Clipping

03/12/18

CLIPPING 03/12/2018

O GLOBO

Chuva provoca atrasos e cancelamentos de voos no Aeroporto de Congonhas

https://oglobo.globo.com/economia/chuva-provoca-atrasos-cancelamentos-de-voos-no
-aeroporto-de-congonhas-23274108

Teve problemas com voo? Saiba quais são os seus direitos

https://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/teve-problemas
-com-voo-saiba-quais-sao-os-seus-direitos-23274143

Como usar as redes sociais para resolver problemas nos voos

https://oglobo.globo.com/boa-viagem/como-usar-as-redes-sociais-para-resolver

-problemas-nos-voos-23272301

Rio já tem data para não contar com mais nenhum voo direto para Nova York

https://blogs.oglobo.globo.com/ancelmo/post/rio-ja-tem-data-para-nao-contar-com-mais
-nenhum-voo-direto-para-nova-york.html

 

JORNAL DO BRASIL

Destroços de avião que caiu em SP são removidos

https://www.jb.com.br/pais/2018/12/961615-destrocos-de-aviao
-que-caiu-em-sp-sao-removidos.html

Cenipa começa a investigar acidente com aeronave em São Paulo

https://www.jb.com.br/pais/2018/11/961412-cenipa-comeca-a-investigar-acidente
-com-aeronave-em-sao-paulo.html

Chuvas causam cancelamento de voos em Congonhas

https://www.jb.com.br/pais/2018/12/961488-chuvas-causam-cancelamento
-de-voos-em-congonhas.html

 

FOLHA DE SÃO PAULO

Em dez anos, país tem média de um acidente aéreo a cada dois dias

Ricardo Hiar

SÃO PAULO

O Brasil registrou nos últimos dez anos a média de um acidente aéreo a cada dois dias,
segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força 

Aérea Brasileira (FAB). De janeiro de 2008 a julho de 2018, ocorreram 1.704 acidentes com
aeronaves em todo o país.

Nesse período, esses acidentes fizeram 846 vítimas fatais. As principais causas de problemas
graves envolvendo aeronaves foram falhas do motor e a perda de controle do voo, de acordo
com dados da Cenipa.

Os aviões lideram a lista de acidentes da categoria, com 1.260 ocorrências. Esse número
representa 73% de todos os acidentes registrados no país na última década. Em segundo
lugar estão os helicópteros, com 220 intercorrências.

Para o especialista em aviação Roberto Peterka, apesar do número de acidentes ter diminuído
no Brasil nas últimas décadas, ainda é considerado alto. Ele diz mesmo levando em
consideração que houve aumento da frota, muitos acidentes poderiam ser evitados todos os
anos.

Peterka afirma que não é possível fazer um comparativo desse panorama com outros países
 porque a maioria não possui um controle da aviação em geral.

Sobre as causas dos acidentes, o especialista diz que sempre há vários fatores envolvidos,
mas a manutenção dos aviões e o treinamento dos pilotos fazem toda a diferença para a
redução dos incidentes. "O ser humano está em todas essas situações de acidente e, às
vezes sem querer, é conduzido a realizar uma ação durante o voo que será irreversível."

De acordo com a Cenipa, na categoria de aviões os voos comerciais e táxis aéreos
apresentam menor índice de acidentes. Na contramão aparecem as aeronaves de uso
particular, que lideram o topo da lista de incidentes.  "Hoje o controle dos mecânicos e dos
pilotos no Brasil são mais rígidos, mas ainda deixam a desejar", afirma Peterka.

Ele diz que hoje há muitos recursos à disposição da área que poderiam reduzir os índices de
acidente caso fossem bem empregados. Entre os exemplos estão a formação de pilotos,
ofertada até em universidades, as normas de segurança da Anac (Agência Nacional de
Aviação Civil), aeronaves equipadas com mais e melhores tecnologias.

Para o especialista, algumas hipóteses podem explicar porque as aeronaves menores e de
uso particular são as que mais se envolvem em acidentes: menos rigor na manutenção dos
equipamentos, pilotos menos experientes e com menos horas de voo e falta de familiaridade
com as aeronaves.

"Num voo comercial o piloto faz reciclagem com regularidade, é supervisionado de perto,
conhece bem mais a máquina que está pilotando."

Já no caso das particulares, às vezes o piloto comanda tipos diferentes de aviões, com mais
intervalo entre os voos. "É a mesma coisa de compararmos um motorista eventual de um 

taxista. Essa experiência e tempo de voo no mesmo avião faz diferença na hora de uma
eventualidade, pois sua resposta será mais rápida", explicou.

São Paulo é o estado que possui o maior tráfego aéreo do país, mas o também que tem o
número de acidentes mais elevado. Somente na última década, ocorreram 370 incidentes,
com 137 mortes. No estado, 61 aeronaves ficaram completamente destruídas.

No Rio Grande do Sul, que ficou em segundo lugar no ranking de acidentes, foram 169
ocorrências. Mato Grosso, Goiás, Paraná e Minas Gerais, registraram cada um, mais de
cem incidentes graves com aeronaves.

Para Luciana Sales, diretora da Sales Serviços Aéreos, é preciso manter ações de controle
rigorosas para oferecer segurança no transporte aéreo do país.

Com atuação no ramo de táxis aéreos, ela diz que a diferença entre esse tipo de serviço e os
voos particulares são as normas obrigatórias que precisam seguir para atuar no setor.

