Serviço de bordo: o que você pode esperar?
Passagem comprada, check-in feito, bagagem despachada e você já embarcou no avião. Pronto, depois de todo o planejamento para a sua viagem, você pode relaxar e aproveitar o voo. E, no caminho até o seu destino, os comissários de bordo dão todo o suporte necessário. Então, veja o que você precisa saber sobre o que é serviço de bordo, como ele funciona e quais as comodidades que você tem.
O que é serviço de bordo?
Normalmente relacionado à comida de avião, o serviço de bordo vai muito além. Na verdade, é toda assistência prestada pelos tripulantes e comissários durante a viagem. Esse processo começa na recepção dos passageiros na chegada ao avião e zela pelo conforto e segurança deles.
Quando você embarca, os funcionários podem ajudá-lo a colocar a bagagem de mão no compartimento acima do assento por exemplo. Saiba aqui as regras para a bagagem de mão que você pode levar.
Além disso, os tripulantes explicam os procedimentos de segurança para o caso de turbulência. Entenda melhor o que fazer e os riscos da turbulência (link para texto de turbulência). Mas eles também são os responsáveis por servir a comida de avião para os passageiros.
A comida de avião é gratuita?
Após saber o que é serviço de bordo, é importante entender o que é gratuito ou cobrado. As empresas aéreas, por exemplo, não são obrigadas a fornecer gratuitamente a comida. Os lanches são uma cortesia. E o tipo de comida oferecida também varia muito, dependendo da duração do voo e do período do dia.
Um número crescente de companhias, por todo o mundo, têm passado a cobrar pelo serviço de bordo. O que, sendo um meio de diminuir custos, se reflete no preço da passagem. Fique atento a isso e procure se alimentar antes de embarcar se for o caso.
Como funciona a alimentação de bordo?
Mesmo com a variedade de alimentação, em geral, pela manhã, as companhias oferecem lanches e frutas. Depois desse horário, o serviço de bordo pode ter sanduíches, snacks, bebidas e comidas.
Além disso, em algumas empresas, você pode escolher refeições especiais. Isso inclui alimentos vegetarianos, para pessoas com restrições alimentares e para bebês. Para saber mais sobre como viajar de avião com bebês e crianças, leia aqui. A solicitação da refeição especial precisa ser feita até 48 horas antes do voo.
Para descobrir se a comida de avião é gratuita, você será avisado sobre a disponibilidade do serviço de bordo quando for comprar sua passagem. Caso seja cobrado, o pagamento pode ser feito no momento da reserva ou durante o voo em dinheiro ou cartão de crédito.
Experiência de voo
Outro aspecto que você precisa saber sobre o que é serviço de bordo está relacionado ao conforto da sua viagem. As companhias prezam por fornecer a melhor experiência possível, com poltronas confortáveis e entretenimento disponível.
Em geral, os assentos são ergonômicos, reclináveis e com encosto de cabeça ajustável. Em algumas empresas, é possível comprar mais espaço de assento e até um assento extra para ter ainda mais conforto na viagem. Veja aqui quais companhias oferecem este serviço.
Além disso, as aeronaves normalmente possuem tomadas ou entradas USB para carregar a bateria dos equipamentos eletrônicos. Converse com os comissários para checar se há fontes de energia no seu voo.
Aparelhos eletrônicos no avião
A propósito, vale esclarecer quais eletrônicos são permitidos no avião. Laptops, câmeras e tocadores de MP3, entre outros aparelhos, além de tablets e celulares, podem ser usados durante todas as fases da viagem. O que inclui pouso e decolagem, desde que em modo avião.
Algumas aeronaves já oferecem o serviço de internet wi-fi. Verifique aqui as companhias que oferecem este serviço. Com isso, você pode navegar pelas redes sociais, assistir vídeos, ler notícias ou trocar mensagens. Só fique atento para saber o preço dos pacotes.
As aeronaves também contam com telas individuais e, assim, você tem acesso a uma série de conteúdos. Você pode curtir músicas, séries, filmes, jornais, esportes, desenhos e até jogos.
Curiosidade sobre o serviço de bordo
Apesar do comissário de bordo ser fundamental para ajudar na sua viagem, você sabe como a carreira começou? A origem da profissão remonta os anos de 1930, nos Estados Unidos. A ideia partiu da piloto e enfermeira Ellen Church.
Após ser recusada em teste de pilotagem pela Boeing Air Transit, ela sugeriu a contratação de enfermeiras para os voos. O objetivo era acalmar os passageiros preocupados, prestar primeiros socorros e ajudá-los no que precisassem.
Agora que você está por dentro de tudo o que é serviço de bordo, confira como comprar passagem e o que fazer quando desistir da viagem.