Clipping

05/01/18

CLIPPING 05/01/2018

 

JORNAL O GLOBO 

Aeroporto internacional de NY cancela voos por condições meteorológicas

https://oglobo.globo.com/mundo/aeroporto-internacional-de-ny-cancela-voos-por-condicoes
-meteorologicas-22254634#ixzz53JBuJCse
 

Linhas aéreas brasileiras mantêm voos para NY apesar da nevasca

https://oglobo.globo.com/mundo/linhas-aereas-brasileiras-mantem-voos-para-ny-apesar
-da-nevasca-22255168#ixzz53JBzkmHJ
 

Teve um problema no voo? Saiba quais são os seus direitos

https://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/teve-um-problema
-no-voo-saiba-quais-sao-os-seus-direitos-22204987#ixzz53JC5o72a
 

Passageiro tem direito a assistência em caso de cancelamento de voos
por problemas climáticos

https://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/passageiro-tem-direito-assistencia
-em-caso-de-cancelamento-de-voos-por-problemas-climaticos-22255894#ixzz53JCD21xA
 

‘Jornal Nacional’ estará disponível nos voos da TAP

https://oglobo.globo.com/economia/jornal-nacional-estara-disponivel
-nos-voos-da-tap-22257372#ixzz53JCIRHAp
 

 

FOLHA DE SÃO PAULO

Frio intenso no leste dos EUA cancela voos e suspende aulas

SILAS MARTÍ

DE NOVA YORK

Uma tempestade de neve que os meteorologistas apelidaram de "furacão de inverno"
transformou Nova York nesta quinta-feira (4) numa imensidão branca.

Voos foram cancelados, escolas fecharam, trens circulam em velocidade reduzida e ônibus
levam correntes nas rodas para aumentar a tração em ruas e avenidas escorregadias. 

Temperaturas de até -14ºC na maior cidade americana e números baixíssimos em dezenas de
cidades do nordeste dos Estados Unidos, da fronteira com o Canadá até a Carolina do Sul,
ainda prometem fazer desse manto de neve uma perigosa casca de gelo, podendo causar
acidentes e caos nas ruas.

Em Rhode Island, perto de Nova York, o governo alertou que a tempestade pode causar
também falta de energia.

Ventos em Manhattan, coberta por até 30 centímetros de neve em alguns pontos, passaram
dos 70 quilômetros por hora, acentuando a sensação de frio intensíssimo e dificultando o
tráfego aéreo.

Os aeroportos John F. Kennedy e LaGuardia, em Nova York, ficaram fechados para pousos e
decolagens. O terminal de Newark, no Estado vizinho de Nova Jersey, também teve grande
número de voos cancelados. Boa parte deles está sendo desviada para a região de
Washington.

Empresas como American Airlines, Delta e United Airlines anunciaram que passageiros com
destino ao nordeste americano poderão remarcar seus bilhetes caso seus voos tenham sido
afetados.

A American e a Delta vão permitir que o passageiro troque a passagem gratuitamente até
domingo (7). A United afirmou que vai autorizar a remarcação sem custo para passageiros
dos voos afetados para embarque até a próxima segunda-feira (8).

No caso das companhias americanas, até o momento 12 voos foram cancelados entre São
Paulo e Rio de Janeiro e a região nova-iorquina nesta quinta e na sexta-feira (5) —seis da
American Airlines, cinco da Delta e um da United.

Já Latam cancelou seus dois voos desta quinta de Guarulhos a Nova York e o que sairia da
maior cidade americana à capital paulista. A empresa recomenda que os passageiros afetados
remarquem suas passagens em seu site ou pelo telefone 4002-5700 (capitais) e
0300-570-5700 (outras localidades) —as viagens podem ser adiadas sem custo para embarque
em datas nos próximos 15 dias.

A Avianca não informou se houve alterações em seus voos até o momento. Quem já está em
Nova York e não quer se mexer, no entanto, encontra uma calma atípica na cidade mais
movimentada dos Estados Unidos.

"Não saia de casa se você puder e, se sair, fique na rua o mínimo possível", disse o prefeito,
Bill de Blasio. "Está muito frio, um frio amargo."

Temperaturas nos próximos dias devem continuar despencando, embora a nevasca esteja
chegando ao fim. O frio intenso e sem trégua já provocou a morte de pelo menos 17 pessoas
nos EUA desde o início deste inverno.

