Clipping

10/12/18

CLIPPING 10/12/2018

O GLOBO

Avianca pode perder até 20% da frota por causa de dívidas atrasadas

https://oglobo.globo.com/economia/avianca-pode-perder-ate-20-da-frota-por-causa-de
-dividas-atrasadas-23289942

Embraer vai recorrer da decisão judicial que suspendeu joint venture
com a Boeing

https://oglobo.globo.com/economia/embraer-vai-recorrer-da-decisao-judicial-que
-suspendeu-joint-venture-com-boeing-23288214

 

JORNAL DO BRASIL

Infraero abrirá licitação para ampliar e reformar Aeroporto de Navegantes

https://www.jb.com.br/economia/2018/12/963293-infraero-abrira-licitacao-para-ampliar-e
-reformar-aeroporto-de-navegantes.html

 

FOLHA DE SÃO PAULO

Com risco de perder aviões, Avianca diz que reduções na frota
estão previstas desde agosto

SÃO PAULO

Enfrentando ações que pedem a devolução de aviões arrendados por falta de pagamento, a
Avianca afirmou que está reestruturando sua malha e que reduções no número de aeronaves
estão previstas desde agosto.

Nesta quinta-feira (7), a coluna Mercado Aberto informou que ao menos três empresas que
arrendam aeronaves para a Avianca entraram na justiça pedindo a retomada dos aviões por
falta de pagamento.

Em nota, a companhia  diz que as negociações com seus fornecedores de leasing fazem parte
de um processo de adequação da sua frota à atual demanda de passageiros.

A empresa ainda informa que pretende, em linha com a readequação de sua frota, entregar
oito aeronaves que já não estão consideradas em sua malha.

A companhia reforça que suas operações seguem normalmente e não serão impactadas.

"A malha programada será cumprida integralmente. Ou seja, a empresa continuará atendendo
todos os destinos oferecidos."

A Avianca Brasil também informa que está totalmente em dia com o pagamento dos aeroportos
onde opera nacional e internacionalmente.

A empresa tinha, em junho, R$ 1,168 bilhão em dívidas com vencimento no prazo de até um
ano, segundo as demonstrações contábeis apresentadas à Anac (órgão regulador do setor
aéreo).

 

O ESTADO DE SÃO PAULO

Cliente compra passagens aéreas, mas é informada que elas não cobrem
bagagem no retorno da viagem

https://sao-paulo.estadao.com.br/blogs/seus-direitos/cliente-compra-passagens-aereas
-mas-e-informada-que-elas-nao-cobrem-bagagem-no-retorno-da-viagem/

 

CORREIO BRAZILIENSE

Passageiros já começam a deixar Brasília no período de festas natalinas

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2018/12/10/interna_cidadesdf
,724242/passageiros-ja-comecam-a-deixar-brasilia-no-periodo-de-festas-natalina.shtml

Embraer e AGU vão recorrer de suspensão do acordo com a Boeing

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2018/12/07/internas
_economia,723927/embraer-e-agu-vao-recorrer-de-suspensao-do-acordo-com-a
-boeing.shtml

Embraer vai recorrer de suspensão do acordo com a Boeing

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2018/12/07/internas
_economia,723882/embraer-vai-recorrer-de-suspensao-do-acordo-com-a-boeing.shtml

 

O ESTADO DE MINAS

Infraero abrirá licitação para ampliar e reformar Aeroporto de Navegantes

https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2018/12/07/internas_economia,1011357/infraero
-abrira-licitacao-para-ampliar-e-reformar-aeroporto-de-navegan.shtml

 

G1

Licença para balizamento noturno do aeroporto de Noronha deve ser
liberada ainda este ano, diz ministro

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/blog/viver-noronha/post/2018/12/07/licenca-para
-balizamento-noturno-do-aeroporto-de-noronha-deve-ser-liberada-ainda-este-ano-diz
-ministro.ghtml

Mesmo com pista em reforma, empresas aéreas voltam a operar no
interior do AC

https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2018/12/07/mesmo-com-pista-em-reforma
-empresas-aereas-voltam-a-operar-no-interior-do-ac.ghtml

 

ÉPOCA NEGÓCIOS

Com dívidas de R$ 100 milhões só com aeroportos, Avianca
pode perder aviões

https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2018/12/epoca-negocios
-com-dividas-de-r-100-milhoes-so-com-aeroportos-avianca-pode-perder-avioes.html

 

DCI

Infraero abrirá licitação para ampliar e reformar Aeroporto de Navegantes

https://www.dci.com.br/servicos/infraero-abrira-licitac-o-para-ampliar-e-reformar-aeroporto
-de-navegantes-1.764338

Latam diz que greve no Chile não afetará voos

https://www.dci.com.br/servicos/latam-diz-que-greve-no-chile-n-o-afetara-voos-1.764274

