Clipping

10/11/17

CLIPPING 10/11

O GLOBO

Galeão realiza campanha de doação de sangue nesta quinta

https://oglobo.globo.com/rio/bairros/galeao-realiza-campanha-de-doacao-de-sangue
-nesta-quinta-22048289#ixzz4y0ss6x8M
 

VEJA IMAGENS DA PRIMEIRA CLASSE E DA CLASSE EXECUTIVA DA
SINGAPORE AIRLINES COM SUÍTE E CAMA DE CASAL

https://oglobo.globo.com/boa-viagem/veja-imagens-da-primeira-classe-da-classe-executiva
-da-singapore-airlines-com-suite-cama-de-casal-22045392

 

FOLHA DE SÃO PAULO

Concessionária de Confins vai à Justiça contra reabertura de Pampulha

JOANA CUNHA

DE SÃO PAULO

O Grupo CCR, por meio da BH Airport, concessionária do aeroporto internacional de Confins,
entrou nesta quarta-feira (8) com um pedido de liminar no STJ (Superior Tribunal de Justiça)
contra a decisão tomada pelo Ministério dos Transportes no mês passado de reativar o
aeroporto de Pampulha para a operação de voos comerciais para todo país.

A disputa na Justiça resulta de um plano antigo da Infraero, dona de Pampulha, de retomar os
voos comerciais a jato em seu aeroporto, que fica no certo de em Belo Horizonte. Esse plano
vinha causando atrito desde o ano passado com seus sócios privados da BH Airport.

Confins foi concedido em 2014 com participação da Infraero de 49%. Os acionistas privados,
Grupo CCR e Aeroporto de Zurich, têm 51%.

O terminal da Pampulha, que a partir de 2005 transferiu os voos de longa distância para
Confins, ficou atuando apenas com aviação executiva e regional no Estado. Nele, só ficaram
autorizados aviões menores.

A liberação de Pampulha é vista como contraditória porque, ao mesmo tempo em que favorece
a Infraero no aeroporto central, a prejudica enquanto sócia de Confins.

"A possível operação simultânea dos aeroportos de Confins e Pampulha, além de ser
comercialmente inviável, é também prejudicial ao Estado de Minas Gerais, uma vez que traz
efeitos como a perda da conectividade aérea, a redução das opções de destinos ou eliminação
dos voos internacionais partindo do Aeroporto Internacional", diz a CCR, sócia da BH Airport,
em nota.

A empresa também aponta como prováveis resultados da reabertura de Pampulha "o aumento
nos preços das passagens pela diminuição da competição entre as companhias aéreas e a
consequente degradação na qualidade dos serviços prestados aos usuários".

A recente decisão de reativar Pampulha para voos comerciais contraria uma portaria
anunciada pelo governo em maio, que enterrava o plano da Infraero de reabrir o aeroporto da
Pampulha para tais voos.

A reviravolta recente foi parte do pacote prometido pelo presidente Michel Temer ao
ex-deputado Valdemar Costa Neto em troca de votos do PR para derrubar a denúncia da
Procuradoria-Geral da República contra o presidente na Câmara dos Deputados.

 

O ESTADO DE SÃO PAULO

Azul tem lucro de R$ 204 milhões no 3º tri, 20 vezes maior que em 2016

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,azul-tem-lucro-de-r-204-mi-no-3-tri-20-vezes
-maior-que-em-2016,70002077877

 

CORREIO BRAZILIENSE

Por causa da forte neblina, aeroporto de Brasília opera por instrumentos

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2017/11/09/interna_cidadesdf,639757/
por-causa-da-forte-neblina-aeroporto-segue-operando-por-instrumentos.shtml

 

O ESTADO DE MINAS

CCR entra com pedido de liminar no STJ contra mudança em Pampulha

https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2017/11/09/internas_economia,915573/ccr-entra
-com-pedido-de-liminar-no-stj-contra-mudanca-em-pampulha.shtml

Sindicato: funcionários da Embraer recusam reajuste e aprovam
estado de greve

https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2017/11/09/internas_economia,915564/
sindicato-funcionarios-da-embraer-recusam-reajuste-e-aprovam-estado-d.shtml

