Clipping

06/11/17

CLIPPING 06/11

O GLOBO

Dubai: operadora e cia aérea investem em destino para famílias brasileiras 

https://oglobo.globo.com/boa-viagem/dubai-operadora-cia-aerea-investem-em-destino-para-familias
-brasileiras-22026864#ixzz4xeLlqSbR
 

 

FOLHA DE SÃO PAULO

Companhias aéreas criam classe que fica entre a econômica e a executiva

MARIANA BARBOSA

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM ATLANTA

Depois de estratificar a vida a bordo em apenas duas classes, as companhias aéreas estão
ensaiando o retorno da "classe média".

Na última década, boa parte das companhias aéreas americanas e europeias aboliu a primeira
classe em voos de longo curso, passando a oferecer para os passageiros de elite apenas a
executiva, que ficou mais confortável, com poltronas que reclinam totalmente, nécessaire de
grife e cardápio com assinatura de chef renomado.

Na outra ponta do avião, poltronas mais apertadas numa tentativa de recuperar as receitas
perdidas no mercado corporativo com um aumento da oferta de assentos.

Empresas como Delta Air Lines, Air France, Virgin, Qantas e New Zealand estão entre as
pioneiras nessa nova classe, que tem poltronas diferentes da econômica e são um passo além
em relação à categoria conhecida como plus ou conforto –espécie de elite da econômica, que
geralmente oferece apenas uma distância maior entre as fileiras e que pode ser adquirida
como um upgrade.

"Muitas empresas não pagam mais executiva ou primeira para seus funcionários, e a Premium
 Select é uma forma de atrair o mercado corporativo a pagar um pouco a mais", disse Steven
Sear, presidente da Delta Air Lines, durante evento em Atlanta em que a empresa apresentou
o novo Airbus A350 –configurado com três classes: econômica (Main Cabin), Premium Select
e Delta One Suite.

Num primeiro momento, a Premium Select e a Delta One Suite (com poltronas que se
transformam em uma cabine privada, com portinha) serão oferecidas apenas nos A350 e, a
partir de 2018, nos Boeing-777. Nos voos para o Brasil, a companhia seguirá voando com
duas classes, oferece apenas o assento conforto como opção de econômica.

As novas classes do meio exibem um nível de serviço que remete às executivas de até uma
década atrás, com poltronas que permitem dormir na diagonal (inclinação de uns 20 cm e
apoio de pés). Mas elas preferem não serem chamadas de executivas para escapar das
restrições das políticas de gastos corporativos com viagem. Premium é, portanto, a palavra
da vez.

Na Delta, a Premium Select oferece ainda nécessaire de grife, fones de ouvido iguais aos do
andar de cima e serviço de bebidas antes da decolagem. Assim como as novas executivas, a
Premium Select também dá direito a filas prioritárias para check-in, raio-X e embarque.

As restrições surgiram com a crise de 2008, quando houve uma demonização dos gastos com
viagens corporativas, sobretudo nos EUA e na Europa. Um ano depois da crise, as viagens
corporativas haviam caído 17% em todo o mundo, fazendo o segmento retroceder a números
de seis anos antes, segundo a Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo).

Dados mais recentes mostram que a recuperação do volume de passageiros que voam de
executiva segue em ritmo lento, à exceção de alguns mercados como de voos de e para a
Ásia.

Nos primeiros sete meses do ano, o volume de passageiros premium (termo usado pela Iata
para classificar o passageiro de executiva ou primeira) ficou ante o mesmo período de 2016,
representando 5,3% do total. Já a participação do segmento nas receitas totais teve um
pequeno aumento, de 26% para 26,3%.

A chileno-brasileira Latam Airlines está entre as empresas que aboliram a primeira, há três
anos, promovendo um upgrade dos serviços da executiva, rebatizada de Premium Business.
A velha executiva não chegava a reclinar totalmente, como hoje. Os passageiros da
econômica podem pagar um adicional para voar com um pouco mais de espaço, na Espaço +.

INCENTIVO

As políticas das empresas variam bastante, mas geralmente as executivas estão restritas à
diretoria. Algumas empresas permitem bilhetes na classe superior em caso de viagens acima
de 12 horas.

Já empresas como o Google têm conseguido reduzir custos dando incentivos financeiros para
os funcionários que conseguem economizar o dinheiro da empresa escolhendo hotéis e
passagens mais em conta.