Com dívidas de R$ 100 milhões só com aeroportos, Avianca pode
perder aviões

https://www.dci.com.br/servicos/com-dividas-de-r-100-milh-es-so-com-aeroportos
-avianca-pode-perder-avi-es-1.764196

 

PANROTAS

Embraer abre exposição em GRU para comemorar 50 anos; fotos

https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2018/12/embraer-abre-exposicao
-em-gru-para-comemorar-50-anos-fotos_160886.html

Justiça de SP veta fusão da Embraer com a Boeing

https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2018/12/justica
-de-sp-veta-fusao-da-embraer-com-a-boeing_160890.html

Infraero vai dobrar tamanho do Aeroporto de Navegantes

https://www.panrotas.com.br/aviacao/aeroportos/2018/12/infraero-vai-dobrar
-tamanho-do-aeroporto-de-navegantes_160881.html

Azul terá voo inédito de Campinas (SP) a Buenos Aires

https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2018/12/azul-tera-voo
-inedito-de-campinas-sp-a-buenos-aires_160879.html

 

MERCADO E EVENTOS

Azul terá voo inédito de Campinas para Buenos Aires em janeiro

https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/azul-tera-voo-inedito-de
-campinas-para-buenos-aires-em-janeiro/

Latam inicia vendas para Bariloche durante a temporada de neve

https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/latam-inicia-vendas-para
-bariloche-durante-a-temporada-de-neve/

Copa Airlines celebra 25 anos de “Viaje Inolvidable” com ação em São Paulo

https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/copa-airlines-celebra-25-anos-de-viaje
-inolvidable-com-acao-em-sao-paulo/

 

JORNAL DE TURISMO

Fusão entre Boeing e Embraer é suspensa pela Justiça Federal em São Paulo

https://www.jornaldeturismo.tur.br/aviacao/81950-fusao-entre-boeing-e-embraer-e-suspensa
-pela-justica-federal-em-sao-paulo

 

VALOR

Avianca diz que pretende devolver 8 aviões e que não deve a aeroportos

Por Cynthia Malta e Rodrigo Carro | Valor

SÃO PAULO E RIO  -  (Atualizado às 13h07) A Avianca Brasil, que está sendo correndo risco
de perder pelo menos 12 aviões, em uma ação judicial movida por duas empresas de
arrendamento, informou nesta sexta-feira (7) "que as negociações com seus fornecedores de
leasing fazem parte de um processo de adequação da sua frota à atual demanda de
passageiros".

A empresa diz que deverá devolver oito aviões e que "está reestruturando sua malha e se
ajustando ao cenário atual do país", diz a nota enviado ao Valor.

A companhia não esclareceu se os oito aviões a serem devolvidos fazem parte do grupo de
12 que estão sendo reclamados pelas empresas de leasing BOC Avation, de Cingapura, e a
Constitution Aircraft, da Irlanda.  

Segundo a companhia, a redução de aeronaves está prevista e planejada desde agosto de
2018. A empresa "pretende, em linha com a readequação de sua frota, entregar oito
aeronaves que já não estão consideradas em sua malha".

A companhia diz que suas operações seguem normalmente e que continuará atendendo todos
os destinos oferecidos.

A Avianca também informou "que está totalmente em dia com o pagamento aeroportos onde
opera nacional e internacionalmente".

A companhia tem frota de 60 aviões.  

 

Smiles: Conselheiros queriam submeter incorporação pela Gol ao CAF

Por Graziella Valenti | Valor

SÃO PAULO  -  Os conselheiros independentes da Smiles Leonardo Pereira, Felipe Villela
Dias e Cassio Casseb sugeriram ao presidente do colegiado, Constantino Júnior, que a
operação de incorporação pela Gol fosse submetida ao Comitê de Aquisições e Fusões
(CAF). A informação consta da ata de reunião do conselho da companhia de fidelidade,
realizada dia 28 de novembro, que aprovou a escolha dos três indicados para compor o
comitê independente que vai negociar as condições da combinação com a Gol. A sugestão,
contudo, não foi acatada pela companhia.

O CAF é uma entidade de auto-regulação conveniada à Comissão de Valores Mobiliários
(CVM), cujos processos avaliados contam com a presunção de regularidade, pela autarquia.

Esses mesmos conselheiros também sugeriram que a Gol constitua um comitê especial
independente para negociar a potencial reorganização societária e ainda que esse comitê
tenha a prerrogativa de contratar "terceiro mediador, a ser mutuamente acordado com a
acionista controladora, para participar nas interações entre as partes envolvidas". Até o
momento, contudo, não se tem notícia de que tais recomendações tenham sido acatadas.

