Clipping

01/11/18

CLIPPING 01/11/2018

JORNAL DO BRASIL

Airbus triplica lucros em um ano

https://www.jb.com.br/economia/2018/10/952851
-airbus-triplica-lucros-em-um-ano.html

 

O ESTADO DE SÃO PAULO

Indonésia encontra caixa-preta de avião que caiu com 189 a bordo

https://internacional.estadao.com.br/fotos/asia,indonesia-encontra-caixa-preta-de
-aviao-que-caiu-com-189-a-bordo,939419

Equipes de busca encontram fuselagem de avião que caiu na Indonésia,
dizem autoridade

https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,equipes-de-busca-encontram-fuselagem
-de-aviao-que-caiu-na-indonesia-dizem-autoridades,70002576656

 

G1

Aeroporto espera receber 4 mil passageiros durante o feriado de Finados
em Rio Branco

https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2018/10/31/aeroporto-espera-receber-4-mil-passageiros
-durante-o-feriado-de-finados-em-rio-branco.ghtml

Aeroporto de Natal espera movimentar 35 mil passageiros no
feriado prolongado

https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2018/10/31/aeroporto-de
-natal-espera-movimentar-35-mil-passageiros-no-feriado-prolongado.ghtml

Parte das obras de melhoria no aeroporto de Uberlândia é finalizada;
ações continuam

https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2018/10/31/parte-das-obras-de
-melhoria-no-aeroporto-de-uberlandia-e-finalizada-acoes-continuam.ghtml

 

DCI

Lucro líquido da Smiles recua para R$ 212,1 mi no 3º trimestre,
mas Ebitda avança

https://www.dci.com.br/servicos/lucro-liquido-da-smiles-recua-para-r-212-1-mi-no-3
-trimestre-mas-ebitda-avanca-1.754586

 

PANROTAS

AF-KLM transportou 28,5 mi passageiros no verão europeu

https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2018/10/af-klm-transportou
-285-mi-passageiros-no-verao-europeu_160023.html

Aeroporto de Brasília projeta receber 225 mil pax no feriado

https://www.panrotas.com.br/aviacao/aeroportos/2018/10/aeroporto-de-brasilia
-projeta-receber-225-mil-pax-no-feriado_160021.html

Conheça os 12 integrantes do Comitê de Negócios da Latam

https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2018/10/conheca-os-12
-integrantes-do-comite-de-negocios-da-latam_160020.htm

Aeroporto de Natal espera 35 mil passageiros no feriado

https://www.panrotas.com.br/aviacao/aeroportos/2018/10/aeroporto-de
-natal-espera-35-mil-passageiros-no-feriado_160015.htm

Gollog abre, em Porto Seguro (BA), sua 100ª franquia no País

https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2018/10/gollog-abre-em
-porto-seguro-ba-sua-100-ordf-franquia-no-pais_160013.html

Grupo Lufthansa reduz expectativa de crescimento para 2019

https://www.panrotas.com.br/viagens-corporativas/aviacao/2018/10/grupo-lufthansa
-reduz-expectativa-de-crescimento-para-2019_160010.html

Aeromexico adiciona três frequências em voos para São Paulo

https://www.panrotas.com.br/viagens-corporativas/aviacao/2018/10/aeromexico
-adiciona-tres-frequencias-em-voos-para-sao-paulo_160008.html

United inicia voo direto de São Francisco para Taiti

https://www.panrotas.com.br/aviacao/novas-rotas/2018/10/united
-inicia-voo-direto-de-sao-francisco-para-taiti_159997.html

Gol oferece descontos em estacionamentos de aeroportos

https://www.panrotas.com.br/aviacao/parcerias/2018/10/gol-oferece
-descontos-em-estacionamentos-de-aeroportos_159998.html

Smiles alcança R$ 588,4 milhões em faturamento no 3T

https://www.panrotas.com.br/aviacao/distribuicao/2018/10/smiles-alcanca
-r-5884-milhoes-em-faturamento-no-3t_159993.html

CEO da Latam vê Brasil com otimismo e cautela

https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2018/10/apos
-eleicoes-ceo-da-latam-ve-futuro-do-brasil-como-incerto_159987.html

 

MERCADO E EVENTOS

Praça de alimentação do Aeroporto de Salvador volta a funcionar 24h

https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/praca-de-alimentacao-do-aeroporto
-de-salvador-volta-a-funcionar-24h/

Alitalia recebe proposta inédita para criação de companhia de
transporte integrado

https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/alitalia-recebe-proposta
-inedita-para-criacao-de-companhia-de-transporte-integrado/

CVC e Gol estão entre as marcas mais lembradas pelos brasileiros

https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/agencias-e-operadoras/cvc-e-gol
-estao-entre-as-marcas-mais-lembradas-pelos-brasileiros/

Gol revela dias e horários dos voos inéditos entre Vitória e Buenos Aires

https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/gol-revela-dias-e-horarios-dos-voos
-ineditos-entre-vitoria-e-buenos-aires/

Lufthansa considera parceria com Alitalia mas descarta apoio financeiro

https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/lufthansa-considera-parceria-com
-alitalia-mas-descarta-apoio-financeiro/

Air Arabia celebra 15 anos e apresenta nova identidade visual

https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/air-arabia-celebra-15
-anos-e-apresenta-nova-identidade-visual/

Latam recebe clientes Black Signature para jantar no Arturito

https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/latam-recebe-clientes
-black-signature-para-jantar-no-arturito/

Gol fecha parceria com Visa para internet gratuita em seus voos

https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/gol-fecha-parceria-com
-visa-para-internet-gratuita-em-seus-voos/

 

VALOR

Cenário exige unir Gol e Smiles, diz CEO

Por Graziella Valenti | De São Paulo

"Deixar Gol e Smiles separadas não é uma opção. É nosso dever fiduciário zelar pela
sustentabilidade do sistema como um todo." É assim que Paulo Kakinoff, presidente da
companhia de aviação Gol, começa a explicar em entrevista exclusiva ao Valor a decisão
pela reestruturação societária anunciada pelo grupo no dia 15 deste mês, pela qual as duas
empresas serão integralmente combinadas.