BH Airport entra na Justiça para cancelar novos voos na Pampulha

https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2017/11/09/internas_economia,915444/bh

-airport-entra-na-justica-para-cancelar-novos-voos-na-pampulha.shtml

 

BOM DIA PARANÁ

OAB-PR pede investigação sobre preço das passagens aéreas

http://g1.globo.com/pr/parana/bom-dia-pr/videos/v/oab-pr-pede-investigacao-sobre

-preco-das-passagens-aereas/6276444/

 

DCI

CCR entra com pedido de liminar no STJ contra mudança em Pampulha

http://www.dci.com.br/economia/ccr-entra-com-pedido-de-liminar-no-stj-contra-mudanca-em
-pampulha-id663090.html

Sindicato: funcionários da Embraer recusam reajuste e aprovam estado
de greve

http://www.dci.com.br/economia/sindicato--funcionarios-da-embraer-recusam-reajuste-e-aprovam
-estado-de-greve-id663088.html

Lucro líquido da Azul salta mais de 20 vezes em um ano e atinge
R$ 204 mi no 3º tri

http://www.dci.com.br/servicos/lucro-liquido-da-azul-salta-mais-de-20-vezes-em-um
-ano-e-atinge-r$-204-mi-no-3º-tri-id663162.html

Azul tem lucro líquido de R$204 mi no 3º tri

http://www.dci.com.br/servicos/azul-tem-lucro-liquido-de
-r$204-mi-no-3º-tri-id662949.html

 

PANROTAS

Avianca e Redetur abrem o 29º Festuris com balada; fotos

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/eventos/2017/11/avianca-e-redetur
-abrem-o-29o-festuris-com-balada-fotos_151188.html?lista

BH Airport pede liminar contra liberação de uso da Pampulha

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/2017/11/bh-airport-pede
-liminar-contra-liberacao-de-uso-da-pampulha_151163.html?lista

Azul aposta em A320neo, fidelização e maior receita auxiliar

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/2017/11/azul-aposta-em
-a320neo-fidelizacao-e-maior-receita-auxiliar_151160.html?lista

Tap irá lançar site de venda de stopover para agentes

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/2017/11/tap-ira-lancar
-site-de-venda-de-stopover-para-agentes_151155.html?lista

Tap aumenta taxas de bagagem e reserva de assentos

http://www.panrotas.com.br/viagens-corporativas/aviacao/2017/11/tap
-aumenta-taxas-de-bagagem-e-reserva-de-assentos_151147.html?lista

Azul eleva lucro líquido em R$ 195 milhões no 3º tri

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/2017/11/azul
-eleva-lucro-liquido-em-r-195-milhoes-no-3o-tri_151149.html?pesquisa

Latam já pode operar em "condições ruins" do ar no Sul

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/2017/11/latam-ja-pode
-operar-em-condicoes-ruins-do-ar-no-sul_151133.html?pesquisa

Conheça os aeroportos e aéreas mais populares nas redes

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/pesquisas-e-estatisticas/2017/11/conheca
-os-aeroportos-e-aereas-mais-populares-nas-redes_151117.html?pesquisa

 

MERCADO E EVENTOS

Copa Airlines divulga no Festuris sua nova rota para Porto Alegre

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/copa-airlines-anuncia-nova-frequencia
-de-voos-durante-festuris/

United pode fazer Boeing voltar a produzir B767s para passageiros

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/united-pode-fazer-boeing-voltar-a
-produzir-b767s-para-passageiros/

Amaszonas inicia operações no Brasil no dia 14 de dezembro

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/amaszonas-inicia-operacoes
-no-brasil-no-dia-14-de-dezembro/

Latam inicia simulado de resgate de aeronaves no RIOgaleão

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/latam-inicia-simulado-de
-resgate-de-aeronaves-no-riogaleao/

Azul registra lucro líquido de R$ 204 milhões no terceiro trimestre

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/azul-registra-lucro-liquido-de-r-204
-milhoes-no-terceiro-trimestre/