 

O ESTADO DE SÃO PAULO

Nevasca cancela cerca de 5 mil voos nos EUA

http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,nevasca-cancela
-cerca-de-5-mil-voos-nos-eua,70002139312

Recuperação também no transporte aéreo

http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,recuperacao-tambem
-no-transporte-aereo,70002139030

Latam projeta crescimento de 7,5% a 9,5% em sua margem
operacional em 2018

http://economia.estadao.com.br/noticias/negocios,latam-projeta-crescimento-de
-7-5-a-9-5-em-sua-margem-operacional-em-2018,70002138947

Tribunal condena aérea a indenizar casal por atraso de voo e
réveillon perdido

http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/tribunal-condena-aerea-a
-indenizar-casal-por-atraso-de-voo-e-reveillon-perdido/

 

CORREIO BRAZILIENSE

DF ganhará aeroporto exclusivo para voos executivos

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2018/01/04/interna
_cidadesdf,651362/df-ganhara-aeroporto-exclusivo-para-voos-executivo.shtml

 

G1

Arquiteto tem viagem de lua de mel alterada sem aviso e ganha
R$ 5 mil de indenização na Justiça

https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/arquiteto-tem-viagem-de-lua-de-mel-alterada
-sem-aviso-e-ganha-r-5-mil-de-indenizacao-na-justica.ghtml

 

CBN

Aeroportos que atendem Nova York têm operações suspensas por
causa da nevasca

http://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/150081/aeroportos-que-atendem
-nova-y
ork-tem-operacoes-sus.htm

 

CETV 2ª EDIÇÃO

Empresa alemã Fraport assume a gerência do aeroporto de Fortaleza

http://g1.globo.com/ceara/cetv-2dicao/videos/v/empresa-alema-fraport-assume-a-gerencia
-do-aeroporto-de-fortaleza/6400245/

 

PANROTAS

Aeroporto de Foz (PR) faz 45 anos, e terá ampla expansão

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aeroportos/2018/01/aeroporto
-de-foz-pr-faz-45-anos-e-tera-ampla-expansao_152364.html?lista

Voos são cancelados e JFK é fechado por nevasca em NY

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/2018/01/voos-sao
-cancelados-e-jkf-e-fechado-por-nevasca-em-ny_152371.html?lista

KLM inclui descrição de áudio em filmes a bordo

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/2018/01/klm-
inclui-descricao-de-audio-em-filmes-a-bordo_152354.html?lista

Ryanair lança plataforma de reserva de transporte terrestre

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/transporte/2018/01/ryanair-lanca
-plataforma-de-reserva-de-transporte-terrestre_152349.html?lista

Tarifas mais caras? Aeroportos privados devem pagar IPTU

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aeroportos/2018/01/tarifas-mais-
caras-aeroportos-privados-devem-pagar-iptu_152342.html?lista

 

MERCADO E EVENTOS

Azul comemora liderança em pontualidade no Brasil e América do
Sul em 2017

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/azul-comemora-lideranca-em
pontualidade-no-brasil-e-america-do-sul-em-2017/

EUA terá voos cancelados por causa do frio

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/eua

-tera-voos-cancelados-por-causa-do-frio/

Gol manteve em novembro liderança no doméstico e Avianca é
destaque no internacional

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/demanda-aerea-em-novembro
-registra-57-de-crescimento-em-voos-domesticos/

Lufthansa apresenta sua nova Business Class

http://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/lufthansa
-apresenta-sua-nova-business-class/

 

VALOR

Cerca de 3 mil voos são cancelados por fortes nevascas nos EUA 

Por Ansa

NOVA YORK  -  Uma tempestade chamada de "ciclone-bomba" cobriu o nordeste dos Estados
Unidos com nevascas, rajadas de vento e temperaturas glaciares e causou o cancelamento
de mais de 2,8 mil voos. 

Em Nova York, os aeroportos JFK e LaGuardia foram fechados por causa de uma tempestade
de neve. Escolas também fecharam as portas nesta gélida quinta-feira (4). O serviço ferroviário
entre a metrópole e Boston foi reduzido e as autoridades orientaram que os cidadãos não
saíssem de carro, a não ser em casos de emergência. Em algumas partes de Long Island, por
exemplo, a visibilidade está perto de zero. 

Segundo meteorologistas, nevascas mais potentes ainda podem atingir a região entre
sexta-feira (5) e sábado (6), quando as temperaturas devem cair para -20ºC. 

O “ciclone-bomba” é um fenômeno caracterizado pela baixa pressão atmosférica, o que
aumenta a velocidade e o potencial dos ventos. Desde a última quarta (3), pelo menos 11
pessoas morreram por causa do frio intenso nos Estados Unidos, sendo cinco no Wisconsin,
quatro no Texas, uma na Dakota do Norte e outra no Missouri. 

