Clipping

08/01/18

CLIPPING 08/01/2018

 

JORNAL O GLOBO 

Dois aviões se chocam na pista do aeroporto de Toronto

https://oglobo.globo.com/mundo/dois-avioes-se-chocam-na-pista-do-aeroporto

-de-toronto-22261686#ixzz53abePkiD 

Gol deve suspender venda de bilhetes de voos da Pampulha

https://oglobo.globo.com/economia/gol-deve-suspender-venda-de-bilhetes-de
-voos-da-pampulha-22259128#ixzz53ablP8iT
 

Sete voos são cancelados em Guarulhos após nevasca nos EUA

https://oglobo.globo.com/mundo/sete-voos-sao-cancelados-em-guarulhos-apos-nevasca
-nos-eua-22258486#ixzz53abvSoGs
 

Gol terá que ressarcir cliente que comprou passagem para
rota Pampulha-Congonhas

https://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/gol-tera-que-ressarcir
-cliente-que-comprou-passagem-para-rota-pampulha-congonhas-22255731#ixzz53acAkIZ6
 

Ponte aérea Rio-São Paulo é a 5ª rota doméstica mais
movimentada do mundo, diz pesquisa

https://oglobo.globo.com/boa-viagem/ponte-aerea-rio-sao-paulo-a-5-rota
-domestica-mais-movimentada-do-mundo-diz-pesquisa-22259118#ixzz53acMH76I
 

 

O ESTADO DE SÃO PAULO

Dois aviões se chocam na pista do aeroporto de Toronto

http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,dois-avioes-se-chocam
-na-pista-do-aeroporto-de-toronto,70002140609

 

CORREIO BRAZILIENSE

Tempestade de inverno nos EUA causa problemas em aeroporto de NY

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2018/01/06/interna_mundo,651787/
tempestade-de-inverno-nos-eua-causa-problemas-em-aeroporto-de-ny.shtml

Dois aviões se chocam em pista do aeroporto de Toronto e um
deles pega fogo

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2018/01/06/interna
_mundo,651750/dois-avioes-se-chocam-em-pista-do-aeroporto-de-toronto-e-um-deles-pega.shtml

Cansado de esperar, passageiro desembarca pela asa do avião

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2018/01/05/interna_mundo
,651550/cansado-de-esperar-passageiro-desembarca-pela-asa-do-aviao.shtml

 

O ESTADO DE MINAS

Aeronaves colidem em pista de aeroporto em Toronto

https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2018/01/06/interna
_internacional,929167/aeronaves-colidem-em-pista-de-aeroporto-em-toronto.shtml

 

AGÊNCIA BRASIL

Dois aviões se chocam na pista do aeroporto de Toronto

http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2018-01/dois-avioes
-se-chocam-na-pista-do-aeroporto-de-toronto

 

CBN

Aeroportos que atendem Nova York têm operações suspensas por causa
da nevasca

http://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/150081/aeroportos-que-atendem-nova-york-tem
-operacoes-sus.htm

 

PANROTAS

Tap exibirá a bordo edições na íntegra do Jornal Nacional

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/2018/01/tap-exibira-a

-bordo-edicoes-na-integra-do-jornal-nacional_152392.html?lista

Grupo Latam projeta crescimento internacional de até 8%

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/2018/01/grupo-latam
-projeta-crescimento-internacional-de-ate-8_152386.html?lista

Arquiteto de aeroportos revela segredos de projetos

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/2018/01/arquiteto
-de-aeroportos-revela-segredos-de-projetos_152368.html?lista

Lufthansa amplia serviços de lounge a seus clientes

http://www.panrotas.com.br/viagens-corporativas/aeroportos/2018/01/
lufthansa-amplia-servicos-de-lounge-a-seus-clientes_152370.html?lista

Contra o Brexit, Ryanair pede licença de voo no Reino Unido

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/2018/01/contra-o-brexit
-ryanair-pede-licenca-de-voo-no-reino-unido_152369.html?pesquisa

 

MERCADO E EVENTOS

Carnaval 2018: Air Europa cai na folia em Salvador, São Paulo e Recife

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/carnaval-2018-air-europa-cai-na-folia
-em-salvador-sao-paulo-e-recife/

TAP fecha parceria com Globo para transmissão a bordo do Jornal Nacional

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/tap-fecha-parceria-com-globo-para-transmissao
-a-bordo-do-jornal-nacional/

Ryanair fecha dezembro com 9,3 milhões de passageiros transportados

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/ryanair-fecha-dezembro-com-93-milhoes
-de-passageiros-transportados/

EUA cancela mais de 3 mil voos por causa de nevasca

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/eua-cancela-mais
-de-3-mil-voos-por-causa-de-nevasca/