Na reunião sobre o comitê foram escolhidos os seguintes nomes: Ana Novaes, ex-diretora da
CVM e conselheira independente por mais de dez anos na CCR; José Luiz Osório, fundador
da gestora carioca Jardim Botânico e ex-presidente da CVM; e José Guimarães Monforte,
ex-presidente do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), ex-conselheiro eleito
por minoritários na Petrobras e conselheiro independente na Eletrobras.

Ana Novaes foi diretora da CVM entre os anos de 2012 e 2014, durante a gestão do então
presidente Leonardo Pereira, atualmente membro independente do conselho da Smiles e
ex-executivo da Gol. Ana foi a relatora do colegiado da autarquia responsável pelo voto,
acompanhado por Pereira, que garantia que a reestruturação societária da Oi fosse aprovada
com voto dos acionistas controladores. Na ocasião, ela disse não ver indícios de benefício
particular que justificasse o impedimento de voto dos então sócios controladores da tele, a
despeito de a operação garantir que a empresa assumiria dívida que pertencia então aos
donos da companhia.

A indicação de Ana Novaes para o comitê de Smiles foi aprovada por maioria, com abstenção
do voto de Pereira.

A reunião também foi marcada por uma forte crítica à transação pretendia -- incorporação
pela Gol -- e à forma de seu anúncio. registrada com voto em separado pelo conselheiro 

independente Felipe Villela Dias, que é sócio da Visagio, na qual atua como especialista em
finanças em projetos de consultoria, segundo curriculum registrado nos documentos da
própria Smiles. Foi ainda sócio da gestora de recursos Squadra.

Crítica

O conselheiro Villela Dias, sócio da consultoria Visagio e ex-sócio da gestora Squadra, fez
por escrito -- e exigiu a divulgação -- críticas ao comportamento da Gol relacionados à
operação de incorporação da Smiles. O plano para a combinações das empresas foi
anunciado pelo grupo -- Gol e Smiles -- no dia 15 de outubro.

As opiniões de Villela Dias foram anexadas à ata da reunião de conselho da companhia.

Todo o desenho da transação foi anunciado, mas sem os detalhes financeiros. Isso porque
serão definidos após o trabalho do comitê independente.

Os comentários do conselheiro, registrados em ata, começam com a crítica à Gol por não ter
debatido previamente com o conselho da Smiles o anúncio da operação. "Ao término de um
feriado prolongado, fomos informados que a Gol decidira incorporar a Smiles, sem termos tido
nenhum tipo de direito ao debate ou consulta prévia a este conselho", escreve ele.

Segundo Villela Dias, a operação pretendida contém uma assimetria "bastante grave" entre as
possibilidades dos controladores e dos minoritários. "O controlador terá o direito de desistir da
operação caso não esteja satisfeito com os termos apresentados. Os minoritários, mesmo que
insatisfeitos, serão compulsoriamente incorporados numa holding detentora de ações
preferenciais, caso o controlador queira seguir adiante."

Atualmente, a Smiles é uma companhia listada no Novo Mercado da B3, controlada pela Gol,
que é detentora de 52% das ações ordinárias da empresa. O plano é que a Smiles seja
incorporada pela Gol e as ações ordinárias sejam trocadas parte por ações preferenciais
resgatáveis e parte que será, ao fim do processo, convertida em ordinárias da Gol. Contudo,

a Gol resultante se tornará uma holding de resultados. Como ativos, será detentora apenas
de ações preferenciais, com direitos econômicos majorados, da companhia operacional que
reunirá a atividade de programas de fidelidade e de aviação comercial.

Apesar de diversas críticas e pedidos de acionistas minoritários para que a Gol não vote na
assembleia de Smiles que tratar da incorporação, a companhia já reiterou que não é este o
plano. O argumento é que o Parecer de Orientação 35, da Comissão de Valores Mobiliários
(CVM), que trata de procedimentos para incorporação de controladas, sugere alternativamente
a composição de comitê independente ou a abstenção do voto do controlador.

O conselheiro independente de Smiles, sobre isso, afirma que "fazer o estritamente legal
pode não ser o suficiente". Ele continua: "Havia maneiras de deixar claro ao mercado que
não havia por parte de ninguém o interesse em prejudicar qualquer acionista desta empresa.
Submeter ao Comitê de Aquisições e Fusões (CAF) seria uma dessas maneiras". Villela Dias,
junto com mais dois conselheiros independentes da Smiles -- Leonardo Pereira e Cássio
Casseb -- sugeriram, sem sucesso, ao presidente do colegiado que a operação fosse
submetida ao CAF. "Alguns dias depois, no entanto, fomos informados que nossa sugestão
não seria aceita", registrou Villela Dias, ao tratar da recomendação que fez com seus colegas
de conselho.

