Clipping

09/02/18

CLIPPING 09/02/2018

JORNAL DO BRASIL

Movimento em aeroportos da Infraero deve crescer 4,7% no carnaval

http://www.jb.com.br/pais/noticias/2018/02/08/movimento-em-aeroportos-da-infraero-deve
-crescer-47-no-carnaval-3/

 

CORREIO BRAZILIENSE

Proibição de passagem na primeira classe dará economia de R$ 2,5 milhões

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2018/02/08/internas_economia,658675/
proibicao-de-passagem-na-primeira-classe-dara-economia-de-r-2-5-milho.shtml

Movimento em aeroportos da Infraero deve crescer 4,7% no carnaval

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2018/02/08/internas_economia
,658645/movimento-em-aeroportos-da-infraero-deve-crescer-4-7-no-carnaval.shtml

 

AGÊNCIA BRASIL

Proibição de passagem na primeira classe dará economia de R$ 2,5 milhões

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-02/proibicao-de-passagem-na-primeira-classe-dara
-economia-de-r-25-milhoes

Movimento em aeroportos da Infraero deve crescer 4,7% no carnaval

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-02/movimento-em-aeroportos-da-infraero
-deve-crescer-47-no-carnaval

 

G1

Aeroporto JK espera 249 mil passageiros no carnaval; veja dicas de trânsito

https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/aeroporto-jk-espera-249-mil-passageiros-no-carnaval
-veja-dicas-de-transito.ghtml

Suspeita de bomba faz voo atrasar mais de 4 horas no Aeroporto de Guarulhos 

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/suspeita-de-bomba-faz-voo-atrasar-mais-de-4-horas-no
-aeroporto-de-guarulhos.ghtml

Gaby Amarantos discute com empresa aérea nas redes sociais após voo
cancelado: "descaso com nortista"

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/gaby-amarantos-discute-com-cia-aerea-nas-redes-sociais
-apos-voo-cancelado-descaso-com-nortista.ghtml

 

DCI

Demanda mais forte eleva taxa de ocupação em voos da Gol em janeiro

https://www.dci.com.br/servicos/demanda-mais-forte-eleva-taxa-de-ocupac-o-em-voos-da-gol
-em-janeiro-1.682926

Azul tem alta de 14% em tráfego de passageiros em janeiro

https://www.dci.com.br/servicos/azul-tem-alta-de-14-em-trafego-de-passageiros
-em-janeiro-1.682719

 

PANROTAS

Azul registra crescimento geral no tráfego em janeiro

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/empresas/2018/02/azul
-registra-crescimento-geral-no-trafego-em-janeiro_153270.html?lista

Lufthansa introduz assentos especiais em voos longos

http://www.panrotas.com.br/viagens-corporativas/aviacao/2018/02/lufthansa
-introduz-assentos-especiais-em-voos-longos_153263.html?lista

Aérea africana inicia Paris-Fortaleza com escala em SSA

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/novas-rotas/2018/02/aerea-africana
-inicia-paris-fortaleza-com-escala-em-ssa_153274.html?lista

Tap registra alta de 16% em janeiro; Brasil é destaque

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/empresas/2018/02/tap-registra
-alta-de-16-em-janeiro-brasil-e-destaque_153247.html?lista

Azul voará Goiânia-Salvador regularmente a partir de abril

http://www.panrotas.com.br/viagens-corporativas/aviacao/2018/02/azul-voara
-goiania-salvador-regularmente-a-partir-de-abril_153242.html?lista

Ethiopian Airlines terá voo direto para Chicago em junho

http://www.panrotas.com.br/viagens-corporativas/aviacao/2018/02/ethiopian
-airlines-tera-voo-direto-para-chicago-em-junho_153277.html?pesquisa

Aérea francesa pretende voar Paris-VCP ainda em 2018

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/novas-rotas/2018/02/aerea
-francesa-pretende-voar-paris-vcp-ainda-em-2018_153237.html?pesquisa

 

MERCADO E EVENTOS

Viracopos prevê movimento de 154 mil passageiros durante carnaval

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/viracopos-preve-movimento-de-154
-mil-passageiros-durante-carnaval/

RIOgaleão revela ações exclusivas durante o carnaval e
movimentação recorde

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/riogaleao-revela-acoes
-exclusivas-durante-o-carnaval-e-movimentacao-recorde/

Azul começa 2018 com crescimento de 14% de tráfego e 12,3%
de capacidade

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/azul-comeca-2018-com-crescimento-de-14-de
-trafego-e-123-de-capacidade/

Aeroporto de São Luís completa 44 anos com promessa de melhorias

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/aeroporto-de-sao-luis-completa-44
-anos-com-promessa-de-melhorias/

Lufthansa passa a cobrar por “assentos preferenciais” ainda este mês

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/lufthansa-passa-a-cobrar-por-assentos
-preferenciais-ainda-este-mes/

 

JORNAL DE TURISMO

Aumenta conexão aérea do exterior para o Brasil

https://www.jornaldeturismo.tur.br/aviacao/80511-aumenta-conexao
-aerea-do-exterior-para-o-brasil.html

 

VALOR

Boeing quer Embraer para verticalizar produção 

Por Vanessa Adachi e João José Oliveira | De São Paulo 

Além do óbvio interesse da Boeing em liderar o segmento de jatos de até 150 lugares, a
incorporação da Embraer se encaixaria na estratégia recente da gigante americana de
verticalizar sua produção. Ou seja, fazer dentro de casa partes dos aviões que hoje são
compradas de terceiros. 