Uma dos principais aspectos que diferem os dois tipos de voos é que nos táxis aéreos há uma
norma que obriga a presença de um copiloto. "Os dois profissionais são treinados para que
cada um tenha domínio de suas funções e saibam o que deve fazer, principalmente num
imprevisto", explicou Luciana.

Além disso os pilotos passam por vários cursos de capacitação, fazem reciclagem semestrais
e permanecem mais tempo atuando num avião do mesmo modelo. Outro cuidado na
prevenção dos acidentes é o controle da jornada do piloto. "Tem piloto que voa muito tempo,
por várias noites seguidas, o que prejudica seu rendimento e até sua atuação numa
emergência."

De acordo com Luciana Sales, falhas na atuação do piloto estão presentes na maioria dos
acidentes. "A máquina é muito segura, então nunca é apenas um motivo que resulta no
acidente, é um alinhamento de fatores", disse.

Ela ainda afirma que às vezes o profissional entra numa zona de conforto ou sofre muita
pressão para voar sozinho, sem respeitar todos os aspectos de segurança, o que gera
vulnerabilidade para o voo.

"Ter um copiloto pode fazer toda a diferença, porque um avião não é como um carro que
quando você cansa, você encosta e outro assume a direção. Muitos dos acidentes acontecem
porque o profissional é obrigado a ultrapassar seus próprios limites ou os limites da máquina",
afirmou.

Para Luciana, o país precisa de campanhas mais "pesadas" sobre as causas dos acidentes
aéreos e como evitá-los. Além do risco à vida, ela diz que um acidente não pode apenas
acabar com uma empresa, mas também afeta de forma negativa toda a aviação. "Um
acidente é sempre muito ruim, pois mexe com todo mundo. As pessoas ficam com medo de
voar novamente."

A FAB e a Anac foram procuradas pela reportagem, mas não deram retorno.

 

O ESTADO DE SÃO PAULO

Destroços de avião começam a ser retirados do local da queda

https://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,destrocos-de-aviao-comecam
-a-ser-retirados-do-local-da-queda,70002629063

Acordo entre Embraer e Boeing é alvo de mais uma reclamação na CVM

https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,acordo-entre-embraer-e-boeing-e-alvo
-de-mais-uma-reclamacao-na-cvm,70002628598

 

CORREIO BRAZILIENSE

Destroços de avião que caiu em São Paulo são removidos

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2018/12/02/interna
-brasil,722750/destrocos-de-aviao-que-caiu-em-sp-sao-removidos.shtml

Azul prevê para 2021 frota operacional de 160 aviões, aumento de 31%

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2018/11/30/internas_economia
,722480/azul-preve-para-2021-frota-operacional-de-160-avioes-aumento-de-31-s.shtml

 

O ESTADO DE MINAS

Destroços de avião que caiu em SP são removidos

https://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2018/12/02/interna
_nacional,1009864/destrocos-de-aviao-que-caiu-em-sp-sao-removidos.shtml

 

AGÊNCIA BRASIL

Cenipa começa a investigar acidente com aeronave em São Paulo

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-11/comeca-investigacao-de-acidente
-com-aeronave-em-sao-paulo

 

G1

Latam cancela voo e passageiros protestam no aeroporto de Brasília

https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2018/12/01/latam-cancela-voo-e
-passageiros-protestam-no-aeroporto-de-brasilia.ghtml

 

DF1

Vários voos são cancelados e situação provoca confusão no Aeroporto

https://globoplay.globo.com/v/7201713/

 

ÉPOCA NEGÓCIOS

Vai viajar? Veja quais são as principais apostas das companhias aéreas
para a alta temporada

https://epocanegocios.globo.com/Mercado/noticia/2018/11/vai-viajar-veja-quais-sao-principais
-apostas-das-companhias-aereas-para-alta-temporada.html

 

DCI

Bolsonaro: 'Sou favorável à fusão Embraer e Boeing, se não
Embraer desaparece'

https://www.dci.com.br/economia/bolsonaro-sou-favoravel-a-fus-o-embraer
-e-boeing-se-n-o-embraer-desaparece-1.762322

Azul vê alta de 21% na frota até 2021

https://www.dci.com.br/servicos/azul-ve-alta-de-21-na-frota-ate-2021-1.762596

 

PANROTAS

Latam aumenta voos de Fortaleza a Miami após deixar Orlando

https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2018/11/latam-aumenta-voos
-de-fortaleza-a-miami-apos-deixar-orlando_160730.html

Latam Brasil encerra voo de Fortaleza a Orlando (EUA)

https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2018/11/latam-brasil
-encerra-voo-de-fortaleza-a-orlando-eua_160728.html

 

MERCADO E EVENTOS

Boeing chega a marca de 2 mil aeronaves entregues ao mercado chinês

https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/boeing-chega-a-marca-de-2-mil
-aeronaves-entregues-ao-mercado-chines/

Aeroporto de Jericoacoara receberá 49 voos durante a alta temporada

https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/aeroporto-de-jericoacoara-recebera
-49-voos-durante-a-alta-temporada/

Novo CEO da Air France-KLM está decidido em encerrar operações da Joon

https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/novo-ceo-da-air-france-klm-esta
-decidido-em-encerrar-operacoes-da-joon/


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