Clipping

09/08/17

CLIPPING 09/08

JORNAL O GLOBO

Governo pode leiloar mais 19 aeroportos no Nordeste, Centro-Oeste
e Sudeste

http://noblat.oglobo.globo.com/geral/noticia/2017/08/governo-pode-leiloar-mais-19
-aeroportos-no-nordeste-centro-oeste-e-sudeste.html

Senado analisa teto para ICMS de querosene para aviação

http://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/senado-analisa-teto-para-icms
-de-querosene-para-aviacao.html

Mais brasileiros visitam o Reino Unido, enquanto British Airways
reforça voos no Rio e em São Paulo

https://oglobo.globo.com/boa-viagem/mais-brasileiros-visitam-reino-unido-enquanto
-british-airways-reforca-voos-no-rio-em-sao-paulo-21683961#ixzz4pDNn4JIk
 

 

JORNAL DO BRASIL

Governo vai estudar a privatização de mais 19 aeroportos, diz ministro

http://www.jb.com.br/economia/noticias/2017/08/08/governo-vai-estudar-a-privatizacao-de
-mais-19-aeroportos-diz-ministro/

Infraero poderá ter parte do capital aberto, diz ministro dos Transportes

http://www.jb.com.br/economia/noticias/2017/08/08/infraero-podera-ter-parte-do-capital-aberto
-diz-ministro-dos-transportes/

 

FOLHA DE SÃO PAULO

Associações contestam plano de Doria de tirar voos do Campo de Marte

GUILHERME SETO

DE SÃO PAULO

O prefeito João Doria (PSDB) anunciou nesta segunda-feira (7) um plano para desativar a
pista de aviação e retirar os hangares (estacionamentos de aeronaves) do Campo de Marte,
na zona norte de São Paulo, até 2020, no final de seu mandato.

A intenção –que repete uma ideia que não saiu do papel na gestão do ex-prefeito Fernando
Haddad (PT)– foi exaltada pelo tucano depois de uma cerimônia para oficializar a
transformação de parte do terreno do Campo de Marte em parque municipal.

O Campo de Marte teve em 2016 mais de 84 mil pousos, decolagens e aulas de aviação. Ele
não atende voos regulares de companhias aéreas comerciais, mas aviões particulares, jatos
executivos e helicópteros, por exemplo. Uma eventual extinção de voos já é alvo de forte
resistência de usuários.

Flávio Pires, diretor-geral da Abag (Associação Brasileira de Aviação Geral), afirma que tem
faltado diálogo. "As associações não foram procuradas. Somos contrários a qualquer iniciativa
para diminuir a atividade do aeroporto ou fechá-lo. O Campo de Marte é o terceiro mais
movimentado do Estado, atrás somente de Guarulhos e Congonhas."

Na gestão Haddad, a ideia de desativação do aeroporto foi condicionada à criação de
terminais que pudessem servir como opção para os voos.

Doria disse nesta segunda que já existem várias alternativas ao Campo de Marte.

"Há aeroportos funcionais em operação e novos que serão implantados no entorno da região
metropolitana de São Paulo. Mas já há [aeroportos em] Jundiaí, Sorocaba. Não há nenhum
problema para acomodação da aviação geral", afirmou o prefeito.

Flávio Pires discorda. "Falar em Jundiaí ou Sorocaba só mostra que o prefeito não conhece
esses lugares. Eles não comportam a atividade do Campo de Marte, e precisam evoluir em
termos de controle de tráfego e de torre de segurança para chegarem ao mesmo nível."

"Nos Estados Unidos, há 5.000 pistas pavimentadas. No Brasil, apenas 700. Há um gargalo
em estrutura aeroportuária. Fechar é fácil, construir é difícil", conclui.

"Ele [Doria] vai quebrar todas as empresas que estão ali. Empresas de 60 anos de existência. 

Cada hangar tem várias empresas especializadas, cuidando de manutenção de aeronaves,
compra e venda, bases para empresas de táxi aéreo", afirma Jorge Bittar, presidente da
Abtaer (Associação Brasileira de Táxi Aéreo e Oficinas de Manutenção).

OFICIALIZAÇÃO

Nesta segunda, a Prefeitura de São Paulo oficializou um acordo com a União, com a
presença do presidente Michel Temer (PMDB), para que 20% do terreno (406 mil m²) de
2,1 km² do Campo de Marte, sem incluir a pista para voos, sejam destinados a um parque.