Latam é a primeira aérea a operar com RNP-AR em aeroportos do Sul

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/latam-e-a-primeira-aerea-a-operar-com
-rnp-ar-em-aeroportos-do-sul/

 

JORNAL DE TURISMO

LATAM Airlines investe em capacitação de agentes durante a Festuris

https://www.jornaldeturismo.tur.br/destaque/79964-latam-airlines-investe-em-capacitacao-de
-agentes-durante-a-festuris.html

 

VALOR

BH Airport vai ao STJ contra Pampulha e cogita até reequilíbrio de contrato 

Por Fernanda Pires | De São Paulo

A concessionária BH Airport, que opera o aeroporto de Confins (MG), entrou no Superior
Tribunal de Justiça (STJ) contra a reabertura do aeroporto de Pampulha, em Belo Horizonte,
para voos de longa distância. O mandado de segurança com pedido de liminar foi protocolado
na noite de quarta-feira. 

Controlada pela CCR e Zurich, que juntas detêm 51% da companhia, a BH Airport quer
suspender os efeitos de uma portaria de outubro do Ministério dos Transportes que revogou
determinação anterior da própria pasta que restringia Pampulha a voos regionais e executivos.
A concessionária alega que a operação simultânea de Confins e Pampulha é comercialmente
inviável. Pampulha é gerido pela estatal Infraero, que tem os 49% restantes da BH Airport.

Caso o governo mantenha a disposição de abrir Pampulha, a concessionária buscará o
reequilíbrio econômico-financeiro do contrato. "Em princípio seria caso de um reequilíbrio, mas
temos de analisar até que ponto isso é viável. A mudança das condições pode atingir de tal
forma o contrato que o reequilíbrio pode não ser suficiente e se chegar ao limite de
inviabilizá-lo", disse o diretor jurídico da CCR, Marcus Senna.

Senna, contudo, disse que ainda não foi feita a conta para definir se com um reequilíbrio o
contrato se sustenta. Questionado, afirmou não saber qual o percentual de passageiros que
Confins perderia com Pampulha aberto. 

A concessionária sustenta, na ação, haver "fortes indícios" de que a edição dos atos teve
motivação política, "visando capitalizar uma empresa pública ineficiente e deficitária [a
Infraero], pelo simples fato de essa empresa ser considerada 'feudo' do Partido da República,
mais conhecido como PR". Procurada para se posicionar sobre essa afirmação, a Infraero não
respondeu. O Ministério dos Transportes, comandado pelo PR, informou por nota que aguarda
a citação do STJ.

Para a BH Airport, a portaria de outubro não tem respaldo técnico e viola os princípios da
motivação, da impessoalidade e da moralidade, "em severo e notório desvio de finalidade." 

"Restou devidamente comprovado que o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil em
exercício [Fernando Fortes Filho], ao ter determinado a ampliação imediata e abrupta das
operações do aeroporto de Pampulha, violou a lei e cometeu grave ilegalidade, em prejuízo
do direito líquido e certo da BH Airport, impondo efeitos predatórios injustos e descabidos ao
aeroporto de Confins", informa a ação.

A concessionária sustenta que a licitação para arrematar Confins, em 2013, foi norteada pela
"política de aviação civil sugerida para a região". De acordo com essa política, Pampulha seria
o polo de aviação regional e executiva e Confins teria o papel de centralizar voos
interestaduais, internacionais e operações de carga. 

Mas o edital de licitação não prevê vedação à reabertura de Pampulha para voos de longa
distância. "Essa proibição o edital não traz. Mas está dito que o concessionário terá de arcar
com os riscos de eventuais concorrências de novas infraestruturas aeroportuárias. E Pampulha
não é nova infraestrutura", disse Senna. O estudo de viabilidade técnica para a concessão de
Confins já refletia "as restrições operacionais no aeroporto de Pampulha", diz a ação.

Uma nota técnica do Ministério dos Transportes que baseou a primeira portaria também
 concluiu que "os impactos negativos e riscos envolvidos na hipótese de incremento da
operação em SBBH [Aeroporto de Pampulha] demonstram prejuízo para a eficiência e para o
adequado desenvolvimento da aviação civil na Região Metropolitana de Belo Horizonte." 