Ainda no fim do ano passado, o presidente Donald Trump ironizou as baixas temperaturas e
disse que o país poderia usar "um pouco do bom e velho aquecimento global" para se
esquentar. Em algumas cidades norte-americanas, os termômetros já atingiram a marca de
-40ºC.  

 

Azul diz que crise da sócia HNA não afeta plano de investimento 

Por João José Oliveira | De São Paulo

O presidente da Azul, John Rodgerson, não cogita mudar o plano de investimento por causa
de sua maior acionista individual, a chinesa HNA, que enfrenta dificuldades para pagar alguns
compromissos. "Não tem nenhum impacto. O plano de investimento da Azul independe do
HNA", disse ele ao Valor. 

O HNA detém 22,7% de ações preferenciais da Azul, após aporte de US$ 450 milhões em
2015. 

Rodgerson diz que a Azul está capitalizada, com recursos em caixa, após operações de venda
de ações na bolsa, com a oferta pública inicial (IPO), em abril de 2017, e captação de recursos
com emissão de títulos de dívida. A empresa encerrou o trimestre com R$ 2,3 bilhões em caixa
para dívidas totais de R$ 2,9 bilhões na mesma data. 

O plano da Azul, a terceira maior companhia aérea do país, depois de Latam e Gol, tem
encomendas para 50 jatos Embraer, 68 aviões Airbus A320 e cinco A330, entre pedidos firmes
e opções, que ultrapassam US$ 8,5 bilhões. 

A frota da Azul deverá crescer dos atuais 122 aviões para 141 até 2019. A Gol, com 115 aviões
em operação em setembro, planeja ter 124 em 2019. E a Latam, que operava 308 aeronaves
em setembro, projeta 318 para 2019. 

O grupo HNA, diz Rodgerson, informou-o que não quer se desfazer de suas ações na Azul.
"Eles tiveram duas oportunidades para fazer isso, no IPO e na oferta secundária, quando foram
perguntados, mas não quiseram participar. Por isso, não acredito que eles venham a vender",
afirma o executivo, referindo-se à oferta subsequente de ações, feita pela Azul no segundo
semestre de 2017.

O HNA informa ter US$ 140 bilhões em ativos, mas seu CEO, Adam Tan, reconheceu que está
sendo afetado pelo cenário geral de aperto de crédito na China desde o fim do ano passado,
quando os bancos locais começaram a chegar ao limite das cotas de concessão de
empréstimo. O HNA estima ter cerca de US$ 100 bilhões em dívidas e um quarto disso,
aproximadamente, tem prazo de pagamento de até um ano. Nos últimos meses, alguns bancos
hesitaram em trabalhar com a HNA.

O endividamento do grupo chinês cresceu depois que a holding engrenou uma onda global de
aquisições que superou US$ 40 bilhões em compras, incluindo fatias da rede de hotéis Hilton,
da Swissport de serviços aeroportuários, e do Deutsche Bank. 

Nas últimas semanas, o grupo chinês usou parte de seus ativos mais valiosos como garantia
para levantar recursos e aumentar o caixa. E anunciou que busca vender alguns ativos como
edifícios comerciais nos Estados Unidos. 

O negócio de aviação da HNA não deve ser alvo desse plano de venda de ativos por se tratar
de "core business", diz Rodgerson, que recebeu essa informação do grupo chinês. Este 

controla a quarta maior empresa de aviação da China e a Avalon, companhia de arrendamento
de aviões. 

No Brasil, a HNA chegou a negociar a compra de uma fatia da operadora do Galeão, que
pertencia à Odebrecht Transport. Mas não obteve a tempo autorizações do governo em
Pequim para fechar o negócio. Assim, a participação privada no terminal ficou com a Changi,
de Cingapura. 

Em novembro, o grupo HNA assinou junto com a chinesa Yangtze River Development um
acordo para investir em um projeto do empresário Alfredo Fumagalli para construir 30 terminais
de armazenagem em Mato Grosso, com aportes de R$ 1,5 bilhão. 

 

"Não vou brigar sozinho contra céus abertos" 

Por João José Oliveira | De São Paulo

A Azul desistiu de brigar contra a aprovação da etapa final do acordo de "céus abertos" entre
Brasil e Estados Unidos - que permite que companhias aéreas dos dois países possam criar
voos entre os dois territórios sem limites de cotas ou de destinos - e se concentrará agora em
aproveitar a regra assim que ela entrar em vigor, com a ampliação dos acordos comerciais que
já possui com a sócia United Airlines, terceira maior da aviação americana.