O executivo enfatizou que o movimento feito pelas concorrentes Air Canada, Aeroméxico e,
em especial, a rival direta Latam, de absorver as respectivas empresas de fidelidade não
deixou opção à Gol para manter a capacidade competitiva de todo o grupo. Essas eram as
quatro companhias aéreas no mundo que tinham as empresas de fidelidade separadas e
todas colocaram em marcha planos de união dos negócios.

Na média, de 10% a 15% dos assentos dos voos são dedicados aos programas de milhagem.
Assim, a Gol perde a capacidade de gerir o melhor preço para essa parcela de vendas, pois é
pré-fixado com a empresa de fidelidade - o que não mais ocorrerá com as concorrentes. No
longo prazo, isso afetará a capacidade da Smiles de competição também, afirmou Kakinoff.

Desde o dia 15, a Gol enfrenta críticas do mercado a respeito da estrutura anunciada para a
reorganização. A transação terá seis etapas. De forma simplificada, a Smiles será incorporada
pela Gol, por meio de uma troca de ações. Os minoritários de Smiles receberão parte em
dinheiro (ações resgatáveis) e parte em ações, em proporção e valores ainda não definidos.
Ao fim, toda a operação de aviação e de milhagem ficará numa empresa operacional fechada.
As ações ordinárias dessa companhia serão detidas pela família controladora do grupo, por
meio do fundo Volluto, e as ações preferenciais que terão direito a todo o resultado do
negócio (superpreferenciais) serão de propriedade da Gol - a única companhia aberta que
restará ao fim do processo e que será listada no Novo Mercado.

Assim, Volluto, veículo dos Constantino, terá todos os direitos políticos do negócio e a Gol, os
econômicos. Volutto também terá ações da Gol e será só por meio delas que terá o retorno
econômico, na forma de dividendos. A Gol, a única companhia aberta que restará do sistema,
se transformará numa companhia do Novo Mercado, apenas com ações ordinárias.

As condições da incorporação da Smiles serão definidas após uma negociação que será 

de Smiles, de um lado, e a Gol, de outro.

Questionado sobre o motivo de não submeter a incorporação da Smiles a uma assembleia
em que apenas os minoritários da empresa milhagem votam, Kakinoff afirmou que a
negociação por meio do comitê é o modelo que "melhor permite a defesa do interesse de
todos os steakholders do grupo" - inclui minoritários de Smiles, de Gol e o controlador do
grupo.

"Nós percebemos que não dava para o movimento não ser complexo. Abraçamos a
complexidade. Mas decidimos que por meio de uma incorporação negociada era o jeito
mais fácil de executar" afirmou Richard Lark, vice-presidente financeiro e de relações com
investidores da Gol.

Antes do anúncio da reorganização, a Smiles valia R$ 6,4 bilhões na B3 e a Gol,
R$ 4,7 bilhões. Ontem, as companhias terminaram o pregão com a riqueza invertida: Gol
avaliada em R$ 6,4 bilhões e Smiles, em R$ 4,6 bilhões.

Lark explicou que a complexidade está diretamente relacionada à acomodação, em uma
nova configuração, das exigências do Novo Mercado, ambiente no qual a Smiles já é listada,
e da Agência Nacional de Avaliação (Anac).

O regulamento da B3 não permite a incorporação de uma empresa do Novo Mercado por
uma companhia que não esteja nesse segmento - e a Gol é hoje nível 2. De outro lado, a
Anac limita o capital estrangeiro a 20% das ações ordinárias das empresas de aviação. A
solução foi propor que a Gol seja emissora só de ações ordinárias, mas detentora apenas
de preferenciais da empresa operacional.

Lark contou ao Valor que quando estiverem estabelecidas as condições da transação será
costurado um acordo de acionistas entre Volluto, Gol e a companhia operacional controlada
para definir a governança do grupo.

A escolha pela incorporação como ferramenta para combinação das empresas, e não uma
oferta de aquisição de ações (OPA) como a Latam fez com Multiplus, ocorre porque esse
caminho "maximiza os efeitos positivos e possibilita que a Gol use ações para financiar a
fusão". De acordo com os executivos, esse modelo abre possibilidade para que os atuais
investidores de Smiles venham a manter exposição no que chamam de "nova Gol". A
companhia de aviação divulga hoje os resultados do terceiro trimestre. De janeiro a junho,
teve receita líquida de R$ 5,3 bilhões e prejuízo de R$ 1,05 bilhão. A Smiles, que atualizou
ontem seus balanços, teve receita líquida de R$ 708,6 milhões e lucro líquido de
R$ 481,3 milhões.

 


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