"Após a implantação do parque, teremos a segunda etapa, a ser decidida em tempo e em
formato, para a desativação da pista do Campo de Marte, que hoje é mais utilizada para
aviação geral e muito pouco pela Aeronáutica", divulgou João Doria.

"A última etapa envolve os hangares, que também serão objeto de um entendimento amplo
com a Infraero e com as empresas que ocupam estes hangares e a preservação da unidade
do [helicóptero] Águia, da Polícia Militar, que continuará ali", completou.

O Ministério dos Transportes, porém, diz não ter recebido pedido formal de Doria sobre a
extinção da pista. É a pasta que dará as diretrizes à Infraero, empresa federal responsável
pelo terreno.

Parte do terreno também contará com um museu aeroespacial, montado com acervos de
outros museus e aviões da Força Aérea Brasileira.

O prefeito disse que a área do aeroporto, quando incorporada, será utilizada para uma
ampliação do parque. 

 

Governo levará ao PPI 3 lotes para concessão de aeroportos

DA REUTERS

O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil levará ao conselho do PPI (Programa de
Parceria de Investimentos) proposta para a concessão de três blocos de aeroportos, incluindo
terminais superavitários e deficitários, disse nesta terça-feira (8) o ministro da pasta, Maurício
Quintella.

Segundo o ministro, a proposta prevê a concessão de um bloco do Nordeste, tendo como
aeroporto principal o de Recife (PE) e incluindo também os de Maceió (AL), João Pessoa
(PB), Teresina (PI), São Luís (MA), Aracaju (SE), Petrolina (PE), Juazeiro do Norte (CE).

O bloco do Centro-Oeste seria capitaneado pelo aeroporto de Cuiabá (MT) e teria ainda os
terminais de Sinop (MT), Barra do Garças (MT), Rondonópolis (MT) e Alta Floresta (MT).

O bloco do Sudeste incluiria Santos Dumont (RJ) e os aeroportos de Vitória (ES), Macaé
(RJ), Pampulha (MG) e Jacarepaguá (RJ).

A proposta deve ser apresentada na próxima reunião do conselho do PPI, no dia 23. Cabe ao
conselho dar a última palavra sobre os projetos que serão oferecidos no próximo lote de
concessões.

Além desses aeroportos, o PPI deve encaminhar a relicitação do aeroporto de Viracopos
(SP), que teve a concessão devolvida no mês passado, a concessão do trecho de Rondônia
da BR-364 e cerca de 18 terminais portuários.

PRAZOS

Segundo pessoas envolvidas no assunto e ouvidas pela agência de notícias Reuters, a ideia
é lançar o edital para Santos Dumont e para os outros blocos no começo de 2018 e realizar o 

leilão em meados do ano.

A concessão do aeroporto carioca e de um bloco de terminais deficitários da estatal Infraero
será de 30 anos, segundo apurou a agência.

O grupo que arrematar Santos Dumont e os outros terminais aeroportuários terá de pagar
uma outorga de pelo menos R$ 1,7 bilhão.

Além de pagar a outorga, o vencedor do leilão do Santos Dumont terá um compromisso de
investir R$ 2,2 bilhões.

A sugestão é que a outorga para o bloco que terá como carro-chefe o aeroporto de Recife
poderia custar R$ 2,2 bilhões.

No terceiro bloco, o do Centro-Oeste, o valor da outorga seria mais baixo, estimado em cerca
de R$ 200 milhões.

Nesses dois blocos também haverá um compromisso de investimento ao longo da concessão
que poderia atingir cerca de R$ 5 bilhões.

Os leilões mais recentes para aeroportos foram realizados em março. Foram concedidos à
iniciativa privada Porto Alegre, Florianópolis, Salvador e Fortaleza. Em todos a Infraero ficou
fora. 