Delta Airlines fecha 2017 com 186,3 milhões de passageiros transportados

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/delta-airlines-fecha-2017-com-1863-milhoes
-de-passageiros-transportados/

 

VALOR

Forte tempestade de neve continua causando transtornos nos EUA 

Por Ansa 

NOVA YORK  -  Uma forte tempestade de inverno que atravessa uma grande extensão dos
Estados Unidos tem levado caos a vários aeroportos da região leste do país. Atualmente, os
dois aeroportos mais problemáticos são o Jonh F. Kennedy, em Nova York, e o Charleston, na
Carolina do Sul. Mais de 5 mil voos já foram cancelados e diversos estão atrasados. 

Os atrasos foram causados pelo aumento dos voos reprogramados por causa da nevasca e
danos a algumas estruturas do aeroporto.  

Além dos efeitos da tempestade, aeronaves da China Southern Airlines e da Kuwait Airways
bateram perto do Terminal 4 do JFK em meio ao caos, informou a mídia local. Ninguém ficou
ferido, mas os dois aviões foram danificados e estão fora de serviço. 

A tempestade de inverno levou o país a uma brutal onda de frio. Ontem, Nova York, por
exemplo, registrou mínima de -16°C, apesar do céu aberto e ensolarado. A máxima ficou em
torno de -10°C, com o rio Hudson parcialmente congelado. Já em Concord, capital do Estado
de New Hampshire, a mínima foi de -20°C.  

 

Benefícios da aviação ainda não explorados pelo Brasil 

Por Alexandre de Juniac

Em 2017, a indústria aérea global transportou 4 bilhões de passageiros e 56 milhões de
toneladas de carga. O transporte aéreo exerce um papel único na conexão do mercado global,
unindo familiares e amigos e reunindo líderes do mundo inteiro para enfrentar os grandes
desafios do nosso tempo. Além de ser um poderoso facilitador do crescimento econômico,
turístico e de empregos.

No Brasil, a aviação emprega 1,1 milhão de pessoas e contribui com US$ 32,9 bilhões para o
PIB do país. Embora esses números pareçam impressionantes, uma avaliação mais detalhada
mostra que o transporte aéreo pode oferecer ainda mais para a economia brasileira. Os países
que possuem PIB per capita semelhante ao do Brasil, como o México, a Tailândia, a República
Dominicana e o Líbano, em todos eles, a propensão para viajar é muito maior do que a
verificada no Brasil. Na verdade, a República Dominicana, a Tailândia e o Líbano apresentam
duas vezes mais passageiros per capita do que o Brasil.

Porém, no Brasil, um país com a classe média em expansão, vasta geografia e cidades
importantes cercadas por selvas quase impenetráveis, o transporte aéreo não é a fortaleza
que deveria ser. A aviação é um importante motor econômico nos países onde é permitido
prosperar - na região, a indústria aérea representa 2,9% do PIB no México, 3% no Chile, no
entanto no Brasil é apenas 1,4%, apesar do amplo setor aeroespacial do país. É evidente que
existe um grande potencial a ser explorado e isso só será realizado se o país fizer mudanças
significativas em sua política do setor.

Com relação às regulamentações mais inteligentes, tais tecnologias foram criadas com base
na ideia de que os regulamentos devem fornecer objetivos políticos claramente definidos e
mensuráveis, de maneira menos onerosa possível. Uma política fiscal mais inteligente, por
exemplo, incentivará a conectividade aérea, e não a restringirá com tributação excessivamente
alta ou regulamentações desnecessárias. No Brasil, o quadro regulatório precário está
prejudicando a propensão para viajar e impedindo o transporte aéreo de contribuir mais em
termos de benefícios econômicos.

Infelizmente, existem muitos exemplos que mostram que o Brasil não está adotando uma
abordagem de regulamentação mais inteligente, apesar dos recentes esforços da Anac
(Agência Nacional de Aviação Civil) de aproximar o país dos padrões globais. As áreas mais
problemáticas incluem, por exemplo: 

• O combustível, que no Brasil é um dos mais caros do mundo devido ao controle da
 Petrobras no mercado de combustível. Mesmo que 75% do combustível seja derivado do
petróleo produzido localmente, ele tem o preço de combustível importado. Isso coloca o
transporte aéreo no Brasil em desvantagem competitiva em comparação a outros países,
além de acrescentar US$ 600 milhões por ano na conta de combustível das companhias
aéreas.