Confortos adicionais que não estourem o orçamento fazem sucesso entre a nova geração de
executivos. "Há uma preocupação muito grande com custo", diz Gervásio Tanabe,
diretor-executivo da Abracorp (Associação Brasileira de Viagens Corporativas).

A nova Premium Select da Delta tem um posicionamento de preço que fica bem no meio da
econômica e a Delta One, enquanto o assento conforto (Comfort+), costuma custar de 20% a
30% a mais do que a tarifa econômica.

 

CBN

Novas regras de bagagem em aeroportos provocam transtornos
aos passageiros

http://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/134853/novas-regras-de-bagagem-em
-aeroportos-provocam-tra.htm

Em meio a impasse, Viracopos tenta aumentar rotas internacionais com
parceria e criação de fundo

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/em-meio-a-impasse-viracopos-tenta-aumentar
-rotas-internacionais-com-parceria-e-criacao-de-fundo.ghtml

 

DCI

Ações da Air France-KLM caem após custos ofuscarem lucro

http://www.dci.com.br/servicos/acoes-da-air-france-klm-caem-apos-custos-ofuscarem
-lucro-id661808.html

 

PANROTAS

5 aeroportos de SP são transferidos à iniciativa privada

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/2017/11/5-aeroportos
-de-sp-sao-transferidos-a-iniciativa-privada_150978.html?lista

Pilotos da Alaska e Virgin reclamam de novo contrato

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/2017/11/pilotos-da
-alaska-e-virgin-reclamam-de-novo-contrato_150969.html?lista

Air France-KLM explica cobrança de taxa via GDS; leia

http://www.panrotas.com.br/viagens-corporativas/aviacao/2017/11/air-france
-klm-explica-cobranca-de-taxa-via-gds-leia_151003.html?lista

Catar: embargo aéreo, novo aeroporto e hotéis em vista

http://www.panrotas.com.br/viagens-corporativas/destinos/2017/11/catar
-embargo-aereo-novo-aeroporto-e-hoteis-em-vista_150927.html?lista

Taxa de GDS da AF-KLM não será implantada no Brasil

http://www.panrotas.com.br/viagens-corporativas/aviacao/2017/11/taxa-de
-gds-da-af-klm-nao-sera-implantada-no-brasil_151002.html?lista

Rio, Floripa e Porto Seguro ganham voos da Aerolíneas

http://www.panrotas.com.br/viagens-corporativas/aviacao/2017/11/rio-floripa
-e-porto-seguro-ganham-voos-da-aerolineas_150997.html?lista

 

MERCADO E EVENTOS

100º A380 da Emirates chega com pintura especial; veja

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/100o-a380-da-emirates
-chega-com-pintura-especial-veja/

Air France-KLM vai cobrar reservas feitas em GDS; medida não
vale para o Brasil

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/air-france-klm-vai-cobrar-a
-partir-de-abril-taxas-para-reservas-feitas-em-gds/

Aerolíneas Argentinas anuncia novos voos para a temporada de Verão

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/aerolineas-argentinas-anuncia-novos
-voos-para-a-temporada-de-verao/

 

VALOR

Qatar anuncia compra de 9,6% da Pacific Airways por US$ 661,4 milhões 

Por Dow Jones Newswires 

CINGAPURA  -  A companhia aérea árabe Qatar Airways anunciou nesta segunda-feira acordo
para comprar 9,6% da Cingapura Cathay Pacific Airways, de Cingapura, por US$ 662 milhões. 

Esse é o mais recente movimento da aérea do Qatar, que já tem participações em outras
empresas de aviação, como os 10% que detém na Latam Airlines e os 20% que possui na
International Consolidated Airlines, holding dona da inglesa British Airways e da espanhola
Iberia. 

A participação acionária que está sendo negociada pertence ao grupo Kingboard Chemical
Holdings, que pretende usar os recursos da venda para financiar outros projetos da
companhia. 

 

Transporte aéreo de passageiros cresce 5,7% em setembro, diz Iata 

Por João José Oliveira | Valor

SÃO PAULO  -  O transporte aéreo de passageiros cresceu 5,7% em setembro deste ano na
comparação com igual mês de 2016, informou a Associação Internacional de Transporte
Aéreo (Iata), que representa as 275 maiores companhias de aviação do mundo. 