 

O ESTADO DE SÃO PAULO

Como é voar na classe executiva da Lufthansa

http://jornaldocarro.estadao.com.br/primeira-classe/como-e
-voar-na-classe-executiva-da-lufthansa/

Empresários são retirados de avião pela PF após problema com bagagem

http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,empresarios-sao-retirados-de-aviao-pela-pf-apos
-problema-com-bagagem,70001928945

Nova concessão de aeroportos pode render R$ 4 bi

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,governo-estuda-concessao
-do-aeroporto-de-pampulha,70001928396

 

CORREIO BRAZILIENSE

Casal é tirado de avião após contestar ordem para despachar mala de mão

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica-brasil-economia/63,65,63,12/2017/08/08/
internas_polbraeco,616242/casal-e-tirado-de-aviao-apos-contestar-ordem-para-despachar-mala-de
-ma.shtml

Governo estuda concessão de aeroportos em único lote, diz ministro

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2017/08/08/internas_economia
,616043/governo-estuda-concessao-de-aeroportos-em-unico-lote-diz-ministro.shtml

 

O ESTADO DE MINAS

Avião da PM sofre acidente durante pouso em Teófilo Otoni

http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2017/08/08/interna_gerais,890204/
aviao-da-pm-sofre-acidente-durante-pouso-em-teofilo-otoni.shtml

Ministro dos Transportes defende leilão do Aeroporto da Pampulha

http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2017/08/08/internas_economia,890308/
ministro-dos-transportes-defende-leilao-do-aeroporto-da-pampulha.shtml

 

AGÊNCIA BRASIL

Infraero poderá ter parte do capital aberto, diz ministro dos Transportes

http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2017-08/infraero-podera-ter-parte-do-capital
-aberto-diz-ministro-dos-transportes

 

G1

Governo pode leiloar mais 19 aeroportos no Nordeste, Centro-Oeste
e Sudeste

http://g1.globo.com/economia/noticia/governo-pode-leiloar-mais-19-aeroportos-no-nordeste
-centro-oeste-e-sudeste.ghtml

 

ÉPOCA NEGÓCIOS

Governo analisa abertura de capital da Infraero, diz ministro

http://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2017/08/epoca-negocios-governo
-analisa-abertura-de-capital-da-infraero-diz-ministro.html

 

DCI

Hotéis e aeroportos entram no radar de investimento da Globalia no Brasil

http://www.dci.com.br/servicos/hoteis-e-aeroportos-entram-no-radar-de-investimento-da-globalia
-no-brasil--id643443.html

Santos Dumont será leiloado em bloco

http://www.dci.com.br/servicos/santos-dumont-sera-leiloado-em-bloco-id643444.html

Governo analisa abertura de capital da Infraero, diz ministro

http://www.dci.com.br/economia/governo-analisa-abertura-de-capital-da-infraero
,-diz-ministro-id643259.htm
l

Governo deve conceder mais 3 lotes de aeroportos, diz Quintella

http://www.dci.com.br/economia/governo-deve-conceder-mais-3-lotes-de-aeroportos
,-diz-quintella-id643302.html

Ministro confirma que governo estuda leiloar aeroporto de Santos
Dumont em bloco

http://www.dci.com.br/economia/ministro-confirma-que-governo-estuda-leiloar-aeroporto
-de-santos-dumont-em-bloco-id643257.htm

 

AVIAÇÃO JOR

ICMS reduzido faz Azul expandir rotas no Paraná

http://aviacao.jor.br/aviacao-comercial/icms-reduzido-azul-rotas-parana/

 

PANROTAS

Aeroporto de Frankfurt oferece cinema e games aos paxs

http://www.panrotas.com.br/viagens-corporativas/aviacao/2017/08/aeroporto
-de-frankfurt-oferece-cinema-e-games-aos-paxs_148578.html?lista

Aerop. de Orlando bate recorde de pax em 12 meses: 43 mi

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/2017/08/aerop-de-orlando
-bate-recorde-de-pax-em-12-meses-43-mi_148576.html?lista

Ministro: Infraero não será privatizada mas pode abrir capital

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/politica/2017/08/ministro-infraero
-nao-sera-privatizada-mas-pode-abrir-capital_148573.html?lista

Airbus fecha US$ 1 bi em reservas no mês de julho

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/2017/08/airbus
-fecha-us-1-bi-em-reservas-no-mes-de-julho_148556.html?lista

Air Europa irá voar para Recife e Rio de Janeiro; saiba mais

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/2017/08/air-europa-ira
-voar-para-recife-e-rio-de-janeiro-saiba-mais_148565.html?lista

 

MERCADO E EVENTOS

Alitalia premia melhores agentes de 2016

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/
alitalia-premia-melhores-agentes-de-2016/

Tap realiza voo retrô entre Porto e SP

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/
tap-realiza-voo-retro-entre-porto-e-sp/