O movimento da Boeing, revelado em 2016, visa reduzir a dependência dos fornecedores, que
têm tido dificuldades de acompanhar seu ritmo de produção e, talvez mais importante, se 

apropriar dos gordos ganhos dessa cadeia produtiva e impulsionar sua lucratividade. A
estratégia é central para o esforço do CEO Dennis Muilenburg para levar a margem de lucro da
Boeing em seu segmento de aviação comercial de 10% para 15%.

"Nas últimas décadas, a Boeing perdeu essa capacidade [de produzir peças] para os 

fornecedores. Mas a Embraer fabrica coisas que a Boeing não faz, como trens de pouso,
interiores de aeronaves e os softwares de aviônica", disse uma pessoa com conhecimento do
assunto. Segundo uma outra fonte qualificada, a Embraer poderia se tornar a fornecedora
dessas partes para novos projetos que a Boeing venha a desenvolver, já que mudar
fornecedores de aeronaves em produção é mais complicado. "E isso aumentaria a produção
nas fábricas do Brasil e ampliaria a exportação", completou essa pessoa.

Ao mesmo tempo, a Boeing busca tornar-se menos americana para ser considerada uma
companhia verdadeiramente global. Nos últimos anos, a Embraer não só internacionalizou sua
produção, como absorveu partes da sua cadeia de suprimentos, duas estratégias que a tornam
ainda mais complementar à Boeing. 

Hoje, as partes produzidas por fornecedores representam mais da metade do preço das
aeronaves vendidas pela Boeing e também por sua rival Airbus. Os fabricantes de componentes
de aviões conseguem ser mais lucrativos em seus negócios do que as fabricantes dos aviões.
Enquanto a margem de lucro das duas gigantes na aviação comercial tem andado ao redor de
9% a 10%, a dos fornecedores de primeira linha está mais próxima de 15%. Os fornecedores
da Boeing ainda passam a contar com a receita perene de serviços de manutenção e reparos
dessas peças e a americana também está de olho nisso.

Segundo a empresa de análise Canaccord Genuity, hoje essa receita de serviços responde por
56% do faturamento da GE e 40% da Honeywell, por exemplo (ver quadro). Nas fabricantes de
aviões, chegam a no máximo 20%. 

Muilenburg fixou uma meta de mais do que dobrar a receita de serviços da Boeing em cinco a
dez anos, elevando-a a US$ 50 bilhões. Analistas têm dito que não há como atingir o objetivo
sem aquisições. 

"Não temos intenção de sermos verticais em tudo, mas onde podemos criar valor no longo
prazo. Em alguns casos, faremos isso por parceria, em outros por aquisição, em outros casos
internalizando partes da cadeia", disse Muilenburg na última teleconferência de resultados com
analistas, em 31 de janeiro. 

Ele citou a compra da alemã Adient, líder mundial na produção de bancos para carros e dona
da marca Recaro, para produzir assentos de aviões. Segundo reportagem de ontem do "The
Wall Street Journal", a Boeing está em conversas para adquirir outra fabricante de peças
aeroespaciais, a Woodward. 

Muilenburg disse na teleconferência de resultados que a Boeing vê na Embraer "uma
combinação complementar de suas empresas com linhas de produtos complementares,
capacidades verticais e de serviços". 

No balanço de 2017, a receita da Boeing com serviços somou US$ 14,6 bilhões - equivalente
a 15,7% do faturamento anual da companhia. Mas essa unidade teve lucro operacional de
US$ 2,26 bilhões - ou 4% mais que um ano antes -, com margem de 15,4%. 

Com a Embraer, a Boeing também pode usar o plano de verticalizar a produção como resposta
a dois desafios que enfrentam as fabricantes de aviões: consolidação de seus fornecedores e
gargalos na cadeia de suprimentos. 

De um lado, fornecedores estão se juntando para aumentar o poder de negociação com as
fabricantes de aviões. Foram os casos da United Technologies, que anunciou a compra da
Rockwell Collins - que por sua vez, em abril de 2017, já havia adquirido a Aerospace,
produtora de cabines, por US$ 6 bilhões. 

Outro problema é a dificuldade dos fornecedores em acompanhar o ritmo de aumento de
produção das fabricantes, que bateu recordes em 2017. Depois de terem produzido e entregue
1.481 aviões ano passado, Boeing e Airbus prometem fabricar 1,6 mil unidades em 2018. 

A Airbus, por exemplo, informou em janeiro que tem prontos 30 aviões A320neo que deixaram
de ser entregues por falta de turbinas instaladas. 

 

 

 


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