Na visão de Villela Dias, seria essencial para a formação do comitê de Smiles, que vai
negociar as condições para incorporação pela Gol, a presença de algum conselheiro
independente atual. Ele afirma em seu voto separado que "informalmente, os conselheiros
Leonardo Pereira, Cassio Casseb e Claudio Galeazzi declinaram, por razões pessoais
diversas, à possibilidade de integrar a equipe". E continua: " Respeito e reconheço os motivos
de cada um destes conselheiros, mas entendo que é de extrema relevância a participação de
um ou mais dos conselheiros independentes neste comitê que será formado. O desencontro
de informações entre Gol e a Smiles é patente". O conselheiro se ofereceu para a
composição, entretanto, não foi aceito pelos demais.

Segundo Villela Dias deixou registrado, ele se surpreendeu com as colocações da Gol no fato
relevante a respeito do plano de incorporação da Smiles, que alegou "obstáculos para a
capacidade dos investimentos necessários e da otimização na coordenação do
desenvolvimento de ofertas de produtos". Ao anunciar o plano de combinação das
companhias, a Gol também tornou pública a intenção de não renovar o contrato com a
Smiles, cujo vencimento está previsto apenas para 2032.

"A informação apresentada era absolutamente divergente das que existiam no âmbito do
conselho de administração da Smiles", segundo o conselheiro. Mais à frente, ele afirma: "A
informação apresentada pelo fato relevante da Gol não só não é consistente com a visão de
negócio que dispúnhamos no conselho como representou uma mudança efetiva nas projeções
da própria Gol para Smiles".

O administrador cita que "no resultado referente ao 3º trimestre de 2018, último divulgado,
nosso faturamento bruto cresceu 17,6% quando comparado ao ano anterior e o resgate de
milhas cresceu 33,7%, mostrando a enorme atratividade do nosso programa. Nosso principal
concorrente cresceu seu faturamento em 9,6% e seu resgate de milhas, em 12,3%. Nossa
margem direta de resgate expandiu de 41,8% para 42,5%. De que forma poderíamos dizer
que a concorrência se tornou mais desafiadora a ponto de justificar essa operação?",
questiona ele, após apresentar os números.

O executivo conta ainda que, em 25 de setembro -- 20 dias corridos antes do anúncio da
operação portanto --, o presidente da Gol, Paulo Kakinoff, e Richard Lark, vice-presidente
financeiro da Gol, solicitaram ao comitê independente da Smiles autorização para compra
antecipada de passagens no valor de R$ 600 milhões. De acordo com Villela Dias, "no
material preparado e apresentado pela própria Gol para mostrar a pertinência da
antecipação, foi projetado um crescimento anual expressivo do nosso resultado até o ano
de 2022, sem que esta projeção causasse qualquer desconforto a qualquer um dos
presentes".

O incômodo do conselheiro com a situação fica evidente quando, no começo de seu voto,
ele comenta que os documentos que davam conhecimento da transação, recebidos em 14
de outubro, às 22:30, véspera do anúncio, "tinham seus títulos iniciados pela palavra
Rubicon. "Seria Rubicon, em inglês, ou Rubicão, em português, referência história para o rio
que separava a Gália Cisalpina, cuja travessia se tornou há mais de dois mil anos conhecida
como o ato declaração de guerra feita por Júlio César em 49 A.C.? A Grande Guerra Civil
Romana?", questiona. E, sobre sua própria ilação, pontua: "Preocupa-me muito que uma
operação complexa, inesperada e controversa como qualquer incorporação de subsidiária
não integral tenha sido batizada pelo controlador com uma referência bélica".

Os conselheiros de Smiles representantes da controladora -- Constantino de Oliveira Junior,
Ricardo Constantino e Joaquim Constantino Neto --, em voto também anexado à ata,
respondem: "A respeito do nome do projeto (Rubicon), esclarecemos que as suposições
levantadas pelo conselheiro Felipe Villela Dias são infundadas, sem tratar relação com o
contexto da operação".

Nesse anexo, os administradores da família controladora dizem ainda: "Com relação às
alegações a respeito da conveniência da reorganização societária e das perspectivas de

negócios da companhia no contexto dessa reorganização, entendemos que será o papel do
comitê ora aprovado, quando tomarem posse, se dedicar a analisar tais questões, não
cabendo ao conselho neste momento emitir qualquer juízo sobre isso". Tais conselheiros
voltam depois a afirmar que estão seguindo os preceitos do Parecer de Orientação
35 da CVM.


abear no facebook

abear no twitter

São Paulo

Av. Ibirapuera, 2332 - Conj. 22 - Torre Ibirapuera I
04028-002 | Moema | São Paulo/SP
+ 55 11 2369-6007

Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160 - Edifício Orly, 8º andar, Sala 832
20020-080 | Centro | Rio de Janeiro/RJ
+ 55 21 2532-6126

Brasília

SAUS Quadra 1 - Bloco J , 10/20 - Edifício CNT - Sala 506
70070-944 | | Brasília/DF
+ 55 61 3225-5215