Tap celebra 10 anos de voo Lisboa-Brasília

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/tap
-celebra-10-anos-de-voo-lisboa-brasilia/

Governo quer leiloar aeroportos do RJ, ES e MG

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/governo

-quer-leiloar-aeroportos-do-rj-es-e-mg/

Livelo oferece até 100% de bônus para transferências Smiles e TudoAzul

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/servicos/livelo-oferece-ate-100-de-bonus-para
-transferencias-smiles-e-tudoazul/

Air Europa espera iniciar voos para Recife até o fim do ano e para o RJ
em 2018

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/air-europa-espera-iniciar-voos-para
-recife-ate-o-fim-do-ano-e-rj-em-2018/

Emirates lança novo Onboard Lounge

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/
emirates-lanca-novo-onboard-lounge/

 

JORNAL DE TURISMO

Delta anuncia voo direto Amsterdam-Orlando em 2018

http://www.jornaldeturismo.tur.br/destaque/79049-delta-anuncia-voo

-direto-amsterdam-orlando-em-2018.html

Avianca Brasil inaugura voo diário para Santiago

http://www.jornaldeturismo.tur.br/destaque/79044-avianca-brasil
-inaugura-voo-diario-para-santiago.html

 

VALOR

Justiça suspende execução e Viracopos tem alívio provisório 

Por Fernanda Pires e Victória Mantoan | De São Paulo

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) conseguiu um alívio momentâneo para
sua delicada situação, que culminou com a decisão de devolver o ativo. Obteve uma liminar
 na Justiça suspende a cobrança do seguro garantia por não pagar a outorga referente a
2016. Cabe recurso. 

A liminar é de segunda-feira, prazo limite para a seguradora Swiss Re fazer o pagamento.
A decisão provisória foi deferida pela juíza da 6ª Vara do Distrito Federal, Ivani Silva da Luz,
contra a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que originalmente dera até o dia 1ª para a
seguradora. Mas a Swiss Re conseguiu adiar a obrigação para segunda-feira.

No fim de junho, a Anac executou o seguro-garantia do aeroporto de Viracopos pelo não
pagamento da outorga vencida em julho de 2016. A parcela fixa da outorga é de
R$ 174 milhões (sem juros e multa) e o valor da cobertura do seguro é de R$ 149,7 milhões. 

Na decisão, a juíza informa que a concessionária alega estar "enfrentando sérias dificuldades
operacionais, causadas pela frustração de expectativa de demanda inicialmente estimada e
pela ausência da recomposição econômica-financeira do contrato". Por essa razão, continua,
não conseguiu honrar o compromisso. 

Diante das dificuldades financeiras de seus sócios e operacionais do negócio, Viracopos 

decidiu, no fim de julho, devolver o aeroporto à União, inaugurando o mecanismo de 

relicitação de concessões problemáticas previsto na Lei 13.448, de junho de 2017. Os
acionistas do aeroporto são a Triunfo Participações e Investimentos (TPI), a UTC -
respectivamente em recuperação extrajudicial e judicial - e a Egis (com 51%, pelo bloco
privado). A estatal Infraero tem os demais 49%.

A concessionária pontua que quando da adesão ao processo de relicitação, indicou os
débitos de outorga (parcelas vencidas e vincendas) para fins de compensação com as
indenizações que serão devidas, nos termos da Lei 13.448. Até o momento o requerimento
não foi aprovado. 

"Diante desse quadro, [a concessionária] conclui que o ofício pedindo o pagamento da
outorga pela seguradora não pode prevalecer, na medida em que, a partir da relicitação, o
panorama fático, a exemplo do valor atribuído a si a título de outorga, será completamente
alterado", destaca a juíza. Além disso, sustenta que "com o pagamento do seguro, ficará
impossibilitada de participar da relicitação, com os prejuízos a ela e ao poder público daí
consequentes".

O processo de relicitação teve início com a solicitação ao Conselho do Programa de Parcerias
de Investimento (CPPI). O pedido também foi encaminhado à Anac, que está avaliando
aspectos operacionais e econômico-financeiros. Antes do aceite da devolução pelo governo,
as obrigações da concessionária permanecem vigentes. 

