembro e outubro do ano passado. A
empresa ainda contabiliza despesas com gastos para rescisão de contratos de parte dos
grevistas, após o movimento ter sido considerado ilegal, além de custos extras por relocação
de passageiros que seguiram impactando o balanço no primeiro trimestre.

"Ainda não estamos contando com todos os pilotos", disse o presidente da holding, Hernan
Rincón, durante teleconferência sobre os resultados da companhia. Segundo ele, dos cerca
de 700 profissionais que aderira à greve, 57 foram demitidos, outros 66 ainda estão sendo
avaliados, enquanto os demais receberam algum tipo de pena. 

Excluindo os itens que a Avianca considerou não recorrentes, o lucro da companhia no primeiro
trimestre deste ano teria sido de US$ 28,9 milhões. 

O ganho antes de juros e impostos (Ebit, na sigla em Inglês) cresceu 10%, para
US$ 75,8 milhões, determinando uma margem Ebit de 6,5%, em linha com a rentabilidade de
6,4% um ano antes. Sem as despesas com a greve dos pilotos, esse indicador teria sido de
US$ 101,2 milhões entre janeiro e março deste ano. 

O aumento das vendas da Avianca Holdings no primeiro trimestre deste ano foi alimentado
pela aposta da empresa em voos de maior percurso, em rotas internacionais. Isso explica
porque a aérea transportou 1,3% menos passageiros, embarcando 7,5 milhões de clientes,
mas apurou um incremento de 6,8% no tráfego medido em passageiros-quilômetros
transportados (RPK, na sigla em Inglês), sempre comparando o desempenho do primeiro
trimestre deste ano com igual período de 2017. 

Taxa de ocupação 

A Avianca melhorou a taxa de ocupação em 1,75 ponto percentual, para 83,6%, e apurou uma
receita média por passageiro a cada assento disponível por quilômetro voado (Prask) de 7,8%. 

Rincón, disse que as vendas e reservas de voos internacionais operados pela empresa
continua firmes neste segundo trimestre, sem apresentar variações em função da valorização
do dólar. 

"A nossa demanda internacional segue forte, para os Estados Unidos, a Europa e em rotas 

dentro da América do Sul", disse o executivo. 

Os voos internacionais representam cerca de metade dos 7,5 milhões de passageiros que a
Avianca Holdings transportou no primeiro trimestre deste ano. 

A empresa tem, ainda, 54,6% do mercado da aviação doméstica na Colômbia, uma fatia de
11,3% do mercado no Peru, além de atuar nos mercados internos do Equador e de países da
América Central. 

O incremento da receita média por passageiro ajudou a Avianca a compensar o aumento, de
9,3%, nos custos, movimento alimentado principalmente pelo petróleo mais caro e por salários. 

As despesas com combustíveis no primeiro trimestre deste ano aumentaram 23% e atingiram
US$ 277,9 milhões. Os gastos com salários e outros benefícios cresceram 13%, para
US$ 188,5 milhões. 

A Avianca disse que está negociando com as fabricantes de aeronaves e com empresas de
arrendamento um reescalonamento das entregas de novos jatos programadas para 2020,
2021 e 2022. A meta é economizar US$ 2 bilhões em endividamento com frota nesse período. 

A Avianca Holdings registrava em 31 de março um endividamento de US$ 6,3 bilhões, dos
quais US$ 3,44 bilhões em débitos de longo prazo. O caixa da companhia somava
US$ 568,9 milhões na mesma data. 

A relação entre dívida líquida e o lucro antes de juros, impostos, depreciação, amortização e
arrendamento para 12 meses (Ebitdar) caiu de 6 vezes para 5,7 vezes entre 31 de março de
2017 e mesma data este ano. 

A empresa informou que planeja fechar 2018 com um incremento de 7% a 9% na quantidade
de passageiros transportados. A meta para a capacidade é elevar a oferta de assentos de 8%
a 10%. A margem operacional esperada para o ano é de 6% a 8%. 

Fusão com Avianca Brasil  

Durante a teleconferência Rincón falou sobe a fusão da Avianca Holdings, colombiana, com a
Avianca Brasil, companhias aéreas que têm os mesmos controladores, mas são pessoas

jurídicas separadas e independentes.  

O executivo disse que as negociações para combinar as operações com a Avianca Brasil 

continuam porque uma fusão é o movimento correto a fazer. Ele apontou, entretanto, que ainda
faltam acertar detalhes que reduzam as incertezas envolvendo o negócio, que vem sendo
discutido por grupos de estudo das duas empresas desde junho de 2017. 

"As negociações com a Ocean Air [nome da pessoa jurídica da Avianca Brasil] continuam. Já
identificamos vários pontos de sinergias entre as duas empresas. É um negócio que será feito.
A questão é quando", disse o executivo na teleconferência de resultados nesta sexta-feira. 

A Avianca Holding, com sede na Colômbia, tem 51,5% do controle pertencente ao grupo
Synergy, da família Efromovich, que é dona de 100% dona da Ocean Air, cujo nome fantasia é
Avianca Brasil por meio de um contrato de cessão de uso de marca. 

O presidente da Avianca Holdings disse que as duas devem operar de forma combinada em
algum momento no futuro, assim que algumas incertezas sejam esclarecidas. Ele citou o
comportamento da economia brasileira, sujeita às flutuações de demanda e investimentos por
conta de incertezas políticas. "Há eleições no Brasil, que deixam algumas incertezas", apontou
Rincón.

A Avianca, que atua na Colômbia, Peru, Equador, países da América Central e ainda apura
cerca de metade da receita com voos internacionais, transporta cerca de 30 milhões de
passageiros por ano, usando 188 jatos. Já a Avianca Brasil, menor, fatura R$ 3,5 bilhões por
ano e transporta 9 milhões de pessoas, com 55 aviões. 

United Airlines  

Além da negociação para combinar operações com a brasileira Avianca Brasil, a Avianca
Holdings também negocia acordos comerciais com a United Airlines, terceira maior companhia
aérea dos Estados Unidos. 

O presidente da Avianca Holdings disse que as negociações para esse acordo comercial estão
em fase final. 

"Apresentamos esta semana o rascunho final do negócio ao nosso conselho. Não é ainda um
documento a ser submetido em assembleia, porque ainda há detalhes pequenos sendo
negociados, mas é o modelo final que devemos ter", disse Rincón, em teleconferência de
resultados com analistas. 

O executivo admitiu que as negociações estão demorando mais que o planejado. "Temos que
admitir que subestimamos a complexidade desse tipo de operação." 

Desde janeiro do ano passado, Avianca e United negociam acordos operacionais e comerciais
para que possam operar de forma conjunta rotas entre América Latina e os Estados Unidos e
 compartilharem outros serviços e produtos, como transporte de cargas e programas de
 fidelidade. 

 

 


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