A capacidade ofertada pelas companhias aéreas também cresceu, avançando 5,3%. A taxa
média de ocupação subiu 0,3 ponto percentual, para 81,6%. 

A expansão do tráfego mundial de passageiros em setembro foi alimentada pelo crescimento
da demanda pela aviação na região da Ásia-Pacífico, onde o setor teve aumento de 8,7%. 

Na América Latina, a aviação de passageiros aumentou 8,5%, alimentada pela retomada da
atividade econômica no Brasil, disse a Iata. O mercado doméstico brasileiro avançou 6,5% em
setembro deste ano na comparação anual. 

Carga 

Já o transporte aéreo mundial de cargas cresceu 9,2% em setembro deste ano na
comparação com o mesmo mês de 2016, segundo a Iata. 

O desempenho em setembro superou a média mensal histórica de expansão apurada pelo
setor ao longo dos últimos cinco anos, que é de 4,4%. 

A capacidade oferecida pelo setor também aumentou em setembro na comparação anual,
mas a um ritmo menor, de 3,9%. A taxa de ocupação para o frete aéreo melhorou em 2,2%,
para 45,5%. 

Entre os principais mercados da aviação no mundo, a região que apresentou o melhor
desempenho foi a da Europa, que teve em setembro aumento de 10,3% no frete de cargas. 

Na América Latina, o frete aéreo também cresceu, com variação de 7,6%. Segundo a Iata, o
incremento do transporte de cargas nos mercados latino-americanos reflete a melhora da
atividade econômica na região, em especial no Brasil, que em termos de volume está
retornando aos patamares de 2014, anteriores à crise. 

 

 

 


abear no facebook

abear no twitter

São Paulo

Av. Ibirapuera, 2332 - Conj. 22 - Torre Ibirapuera I
04028-002 | Moema | São Paulo/SP
+ 55 11 2369-6007

Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160 - Edifício Orly, 12º andar, Sala 1210
20020-080 | Centro | Rio de Janeiro/RJ
+ 55 21 2532-6126

Brasília

SAUS Quadra 1 - Bloco J , 10/20 - Edifício CNT - Sala 506
70070-944 | | Brasília/DF
+ 55 61 3225-5215