"Sim, vamos fazer JB [Joint Business Agreement, ou JBA]. A United é nosso parceiro, muito
forte nos Estados Unidos e vamos fazer acordo", disse o presidente da Azul, John Rodgerson,
referindo-se ao tipo de parceria conhecido como JBA, por meio da qual duas empresas aéreas
decidem de forma combinada como vão operar os voos entre dois países, dividindo despesas
e compartilhando receitas.

O executivo ponderou que seria melhor para o Brasil ter evitado a implementação do "céus
abertos" agora, mas admitiu que, uma vez aprovada, a regra deve ser explorada
comercialmente. "Para a Azul, não faz tanta diferença, porque os céus que voamos sempre
foram abertos. A questão é que demos algo sem ter nada em troca. Mas agora não vou ficar
como um bobo sozinho brigando", disse Rodgerson, referindo-se ao fato de as rivais Latam e
Gol serem favoráveis ao compromisso de "céus abertos".

A United detém 4% dos direitos econômicos da Azul, fatia pela qual pagou US$ 100 milhões em
julho de 2015. Ambas já têm acordo de "code-share", por meio do qual, por exemplo, um
americano que voa dos Estados Unidos para São Paulo na United e segue para Porto Alegre
em conexão da Azul realiza todo o processo de reserva, emissão de passagens e despacho de
bagagens de forma integrada.

Mas com o JBA, a parceria será aprofundada, uma vez que a própria malha aérea da Azul e
da United entre Brasil e Estados Unidos será feita de forma combinada.

O modelo de acordo JBA já foi assinado, por exemplo, entre a Latam e a American Airlines, mas
para entrar em vigor depende do acordo de "céus abertos". O governo dos Estados Unidos
considera essa uma pré-condição para liberar em território americano os contratos de JBA. Por
isso, inclusive, a Latam defende de forma mais clara o compromisso entre os países. A Gol já
declarou, mais de uma vez, que poderia assinar uma joint venture com a Delta, sua sócia,
depois que o acordo de "ceús abertos" com os EUA fosse aprovado.

O acordo, assinado pelos governos brasileiro e americano em 2011, vem sendo implementado
paulatinamente. A última etapa - que libera totalmente os céus entre os dois países - depende
de ratificação no Congresso. Em 19 de dezembro, a Câmara deu o sinal verde; falta agora o
Senado. 

Rodgerson disse que as companhias dos Estados Unidos são maiores e as mais rentáveis do
mundo, com forte geração de caixa. Por isso, em um mercado aberto, elas poderão vender
voos a preços mais competitivos que as concorrentes brasileiras. Para comparar, a United
transportou 81 milhões de passageiros e faturou US$ 28,2 bilhões em vendas nos nove
primeiros meses de 2017. No mesmo período, a Azul atendeu 16,5 milhões de clientes para
uma receita de US$ 1,8 bilhão pelo câmbio médio do período. "O corte de impostos do governo
[do presidente americano Donald] Trump vai tornar as americanas ainda mais fortes", disse
Rodgerson, referindo-se à mudança tributária americana aprovada em dezembro último que
cortou a alíquota do imposto cobrado de corporações de 35% para 21%.

 

Latam prevê margem de lucro operacional até 9,5% em 2018 

Por João José Oliveira | Valor

SÃO PAULO  -  (Atualizada às 9h07) A Latam Airlines, maior grupo de aviação da América
Latina, divulgou na noite desta quinta-feira as projeções operacionais e financeiras –
guidance – para 2018, com previsão de margem operacional de lucro entre 7,5% e 9,5%. 

Para a oferta, a Latam estima ter em 2018 um crescimento de 5% a 7% na capacidade neste
ano ante 2017. Essa expansão será puxada pelos voos internacionais, que terão oferta de 6%
a 8% maior, e pelos mercados domésticos de língua espanhola – Chile, Argentina, Peru,
Equador e Colômbia – também com a expectativa de uma expansão de 6% a 8% 

Já no Brasil, a oferta neste ano será de 2% a 4% maior. Será a primeira expansão de
capacidade da empresa no país desde 2014. 

A Latam trabalha com um cenário em que a taxa média de câmbio será de R$ 3,31 por dólar,
com o preço do combustível na casa de US$ 73 o barril. 

No comunicado, a  Latam informou também os dados preliminares de projeções referentes a
2017, que ainda não teve balanço divulgado. 

Para a margem operacional em 2017, a Latam prevê divulgar uma taxa de lucro operacional 

entre 6% e 8%. 

 

A capacidade no Brasil deve fechar 2017 com retração de 4%, enquanto a oferta cresceu 4%
nas rotas internacionais e ficou estável nos países de língua espanhola em que atua,
determinando para a média do grupo consolidado uma oferta em 2017 1% superior à de 2016. 


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