A juíza sustenta que a espera das informações poderá causar "gravíssimo prejuízo" à
concessionária, pois o pagamento do seguro tornará o aeroporto inadimplente, com "efeitos
graves", como a antecipação do vencimento dos contratos de financiamento firmados pela
concessionária. A juíza não vislumbra perigo de demora, pois nada impede que, depois das  
informações da Anac, o pedido de liminar seja indeferido. Hipótese em que o seguro será
 "objeto de pagamento, sem maiores prejuízos ao poder concedente".

A Anac informou estar ciente da liminar e estuda com à Advocacia-Geral da União as
medidas cabíveis. A Swiss Re disse não dar informações sobre contratos e clientes. 

 

Governo quer leiloar três blocos de aeroportos 

Por Daniel Rittner | De Brasília

O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil apresentará ao conselho do Programa
de Parcerias de Investimentos (PPI) uma proposta para conceder mais três blocos de
aeroportos à iniciativa privada em 2018. O aeroporto de Santos Dumont (RJ), uma das
"joias" ainda administradas pela Infraero, é o grande destaque. 

A reunião do PPI, que será comandada pelo presidente Michel Temer, deve ocorrer no dia
23. Em audiência pública ontem, na Comissão de Infraestrutura do Senado, o ministro
Maurício Quintella confirmou a proposta. O plano do ministério é misturar, em cada um dos
três lotes, terminais lucrativos e deficitários. Congonhas (SP), o mais rentável de toda a rede
da Infraero, está fora da lista. Como na última rodada de concessões, a ideia é conceder
100% dos aeroportos - sem nenhuma participação minoritária da estatal.

Santos Dumont encabeça um dos três blocos, que teria ainda outros cinco ativos: Vitória
(ES), Macaé (RJ), Jacarepaguá (RJ), Pampulha (MG) e Carlos Prates (MG). De acordo com
os estudos preliminares do ministério, o valor mínimo de outorga do bloco poderá chegar a
R$ 1,7 bilhão. Trata-se apenas de uma estimativa, já que os estudos serão aprofundados e
ainda precisariam ser submetidos ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Recife lidera um lote de aeroportos localizados na região Nordeste, que teria os seguintes
terminais: Maceió (AL), São Luís (MA), João Pessoa (PB), Teresina (PI), Aracaju (SE),
Juazeiro do Norte (CE), Imperatriz (MA), Paulo Afonso (BA), Parnaíba (PI) e Campina
Grande (PB). Esse lote ficaria com lance mínimo de R$ 2,2 bilhões. 

O terceiro bloco contaria com aeroportos situados no Mato Grosso. Cuiabá puxaria esse
grupo e a ideia do governo é que ele possa ser alimentado por outros quatro terminais
menores, de caráter regional, para dar sinergia às operações: Rondonópolis, Sinop, Alta
Floresta e Barra do Garças. O valor seria de R$ 200 milhões. 

O Valor apurou que, apesar do forte desejo no Palácio do Planalto de dar continuidade à
transferência de aeroportos para o setor privado, o modelo proposto pelo Ministério dos
Transportes ainda não é consensual. A equipe econômica prefere privatizar a Infraero como
um todo, repassando aos novos controladores a responsabilidade por manter seus
empregados.

Um grupo majoritário hoje no governo entende, porém, que essa alternativa seria inviável no
horizonte deste governo por causa da demora na realização dos estudos. A concessão dos
três blocos, por sua vez, poderia ocorrer em junho ou julho de 2018 por tomar como base
um modelo já testado em leilões anteriores. 

Se prevalecer a proposta dos Transportes, a dúvida é sobre a inclusão de Viracopos (SP),
que decidiu devolver sua concessão ao governo. A Lei 13.448, que dispõe sobre o assunto,
ainda não foi regulamentada e seria necessário definir o procedimento de indenização da
atual concessionária antes de oferecer o aeroporto novamente em leilão. 

Quintella reiterou a disposição de abrir o capital da Infraero, mas lembrou que o governo
"nunca" anunciou sua privatização. "A ideia é dar a ela condições de ser sustentável",
afirmou o ministro aos senadores. 

 

 


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12SELECT `Clipping`.`titulo_ptbr`, `Clipping`.`url_amigavel_ptbr` FROM `abear_2014`.`tb_clipping` AS `Clipping` WHERE `Clipping`.`id` <> 286 AND `Clipping`.`ativo` = '1' AND `Clipping`.`titulo_ptbr` <> '' ORDER BY `Clipping`.`data` DESC LIMIT 1010100