(default) 12 queries took 3 ms
NrQueryErrorAffectedNum. rowsTook (ms)
1SELECT `Configuracao`.`id`, `Configuracao`.`tag_title`, `Configuracao`.`tag_keywords`, `Configuracao`.`tag_description`, `Configuracao`.`facebook`, `Configuracao`.`logo_file`, `Configuracao`.`logo_th_hidden`, `Configuracao`.`twitter`, `Configuracao`.`youtube`, `Configuracao`.`linkedin`, `Configuracao`.`google_analytics`, `Configuracao`.`email_destinatario`, `Configuracao`.`email_cc`, `Configuracao`.`email_remetente_host`, `Configuracao`.`email_remetente`, `Configuracao`.`email_remetente_senha` FROM `abear_2014`.`tb_configuracoes` AS `Configuracao` WHERE 1 = 1 LIMIT 1110
2SELECT `Endereco`.`id`, `Endereco`.`logradouro`, `Endereco`.`numero`, `Endereco`.`complemento`, `Endereco`.`bairro`, `Endereco`.`cep`, `Endereco`.`cidade`, `Endereco`.`estado`, `Endereco`.`telefone1`, `Endereco`.`telefone2`, `Endereco`.`fax`, `Endereco`.`email_rodape`, `Endereco`.`ativo`, `Endereco`.`ordem` FROM `abear_2014`.`tb_enderecos` AS `Endereco` WHERE 1 = 1 ORDER BY `Endereco`.`ordem` ASC330
3SELECT `Hotsite`.`id`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`premio_de_jornalismo_abear`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`agencia_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`agencia_abear`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_eng`, `Hotsite`.`clube_abear_titulo_esp`, `Hotsite`.`clube_abear`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_eng`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor_titulo_esp`, `Hotsite`.`tudo_para_voar_melhor`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_eng`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos_titulo_esp`, `Hotsite`.`transporte_de_orgaos`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_eng`, `Hotsite`.`asas_do_bem_titulo_esp`, `Hotsite`.`asas_do_bem`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_eng`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate_titulo_esp`, `Hotsite`.`aviacao_em_debate`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_ptbr`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_eng`, `Hotsite`.`quero_voar_titulo_esp`, `Hotsite`.`quero_voar`, `Hotsite`.`created`, `Hotsite`.`modified` FROM `abear_2014`.`tb_hotsites` AS `Hotsite` WHERE 1 = 1 ORDER BY `Hotsite`.`id` DESC LIMIT 1110
4SELECT `IntroCategoria`.`id` FROM `abear_2014`.`tb_intro_categoria` AS `IntroCategoria` WHERE `url_amigavel_ptbr` = 'clipping' LIMIT 1000
5SELECT `Intro`.`id`, `Intro`.`texto_ptbr` FROM `abear_2014`.`tb_intro` AS `Intro` LEFT JOIN `abear_2014`.`tb_intro_categoria` AS `IntroCategoria` ON (`Intro`.`intro_categoria_id` = `IntroCategoria`.`id`) WHERE `intro_categoria_id` IS NULL AND `ativo` = '1' LIMIT 1000
6SELECT `VideoCategoria`.`id`, `VideoCategoria`.`nome_ptbr`, `VideoCategoria`.`nome_eng`, `VideoCategoria`.`nome_esp`, `VideoCategoria`.`url_amigavel_ptbr`, `VideoCategoria`.`url_amigavel_eng`, `VideoCategoria`.`url_amigavel_esp`, `VideoCategoria`.`created`, `VideoCategoria`.`modified` FROM `abear_2014`.`tb_video_categorias` AS `VideoCategoria` WHERE `url_amigavel_ptbr` = 'clipping' LIMIT 1000
7SELECT `GaleriaCategoria`.`id`, `GaleriaCategoria`.`nome_ptbr`, `GaleriaCategoria`.`nome_eng`, `GaleriaCategoria`.`nome_esp`, `GaleriaCategoria`.`url_amigavel_ptbr`, `GaleriaCategoria`.`url_amigavel_eng`, `GaleriaCategoria`.`url_amigavel_esp`, `GaleriaCategoria`.`created`, `GaleriaCategoria`.`modified` FROM `abear_2014`.`tb_galeria_categoria` AS `GaleriaCategoria` WHERE `url_amigavel_ptbr` = 'clipping' LIMIT 1001
8SELECT `GaleriaCategoria`.`id`, `GaleriaCategoria`.`nome_ptbr`, `GaleriaCategoria`.`url_amigavel_ptbr` FROM `abear_2014`.`tb_galeria_categoria` AS `GaleriaCategoria` WHERE `url_amigavel_ptbr` = 'clipping-06-11' LIMIT 1001
9SELECT `Clipping`.`id`, `Clipping`.`titulo_ptbr`, `Clipping`.`texto_ptbr`, `Clipping`.`url_amigavel_ptbr`, `Clipping`.`data` FROM `abear_2014`.`tb_clipping` AS `Clipping` WHERE `Clipping`.`ativo` = '1' AND `Clipping`.`titulo_ptbr` <> '' AND `Clipping`.`url_amigavel_ptbr` = 'clipping-06-11' ORDER BY `Clipping`.`data` DESC LIMIT 1111
10SELECT `Clipping`.`id`, `Clipping`.`url_amigavel_ptbr` FROM `abear_2014`.`tb_clipping` AS `Clipping` WHERE `Clipping`.`url_amigavel_ptbr` <> '' AND `Clipping`.`id` <> 346 AND `Clipping`.`id` < 346 ORDER BY `Clipping`.`id` DESC LIMIT 1110
11SELECT `Clipping`.`id`, `Clipping`.`url_amigavel_ptbr` FROM `abear_2014`.`tb_clipping` AS `Clipping` WHERE `Clipping`.`url_amigavel_ptbr` <> '' AND `Clipping`.`id` <> 346 AND `Clipping`.`id` >= 345 AND `Clipping`.`id` != 346 ORDER BY `Clipping`.`id` ASC LIMIT 2220
12SELECT `Clipping`.`titulo_ptbr`, `Clipping`.`url_amigavel_ptbr` FROM `abear_2014`.`tb_clipping` AS `Clipping` WHERE `Clipping`.`id` <> 346 AND `Clipping`.`ativo` = '1' AND `Clipping`.`titulo_ptbr` <> '' ORDER BY `Clipping`.`data` DESC LIMIT 1010100