Já estão definidos os trabalhos finalistas da quarta edição do Prêmio ABEAR de Jornalismo. Foram 24 matérias escolhidas pela Comissão de Seleção nas categorias Competitividade, Cargas, Experiência de Voo, Inovação e Sustentabilidade e Imprensa Setorizada.
As matérias finalistas do Prêmio e os respectivos autores são:
Cargas
•Gustavo Ribeiro de Francisco- Boeing 737-400: a nova referência da carga aérea no Brasil- Blog Aviões em Foco/Gazeta do Povo
•João Paulo Rocetti Nascimento-Por dentro do avião cargueiro que faz a rota Miami a Vitória-Gazeta Online
•Nadjara Thays Teixeira Martins -Com dólar em alta, exportações aumentam em 30% no RN-Tribuna do Norte
•Raquel Valli- Agora, Viracopos inspeciona 100% de cargas- Correio Popular
Competitividade
•Armando Pereira Filho- Presidente da latam critica regras rígidas, como despacho grátis de bagagem- UOL
•Danielle De Albuquerque Melo Nogueira-Tempo fechado- O Globo
•Guilherme Waltenberg- O céu é para todos- Metrópoles
•Marina Teixeira Gazzoni- Brasil é único da América Latina que terá corte na oferta de voos em 2015- O estado de S. Paulo
•Rafael Pinto De Oliveira- Bombeiros de aeródromo: treinamento de segurança- TV Arapuan
Experiência de Voo
•Ana Paula da Costa Gaspar-Crianças a bordo: viaje de avião sem ter complicações-Agência Radioweb
•Fabrício do Carmo Sampaio de Oliveira- O jumbo se despede- Folha de S. Paulo
•Gisele de Moraes Machado- O voo do joão de barro-Revista apartes
•Luciana Garbin Santos- A redescoberta de Santos Dumont-Estadão
•Yannik Pinatel D´Elboux- Viajar é baile de favela: moradores da periferia mostram como rodar o mundo-UOL Viagem
Imprensa Setorizada
•Edmundo Ubiratan Fernandes-Especial aviação comercial-Aero Magazine
•Evie Goncalves Segurança- Contra raios- Revista CNT Transporte Atual
•Leonardo Pereira Cassol-Como reduzir os preços das passagens aéreas no Brasil?-Melhores Destinos
•Renato Pinfildi Machado-Malha aérea menor-Panrotas
•Thiago Rodrigues Vinholes-Antonov An-225, o rei dos ares-Airway
Inovação e Sustentabilidade
•Dimmi Barbosa Amora- Nova cidade na capital- Folha de S. Paulo
•Guilherme Godinho Kolling- Embraer lança nova geração de jatos para a aviação regional-Jornal do Comércio
•Luísa Ferreira Melo- Por dentro do lugar onde a TAM treina sua equipe para voar-exame.com
•Marina Teixeira Gazzoni- A operação de guerra das aéreas na paralimpíada- O Estado de S. Paulo
•Paloma Aléssio Oliveto-Voo sem sustos -Correio Braziliense
As matérias selecionadas passarão pela análise da Comissão de Premiação, encarregada de definir os vencedores, que é composta por quatro profissionais com vasta experiência em veículos de comunicação. O resultado final será divulgado em 19 de outubro.
No dia da final também será divulgado o ganhador do Prêmio Especial Imprensa Regional. O jornalista será selecionado dentre as matérias melhores avaliadas de veículos regionais.