Novas normas de bagagem: embora as companhias aéreas estejam agora autorizadas a
cobrar os passageiros pelo despachado dos seus pertences, o recente debate no Congresso
indica que essa política pode ser revertida, novamente se diferenciando das normas
internacionais. É importante reconhecer que as companhias aéreas possuem um custo para
transportar as bagagens. E com o despachado gratuito, aqueles passageiros que estão sem
malas adicionais irão pagar por aqueles que estão com bagagem. Para um setor com margens
baixas e a responsabilidade imposta às companhias aéreas de garantir espaço na aeronave,
a cobrança poderia ser praticada por empresas que optaram por operar no Brasil com grande
desvantagem.

• Como signatário da Convenção de Montreal de 1999 (MC99) em 2006, o Brasil faz parte do
padrão global da aviação que 129 Estados reconhecem. Porém, a indústria aérea e os
passageiros só se beneficiarão deste acordo global se a legislação local estiver alinhada à
MC99. A convenção garante uma responsabilidade mundial consistente em situações como
atrasos de passageiros e bagagens, algo que as leis locais questionaram com decisões
judiciais arbitrárias e inconsistentes.

Outro exemplo de legislação pouco ortodoxa e que prejudica o gerenciamento eficiente da
capacidade de assentos das companhias aéreas são: 

• As regras que permitem que os passageiros cancelem suas passagens 24 horas após a
compra e sete dias antes do embarque. Essas situações complicam o ambiente operacional
para as companhias aéreas no Brasil, trazendo custos adicionais e colocando o país em
grande desvantagem em comparação aos outros da região. Isso também deixa o voo mais
caro para os passageiros, visto que as organizações mantêm os custos baixos ao garantir a
maior quantidade possível de assentos. A capacidade das companhias aéreas de
gerenciarem as poltronas da maneira mais rentável possível também abre novas rotas,
criando desta forma destinos adicionais para os passageiros aéreos.

Em todo o mundo, existem vários exemplos de transformação econômica que o transporte
aéreo sólido e sustentável é capaz de gerar. A conectividade robusta do setor aéreo ajudou
a diversificar as economias da região do Golfo e a aviação na pequena Cingapura, mantendo,
desta maneira, o alto nível graças às políticas inteligentes do país. 

Mais perto do Brasil, o Panamá é um exemplo latino-americano dos benefícios econômicos
que a aviação pode gerar quando as agências reguladoras, os governos, os aeroportos e as
companhias aéreas se unem e criam um quadro comum que permite o progresso da aviação.
Enfatizo a necessidade de que o Brasil siga o exemplo desses países. 

De todos os países das Américas, o Brasil é o que tem mais a ganhar com a adaptação dos
princípios de regulamentações mais inteligentes. A IATA, que representa a grande maioria
das companhias aéreas do mundo, está pronta para ajudar e apoiar essa transformação. 

 

Alexandre de Juniac é diretor geral e CEO da IATA. 


abear no facebook

abear no twitter

São Paulo

Av. Ibirapuera, 2332 - Conj. 22 - Torre Ibirapuera I
04028-002 | Moema | São Paulo/SP
+ 55 11 2369-6007

Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160 - Edifício Orly, 8º andar, Sala 832
20020-080 | Centro | Rio de Janeiro/RJ
+ 55 21 2532-6126

Brasília

SAUS Quadra 1 - Bloco J , 10/20 - Edifício CNT - Sala 506
70070-944 | | Brasília/DF
+ 55 61 3225-5215