Já a portaria de outubro não tem motivação ou fundamento, disse Senna. "Fala-se da
necessidade de capitalizar a Infraero. A Infraero é uma empresa pública e não está dentro
das atribuições do Ministério, consequentemente, não se consegue depreender motivos para
a norma". Ele disse que o programa de concessões tem sido bem-sucedido, mas defendeu
segurança regulatória. Sem isso, será difícil atrair investidores.

 

Para Azul, demanda está forte e saudável 

Por João José Oliveira | São Paulo

A demanda mais aquecida e um caixa mais robusto, que reduziu as perdas financeiras,
ajudaram a Azul, terceira maior companhia aérea do país, a multiplicar em mais de 20 vezes
o lucro líquido no terceiro trimestre deste ano, ante igual período de 2016. 

"Existe um ambiente de demanda forte, sustentável, incluindo destinos que dependem do
movimento corporativo", disse ontem o presidente da Azul, John Rodgerson. O lucro líquido
foi de R$ 204 milhões no terceiro trimestre, ante R$ 9,4 milhões um ano antes. Além do melhor
resultado financeiro - a empresa reduziu em 63% o saldo líquido negativo nessa linha de
balanço -, o aumento das vendas ocorreu em ritmo superior ao da evolução dos custos.

As receitas da Azul aumentaram 15%, para R$ 2 bilhões. O preço médio da passagem foi
maior e houve crescimento de 6,7% no tráfego de passageiros, que somaram 5,6 milhões. Os
custos e despesas operacionais subiram 11,3%, a R$ 1,7 bilhão. 

O presidente da Azul disse que as tarifas têm se comportado de maneira positiva porque o
mercado como um todo reduziu a capacidade ao longo de 2016. As quatro empresas de
aviação nacionais cortaram capacidade em cerca de 7% no país. 

Depois de acumular 19 meses seguidos de retração no tráfego de passageiros até março
deste ano, a aviação brasileira tem apresentado taxas de crescimento desde então. Segundo
a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que representa Gol, Latam Brasil, Azul
e Avianca Brasil, cerca de 89 milhões de passageiros foram transportados no país de janeiro
a setembro de 2017, aumento de 1,80% ante igual período de 2016. A capacidade subiu 1,2%.

"É importante perceber que a racionalidade na capacidade permanece na indústria", disse o
presidente da Azul, destacando que esse comportamento é importante para que o preço
médio das passagens não recue. Segundo ele, a empresa está conseguindo se aproveitar do
fato de atuar sozinha, sem concorrências em 60% dos aeroportos que atende. 

O lucro antes de juros e impostos (Ebit) da Azul no terceiro trimestre aumentou 50,1% ante 

igual período de 2016, para R$ 249,3 milhões, com a margem Ebit avançando de 9,6% para
12,5% nessa base de comparação. 

Rodgerson destacou ainda a melhora do balanço financeiro da companhia, com a entrada de
recursos captados em uma nova venda de ações e uma colocação de títulos de dívida - em
19 de setembro, a Azul fez uma oferta secundária de 44,7 milhões de ações preferenciais,
totalizando R$ 1,25 bilhão; e em 19 de outubro levantou mais US$ 400 milhões com títulos
de dívida no mercado internacional.

A Azul aproveitou parte dos recursos para amortizar compromissos, reduzindo a dívida total
da companhia em R$ 736,9 milhões, para R$ 2,905 bilhões. Essa queda contribui para reduzir
a relação entre a dívida líquida ajustada sobre o lucro antes de juros, impostos, depreciação,
amortização e arrendamento (Ebtidar) para 3,9 vezes, em 30 de setembro de 2017, de
4,5 vezes, em 30 de junho de 2017.

A Gol, líder do setor de aviação no país, também divulgou na quarta-feira balanço positivo,
com lucro líquido no terceiro trimestre de R$ 327,6 milhões, ante perda de R$ 900 mil um ano
antes, e incremento de 13,2% na receita, que somou R$ 2,72 bilhões. 

 

 

 


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