(default) 12 queries took 0 ms
NrQueryErrorAffectedNum. rowsTook (ms)
1SELECT `Configuracao`.`id`, `Configuracao`.`tag_title`, `Configuracao`.`tag_keywords`, `Configuracao`.`tag_description`, `Configuracao`.`facebook`, `Configuracao`.`logo_file`, `Configuracao`.`logo_th_hidden`, `Configuracao`.`twitter`, `Configuracao`.`youtube`, `Configuracao`.`linkedin`, `Configuracao`.`google_analytics`, `Configuracao`.`email_destinatario`, `Configuracao`.`email_cc`, `Configuracao`.`email_remetente_host`, `Configuracao`.`email_remetente`, `Configuracao`.`email_remetente_senha` FROM `abear_2014`.`tb_configuracoes` AS `Configuracao` WHERE 1 = 1 LIMIT 1110
2SELECT `Endereco`.`id`, `Endereco`.`logradouro`, `Endereco`.`numero`, `Endereco`.`complemento`, `Endereco`.`bairro`, `Endereco`.`cep`, `Endereco`.`cidade`, `Endereco`.`estado`, `Endereco`.`telefone1`, `Endereco`.`telefone2`, `Endereco`.`fax`, `Endereco`.`email_rodape`, `Endereco`.`ativo`, `Endereco`.`ordem` FROM `abear_2014`.`tb_enderecos` AS `Endereco` WHERE 1 = 1 ORDER BY `Endereco`.`ordem` ASC330
3SELECT `Hotsite`.`id`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`agencia_abear`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`clube_abear`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_eng`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_esp`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_eng`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_esp`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_eng`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_esp`, `Hotsite`.`asas_do_bem`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_eng`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_esp`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_eng`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_esp`, `Hotsite`.`quero_voar`, `Hotsite`.`created`, `Hotsite`.`modified` FROM `abear_2014`.`tb_hotsites` AS `Hotsite` WHERE 1 = 1 ORDER BY `Hotsite`.`id` DESC LIMIT 1110
4SELECT `IntroCategoria`.`id` FROM `abear_2014`.`tb_intro_categoria` AS `IntroCategoria` WHERE `url_amigavel_ptbr` = 'clipping' LIMIT 1000
5SELECT `Intro`.`id`, `Intro`.`texto_ptbr` FROM `abear_2014`.`tb_intro` AS `Intro` LEFT JOIN `abear_2014`.`tb_intro_categoria` AS `IntroCategoria` ON (`Intro`.`intro_categoria_id` = `IntroCategoria`.`id`) WHERE `intro_categoria_id` IS NULL AND `ativo` = '1' LIMIT 1000
6SELECT `VideoCategoria`.`id`, `VideoCategoria`.`nome_ptbr`, `VideoCategoria`.`nome_eng`, `VideoCategoria`.`nome_esp`, `VideoCategoria`.`url_amigavel_ptbr`, `VideoCategoria`.`url_amigavel_eng`, `VideoCategoria`.`url_amigavel_esp`, `VideoCategoria`.`created`, `VideoCategoria`.`modified` FROM `abear_2014`.`tb_video_categorias` AS `VideoCategoria` WHERE `url_amigavel_ptbr` = 'clipping' LIMIT 1000
7SELECT `GaleriaCategoria`.`id`, `GaleriaCategoria`.`nome_ptbr`, `GaleriaCategoria`.`nome_eng`, `GaleriaCategoria`.`nome_esp`, `GaleriaCategoria`.`url_amigavel_ptbr`, `GaleriaCategoria`.`url_amigavel_eng`, `GaleriaCategoria`.`url_amigavel_esp`, `GaleriaCategoria`.`created`, `GaleriaCategoria`.`modified` FROM `abear_2014`.`tb_galeria_categoria` AS `GaleriaCategoria` WHERE `url_amigavel_ptbr` = 'clipping' LIMIT 1000
8SELECT `GaleriaCategoria`.`id`, `GaleriaCategoria`.`nome_ptbr`, `GaleriaCategoria`.`url_amigavel_ptbr` FROM `abear_2014`.`tb_galeria_categoria` AS `GaleriaCategoria` WHERE `url_amigavel_ptbr` = 'clipping-08-01-2018' LIMIT 1000
9SELECT `Clipping`.`id`, `Clipping`.`titulo_ptbr`, `Clipping`.`texto_ptbr`, `Clipping`.`url_amigavel_ptbr`, `Clipping`.`data` FROM `abear_2014`.`tb_clipping` AS `Clipping` WHERE `Clipping`.`ativo` = '1' AND `Clipping`.`titulo_ptbr` <> '' AND `Clipping`.`url_amigavel_ptbr` = 'clipping-08-01-2018' ORDER BY `Clipping`.`data` DESC LIMIT 1110
10SELECT `Clipping`.`id`, `Clipping`.`url_amigavel_ptbr` FROM `abear_2014`.`tb_clipping` AS `Clipping` WHERE `Clipping`.`url_amigavel_ptbr` <> '' AND `Clipping`.`id` <> 384 AND `Clipping`.`id` < 384 ORDER BY `Clipping`.`id` DESC LIMIT 1110
11SELECT `Clipping`.`id`, `Clipping`.`url_amigavel_ptbr` FROM `abear_2014`.`tb_clipping` AS `Clipping` WHERE `Clipping`.`url_amigavel_ptbr` <> '' AND `Clipping`.`id` <> 384 AND `Clipping`.`id` >= 383 AND `Clipping`.`id` != 384 ORDER BY `Clipping`.`id` ASC LIMIT 2220
12SELECT `Clipping`.`titulo_ptbr`, `Clipping`.`url_amigavel_ptbr` FROM `abear_2014`.`tb_clipping` AS `Clipping` WHERE `Clipping`.`id` <> 384 AND `Clipping`.`ativo` = '1' AND `Clipping`.`titulo_ptbr` <> '' ORDER BY `Clipping`.`data` DESC LIMIT 1010100